RELAÇÕES DE GÊNERO E PERFORMANCE DRAG: A IMPORTÂNCIA DO LUGAR DE FALA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Isabela Bueno dos Santos
  • Co-autores
  • Nicolle Thauana Passold , Marcelo Cristofolini
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem por tema identidade de gênero, com ênfase nas Drag Queens. O estudo é referente ao trabalho final da disciplina Etnicidade e Relações de Gênero, lecionada pela Professora Dra. Luciana Butzke, na graduação em Ciências Sociais. Durante o decorrer disciplina, foi abordado o tema Drag Queens, como parte do movimento LGBTQ+. Isso nos despertou interesse, incentivando o aprofundamento do tema, buscando apresentar as drags não apenas como inseridas no movimento, mas como uma manifestação artística, que vem sendo construída e modificada desde o teatro grego. O trabalho teve como objetivo relacionar a performance drag e o movimento LGBTQ+ com ênfase na perspectiva do lugar de fala.

    Os objetivos específicos foram: (a) proceder a uma releitura crítica da formação histórica do artista drag, buscando autores que trataram o tema abordado, coletando dados a respeito de estudos já realizados sobre drag queens; (b) buscar nexos entre o movimento LGBTQ+ e a performance drag nos diferentes períodos de formação no brasil e no mundo; (c) entender as diferenças e semelhas entre drag queens, transexuais e o artista performista; (d) realizar entrevista com uma artista drag queen da região de Blumenau, para assim entender não somente o mundo drag, mas o que é ser drag em Blumenau; (e) diferenciar os tipos de drag e performances existente nos dias de hoje.

     Quanto ao método, a pesquisa foi delineada a partir da leitura de referências sobre o assunto e mediante entrevista, que foi gravada em vídeo e editada. Os resultados foram apresentados em julho de 2019 para a turma de Ciências Sociais. A partir das referências foi feita uma síntese das referências que tratam performance drag junto ao movimento LGBTQ+, bem como, de sua relação com outras expressões e identidades de gênero. Houve também a apresentação do vídeo com a entrevista da drag e ela estava presente e comentou pontos da apresentação. Compreendemos, a partir da experiência e da avaliação das pessoas que estavam presentes, a importância de estudar um determinado tema, mas trazer pessoas que tem no tema seu “lugar de fala”. As pessoas que vivem o tema no seu dia a dia trazem importantes contribuições ao processo ensino aprendizagem de quem está na universidade. Essa é uma das formas de aproximar a Universidade e o ensino das pessoas e das diferentes realidades, junto também da pesquisa e extensão.

     

     

  • Palavras-chave
  • Gênero, movimento LGBTQ+, Drag Queen, lugar de fala.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Superior
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica