INCLUSÃO POR MEIO DAS LÍNGUAS: RELATO DE VIVÊNCIAS A PARTIR DE UM PROJETO SOBRE ABELHAS

  • Autor
  • Monika Haertel
  • Co-autores
  • Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
  • Resumo
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    Esse trabalho é fruto das interações ocorridas entre crianças e professoras do 1º ano D na Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, localizada em Blumenau, que mostra as construções de conceitos nas diversas áreas do conhecimento a partir de um projeto sobre abelhas, em três línguas: LIBRAS, português e espanhol. As  línguas foram inseridas de modo a efetivar comunicação real entre os sujeitos que  interagem na citada turma, em virtude de estar matriculada na sala uma criança surda e uma criança venezuelana, na perspectiva da inclusão. As Diretrizes Curriculares Municipais (2012) sustentam o trabalho, visto que concebem o sujeito enquanto ativo, possuidor de conhecimento, que tanto aprende quanto ensina e que a partir das interações com o outro constrói e reconstrói conhecimento. Optou-se pela metodologia de projetos: DEMO (1998); HERNANDEZ, VENTURA (1998); PERRENOUD (2000) – na qual as crianças selecionaram o tema das abelhas para direcionar a prática. Então fez-se um levantamento, no qual as crianças falaram, escreveram – a professora enquanto escriba – e desenharam o que gostariam de pesquisar e o que já sabiam. Esses indicativos foram o ponto de partida e o pano de fundo para o desenvolvimento dos conteúdos obrigatórios para essa faixa etária, cujo objetivo geral é a compreensão da função social da escrita, da leitura e do número. Utilizaram-se as interações em situações reais de produção e elaboração do conhecimento, partindo-se do levantamento de hipóteses para o confronto com o conhecimento científico e, posterior reconstrução, numa perspectiva de comparação e diferenciação entre abelhas e ser humano. Para tanto, realizou-se diversas pesquisas sobre abelhas. O projeto evidenciou que a interdisciplinaridade promove aprendizagens significativas e que as interações possibilitam vivenciar a inclusão. Na mesma instância, as crianças demonstraram que durante o processo de alfabetização é possível se apropriar de outras línguas e que isso é de fundamental importância para estabelecer o encontro com o outro.

     

  • Palavras-chave
  • Trilinguismo, Projeto, Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
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