ENSINO E PRÁTICA DE MATEMÁTICA COM IDOSOS ATRAVÉS DE ATIVIDADE LÚDICA

  • Autor
  • Andréia Aparecida Machado
  • Resumo
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    A proposta do projeto surgiu após uma parceria entre o PET Conexões de Saberes Comunidades Populares e o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), ambos da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina.  O projeto embasa-se numa forma mais dinâmica e ativa de fazer matemática: através de jogos, tendo em vista que o público-alvo são os idosos, público frequentador do NETI, de diferentes escolaridades. Outro foco é a ginástica cerebral, a fim de evitar doenças como Alzheimer, fazendo com que o idoso seja protagonista do trabalho desenvolvido, colaborando igualmente para uma troca de experiências sociais, retomando conceitos matemáticos aprendidos há anos atrás, que muitas vezes são esquecidos.

    O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2019, ocorrendo nas dependências do NETI/UFSC, abordando conteúdos de matemática relativos à educação básica.

    Todos os assuntos foram levados na forma de jogos e, durante a aplicação deles, foram propostas questões, problematizações e, no final de cada encontro proposta uma reflexão acerca do tema, bem como um feedback em relação ao jogo escolhido e de que maneira esta escolha contribui para o avanço matemático ou (des)construção do modo de enxergar a matemática. Importante ressaltar que houve uma preocupação para que os jogos não fossem vistos como competitivos para não haver vencedores e perdedores, evitando-se qualquer tipo de constrangimento entre os participantes.

    Percebeu-se que a utilização de jogos no ensino de matemática, tornou acessível muitos conceitos antes não entendidos pelos participantes, por justamente tornar visível o que estava acontecendo e como funcionava, e não, como muitas vezes acontece, uma automatização de passos simplesmente porque sabemos que funciona, mas por que funciona?! Foi possível uma reflexão referente aos conteúdos que faziam sentido ensinar ao idoso, colocar em pauta suas necessidades, curiosidades, para então partir para um planejamento de atividades. Entende-se que o tempo é diferente nessa fase da vida, então foi preciso atentar-se às seleções dos jogos, para que eles não se tornassem maçantes, cansativos, sem graça. Este projeto foi apresentado na I Feira de Matemática da UFSC em junho deste ano, tendo destaque no tema Relevância Social e selecionado para participar da V Feira Municipal e VI Feira Regional de Matemática de Florianópolis que acontecerá em agosto. A convite do NETI, este projeto transformou-se em um curso regular a ser oferecido semestralmente, o que ratifica que a ideia do trabalho foi alcançada com sucesso e que outras pessoas poderão ter acesso a metodologia e dinâmica trabalhada.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Matemática, Jogos, Idosos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Superior
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