O presente resumo apresenta uma prática de Estágio realizada durante a disciplina de Estágio III do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da FURB. As aulas foram planejadas com a orientação da professora da disciplina de Estágio e em comum acordo como professor supervisor de Estágio (professor de Sociologia na escola campo de estágio). A prática foi realizada na escola E.E.M Elza Henriqueta T Pacheco, no bairro Vila Nova em Blumenau (SC). O plano, dividido em três aulas, consistiu na discussão sobre a questão da multi/interculturalidade e a diversidade religiosa existente no Brasil. A discussão sobre a religiosidade não é muito abrangente nas escolas brasileiras e, quando o assunto é abordado, apenas poucas religiões não pertencentes às tradicionais cristãs (como a católica, luterana e pentecostal) são apresentadas aos estudantes (um exemplo seriam as religiões de Matriz Africana, Budista e Hinduísta) Nesse viés, foi elaborada uma primeira aula expositiva dialogada sobre Antropologia das Religiões para definir religião e inter/multiculturalismo. Após isso, numa segunda aula, foi proposto que os estudantes respondessem, em grupos, a dois questionários sobre duas religiões: a Asatrú Vanatrú (crença nos antigos deuses nórdicos) e o Piaganismo (crenças antigas dos indígenas do Piauí (PI, Brasil). Um representante de cada uma destas religiões gravou um vídeo para apresentar aos estudantes como era a sua religião, passando algumas informações para que pudessem responder ao questionário. Além desses vídeos, foi sugerido também alguns títulos literários e blogs para que os estudantes pudessem buscar informações para completar a atividade proposta. Assim, a atividade foi pensada para ensinar os estudantes a pesquisar, pois a pesquisa é e sempre será parte da vida acadêmica dos estudantes. Após as pesquisas, os grupos se reuniram e fizeram um seminário para debater as respostas encontradas na pesquisa realizada. O debate resultou em uma conversa sobre as questões religiosas no Brasil e de como a nossa diversidade religiosa é pouco valorizada e tão reprimida. Essas aulas foram de extrema importância para revelar o comportamento do pesquisador enquanto docente em sala de aula, pois permitiram trazer à tona as dificuldades de estar em sala e de reter a atenção dos estudantes. A satisfação de ver os estudantes aprender e compreender melhor o tema foram maior que qualquer desafio.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica