Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento pelo GEPES/FURB, do PPGE/FURB[1], em que se possui a intenção de compreender como as políticas de internacionalização influenciam o currículo da formação de professores, mais especificamente no contexto de uma universidade da Alemanha, que propõe currículos internacionalizados conforme adequação ao Processo de Bolonha. Neste sentido, este trabalho realiza um levantamento bibliográfico a fim de esclarecer o conceito de globalização à luz da internacionalização, baseando-se nos princípios da análise de conteúdo. Diversos autores destacam a amplitude do conceito, com diferentes semioses e dimensões. Coutinho (1995) considera a globalização como uma etapa amadurecida do processo de internacionalização e de suas relações com a economia mundial capitalista, baseando-se: na integração decorrente das rápidas evoluções tecnológicas que posicionam as economias centrais, bem como a difusão da revolução tecnológica de maneira desigual, causadora de desequilíbrios comerciais; reorganizações das formas de gestão e da produção aliando globalização e regionalização; taxas de câmbio flutuantes e concentração do poder a partir de oligopólios comerciais. Morosini (2006), em um estado do conhecimento realizado em periódicos nacionais e internacionais da área da educação, reconhece em seus achados perspectivas de globalização intimamente relacionadas aos processos de internacionalização, especialmente voltadas ao ensino superior, considerando os eixos do conceito da internacionalização e estratégias para a internacionalização. Para a autora, o debate sobre a globalização apresenta os aspectos positivos interligados, sobretudo, a um otimismo para a integração econômica de países, enquanto os aspectos negativos voltam-se apenas às críticas, não apresentando balanços entre os dois lados da questão. Compreende-se, portanto, que os conceitos de globalização e internacionalização se desenvolvem e se apresentam de maneira imbricada, influenciando a educação de diversas maneiras. Trata-se de um panorama em que a sociedade está imersa, o que demonstra importância em se refletir sobre esta conjectura e suas consequências, reconhecendo que o conhecimento é o primeiro passo para que se tornem reais e possíveis planos de ação fundamentados e coerentes.
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Leonardo Cristiano Gieseler
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