APRENDER JOGANDO: DESENVOLVENDO SABERES MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE DESAFIOS

  • Autor
  • Barbara Stefany dos Santos Deodato
  • Co-autores
  • Sabrina Tavares de Oliveira , Simone Riske-Koch
  • Resumo
  • Este trabalho objetiva socializar uma prática docente,  desenvolvida no componente curricular Estágio IV - Anos Iniciais, do Curso de Pedagogia, FURB no primeiro semestre de 2019. O estágio supervisionado é obrigatório para todas as licenciaturas. Ele está organizado em três momentos específicos: momentos teóricos na universidade, observação e docência na escola campo de estágio. Esta atividade foi  realizada na E.B.M. Machado de Assis, localizada no bairro Itoupava Seca, Blumenau - SC, na disciplina de Matemática, com uma  turma  do 5°ano. Durante o período de observação foram realizadas conversas com a professora regente para a indicação  dos temas que seriam desenvolvidos na docência.. Um dos conteúdos que foram estudados foi “expressões numéricas”, utilizadas para representar um conjunto de números e operações matemáticas, que ao final, é dado um resultado finito e pertencente ao conjunto dos números inteiros. O referencial teórico foi  Ottes (2016), Brasil (2017), dentre outros. Este conteúdo não é um assunto que nos documentos fique claro do porque é realizado e que deve ser realizado na Educação Básica, por isso da dificuldade de encontrar referencial teórico mais específico.  Durante o período de observação percebemos que os estudantes apresentavam certa dificuldade com o aprendizado da matemática. Por isto, a metodologia de trabalho utilizada com eles foi por meio dos jogos. Criamos um jogo chamado “Caça às expressões” cujo  objetivo era compreender e usar as regras das expressões numéricas, para  aprenderem de forma lúdica. O jogo contém cálculos envolvendo os sinais de conjunção, que são os parênteses, chaves e colchetes. Foi iniciado com fórmulas mais simples que vão ficando mais complexos conforme a partida vai evoluindo. A avaliação deu-se por meio do envolvimento no jogo, no qual os estudantes resolveram enquanto se divertiam. Dentre os resultados da prática desenvolvida podemos destacar a importância de ensinar e aprender por meio dos jogos, e, até expressões numéricas podem desenvolvidas com prazer e alegria.

  • Palavras-chave
  • Matemática; Jogos matemáticos; Expressões numéricas; Estágio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica