O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma prática orientada de Estágio Curricular Obrigatório, do curso de licenciatura de Ciências Sociais. A referida prática teve por tema a perspectiva materialista-histórica em relação à colonização da América Latina. A escolha deste tema se deu pelo fato da colonização da América Latina ter sido um fator fundamental para as grandes transformações ocorridas na Europa, principalmente para a ascensão da classe burguesa como nova classe social dominante. Fatores como a escravidão, a exploração de matéria prima e o genocídio indígena são marcos históricos determinantes para o subdesenvolvimento dos países latino-americanos e o desenvolvimento dos países europeus. Assim, a análise e compreensão crítica desses fenômenos é essencial para entendermos as relações econômicas e de poder na atualidade. A experiência de Estágio ocorreu na Escola de Ensino Médio Elza H. T. Pacheco, no município de Blumenau – SC no período de setembro de 2018 a abril de 2019. A metodologia utilizada foram aulas expositivas dialogadas e leitura conjunta de textos previamente selecionados e indicados nos planos de aula elaborados pelas estagiárias, sob a supervisão da professora da disciplina de Estágio. O tema foi desenvolvido em seis aulas e, ao final, os estudantes conheceram o método do materialismo-histórico de Karl Marx, compreenderam os principais fenômenos presentes na colonização europeia nos países latino americanos, refletiram sobre os fatores coloniais e o desenvolvimento da classe burguesa europeia e a violência efetivada contra os povos originários da América Latina, assim como sobre a escravidão negra. Na última aula os estudantes desenvolveram uma atividade sobre alguns aspectos históricos e atuais do continente africano, onde puderam conhecer figuras históricas importantes para o desenvolvimento da África nos diversos aspectos, além de compreender o território da África e a influência dos países europeus nesse território e refletir também sobre as principais influências dos povos africanos no Brasil. A prática de Estágio foi fundamental para o entendimento das estagiárias em relação ao espaço escolar, e em relação à função do educador e os desafios a serem enfrentados na profissão docente. Ao final da prática, foi gratificante poder presenciar as apresentações finais dos trabalhos e entender que apesar das limitações dos tempos e espaços escolares, a experiência trouxe aprendizados e novas perspectivas em relação à prática docente.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica