AVALIAÇÃO DO PERCURSO FORMATIVO ACADÊMICO E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO-MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB: UM ESTUDO EM ANDAMENTO

  • Autor
  • Carolina Serpa
  • Co-autores
  • Prof. Dra. Marcia Regina Selpa Heinzle , Prof. Dra. Cássia Ferri
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa está inserida no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior -GEPES vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau- FURB e PIBIC/CNPq. A referente pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil, o percurso formativo acadêmico e profissional dos egressos do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Para o alcance dos objetivos desta pesquisa, foi escolhida a pesquisa do tipo Survey, descritiva, como metodologia, com aplicação de questionário previamente estruturado. O PPGE/FURB com seus 28 anos de existência. Surge, portanto, a necessidade de compreender os conceitos e os princípios de avaliação e de autoavaliação e, em especial, de especificar os conceitos relacionados à avaliação de programas educacionais da pós-graduação, e dos egressos como é o caso dessa pesquisa. Assim, este projeto se justifica no conjunto dos esforços para avaliar a qualidade do programa de pós-graduação stricto sensu, mestrado em educação da FURB, e consequentemente formular uma política de acompanhamento e avaliação dos mestrados, assim como de seus egressos, como pressupõe o documento das diretrizes dos planos nacionais de pós-graduação (PNPG) 2011-2020. Esta pesquisa visa analisar o percurso dos egressos do curso de mestrado a partir de quatro eixos centrais, a saber: a) perfil dos egressos; b) formação acadêmica e produção científica (após o período de conclusão do curso de mestrado); c) campo de atuação profissional dos egressos no contexto social; d) contribuições do PPGE para sua formação profissional. Além disso, consideramos as diretrizes PNPG de 2005-2010 e de 2011-2020. Esta pesquisa consta em andamento, assim não possui resultados e conclusão, tendo como objetivo a divulgação da proposta para que egressos e acadêmicos possam acompanhar a construção do projeto.

  • Palavras-chave
  • Mestrado em Educação ; Percurso formativo ; Perfil do egresso ; Programa de Pós graduação ; Trajetória acadêmica e profissional ;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Superior
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica