O CURRÍCULO DO TERRITÓRIO CATARINENSE: PERCURSO FORMATIVO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Rosana Clarice Coelho Wenderlich
  • Co-autores
  • Paulo Jaques Funke , Juliana Pizani
  • Resumo
  • O compromisso com a formação integral visando fortalecer a Educação Básica está explicitado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sob esta ótica e à luz da BNCC o Currículo do Território Catarinense, oficializado em julho/2019, apresenta-se como importante documento que delineia as abordagens necessárias à aprendizagem dos alunos do estado. Este documento foi demarcado pela participação efetiva de gestores e docentes das redes municipais e estadual e do qual participamos como consultores e redatores. Após a elaboração coletiva, iniciamos um processo de formação continuada centrada na compreensão do documento como contributo direto para as ações docentes. Assim, objetivamos discutir os aspectos do percurso formativo presente na educação básica marcados pelas experiências elucidadas durante um seminário de formação continuada. A pesquisa qualitativa de caráter descritivo, pautou-se nos registros fotográficos, narrativas dos participantes e no diário de bordo de consultores e redatores efetivados durante o 2º Seminário para formação dos formadores do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, entre os dias 24 a 26 de junho de 2019, em São José – SC, com a participação de aproximadamente 540 profissionais da educação básica, os quais foram selecionados a partir de edital específico. Os formadores foram divididos em seis grupos com consultores e redatores com representação de diferentes áreas, em que o grupo em questão constituiu-se pelas Educação Infantil, Educação Física, Educação Escolar Indígena e Ciências da Natureza, tendo como princípio atividades com foco no percurso formativo para que este pudesse ser compreendido na prática tendo o documento como referência. Ainda que as propostas tenham sido experienciadas de maneira a evidenciar o percurso formativo, as narrativas de alguns participantes indicaram abstrações que distanciam a teoria da realidade prática, marcadas por posicionamentos resistentes e de negação da necessidade de transformação. Essas constatações evidenciam a falta de leitura do documento e da BNCC, prejudicando a compreensão do processo trabalhado. Na contramão, muitos professores trouxeram experiências da viabilidade de desenvolvimento das ideias propostas, em que a compreensão do percurso formativo como um continuum da vida do aluno vem sendo pensado e discutido em diferentes frentes no estado catarinense, buscando atender as singularidades do modo de aprender dos sujeitos envolvidos, fato já registrado na Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014. Conclui-se que o movimento contínuo de aprendizagens significativas se complexificam de forma orgânica e progressiva na elaboração do conhecimento, sendo necessária a participação efetiva dos docentes para romper com o “etapismo”.

  • Palavras-chave
  • BNCC, Currículo do Território Catarinense, Percurso Formativo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
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