A presente pesquisa versa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por considerar que tal programa tem recebido acentuado destaque na área de formação inicial e continuada de professores no país. A investigação está vinculada ao grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Consideramos que dada à abrangência, relevância e disseminação que o PIBID teve nos cursos de licenciatura, passou a ser um tema recorrente nas pesquisas científicas e publicações. Diante do volume de produções relacionadas ao programa, optamos em analisar teses relacionadas ao PIBID disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES, defendidas entre os anos de 2010 e agosto de 2019. Optamos por analisar as Teses, por serem pesquisas que costumam abordar com maior profundidade seus objetos de estudo. O objetivo da pesquisa foi analisar o que as teses em educação que investigaram o PIBID, no período de 2010 a 2019, nos dizem sobre a formação de professores no país. Compreendemos que diante dos desafios encontrados no cenário educacional atual, as pesquisas dos últimos anos podem indicar direções a serem percorridas no âmbito da formação de professores no país. Após a seleção das teses realizamos a leitura dos resumos e analisamos a quantidade de publicações a cada ano; os programas e linhas de pesquisa, as temáticas estudadas; os participantes e seus resultados. Das 84 teses analisadas, o ano de maior produção foi em 2016, com 26 teses concluídas. Dentre os temas privilegiados, observamos uma predominância de pesquisas relacionadas a cinco eixos: Formação de Professores em licenciaturas específicas (58); aprendizagem da docência (14); práticas pedagógicas (08); políticas públicas da educação (03); avaliação da aprendizagem (1). Os resultados evidenciam as contribuições do PIBID para a formação inicial e continuada de professores nas mais diversas áreas educacionais. Apesar de algumas fragilidades encontradas, o PIBID coloca-se como um programa eficiente para o fortalecimento das Licenciaturas, aproximação entre universidade e Educação Básica e a qualificação da formação docente. As pesquisas analisadas apontam ainda para a necessidade de um comprometimento maior com a formação docente, pois o diálogo entre os estudantes da iniciação à docência, os professores e coordenadores das escolas e das IES envolvidos com o PIBID, vem sendo fundamental para consolidar um trabalho cooperativo que promove saberes emergentes ao desenvolvimento profissional docente.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica