Observamos nas aulas da licenciatura, na sua maioria expositivas, com a mediação do professor quase inexistente com baixa participação dos licenciandos. Mas como transpor essa abordagem metodológica inadequada para as necessidades contemporâneas da educação por metodologias diversificadas com aulas mais participativas, estimulantes e interdisciplinares durante a formação inicial dos futuros docentes? Tentando refletir sobre essa problemática, temos por objetivo relatar sobre metodologias diversificadas desenvolvidos pelo Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional das Licenciaturas – PROESDE desenvolvidos nos anos de 2018 e início de 2019 na FURB e sua importância para a formação inicial docente. O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional das Licenciaturas- PROESDE vem com a proposta de ser um curso de extensão que procura promover a qualificação das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica. Assim sendo, realizaram-se durante esse percurso formativo, aulas com enfoque interdisciplinar, pois os participantes são acadêmicos de 12 licenciaturas. Foram aplicadas diversas metodologias de ensino-aprendizagem, em diversos espaços internos e externos à Universidade, discutindo e refletindo sobre temáticas inerentes a nova Base Nacional Comum Curricular em diálogo com a Proposta Curricular de Santa Catarina na Educação Básica. Dentre as abordagens diferenciadas, destacaram-se a saída a campo para José Boiteux, onde houve a interação em terra indígena Laklãnõ Xokleng na aldeia Bugio. Além de entender e refletir sobre a diversidade étnica e cultural, por meio dos modos de vida desse povo, também vivenciamos na escola Indígena da aldeia, os seus modos de ensino aprendizagem com estudantes do Ensino Médio nas diversas áreas de conhecimento como biologia, geografia, matemática, entre outras abordando temas do seu cotidiano. Outra atividade de destaque que contribuiu para ampliar nossos horizontes de futuros professores, foi a saída para o Parque Municipal São Francisco de Blumenau, tendo como objetivo entrelaçar a educação ambiental, a arte e a corporalidade, por meio de fotografias do próprio corpo em ação e em relação com o meio em que vivem, tendo como temática mobilizadora, o professor pesquisador. Num segundo momento, foram socializadas as criações repercutindo a diversidade de olhares, relações, percepções, reflexões. Nesse sentido, reafirmamos a importância das atividades com metodologias e recursos diversificados durante as licenciaturas, seja por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, como no caso do PROESDE, promovendo nos futuros docentes em formação inicial, experiências diferenciadas que reforçam a identidade profissional e ampliam os horizontes de possibilidades didáticas de desenvolver-se o processo ensino aprendizagem.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica