CLUBE DE CIÊNCIAS NO SEXTO ANO: RESULTADO PRELIMINAR

  • Autor
  • Duane de Fátima Guesser
  • Co-autores
  • Patrícia Adriane Luzzi , Alexandre Kitagawa
  • Resumo
  • CLUBE DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO PARA OS ALUNOS DO SEXTO ANO: RESULTADO PRELIMINAR

     

     

    O ensino de um modo geral, requer uma diversidade de ferramentas pedagógicas para conquistar a atenção dos alunos e criar situaçoes que propiciem um aprendizado de qualidade. No Brasil e em outros países, a área das ciências conta com os Clubes de Ciências como uma dessas ferramentas que obtém sucesso no estímulo aos estudos. Estes clubes podem ser definidos como espaços de ensino não formal, com finalidade de envolver os participantes na construção do conhecimento, com motivação na busca pelo aprendizado, sendo os alunos os autores desse processo. Um clube pode desenvolver, para além de conhecimentos específicos das disciplinas, a capacidade de liderança, trabalho em equipe e proatividade. O clube de ciências em tela teve início em 18 de março de 2019 e realiza-se com alunos do 6º ano de uma escola municipal do Município de Indaial-SC, além de alunos convidados de outras turmas com participação esporádica. A orientação acontece pelas professoras da disciplina de ciências e matemática com encontros quinzenais. Ao longo dos encontros percebe-se o desenvolvimento potencializado dos clubistas, que pode ter um reflexo nas notas. Do total da turma (23 alunos), 30% participam voluntariamente do clube no contra turno escolar com uma frequência de 60 a 100% das reuniões. Notou-se que a média das notas dos alunos clubistas ao longo do primeiro semestre é superior (ciências 8,12 e matemática 7,25) se comparado aos que não participam (ciências 6,75 e matemática 6,75). Esse resultado não pode comprovar, no momento, o aumento quantitativo das notas, porém, mostra que o público clubista possui uma média mais elevada aos que não participam. Para relacionar esse resultado com a eficácia do clube em relação às notas dos participantes será necessário um acompanhamento durante o ano letivo. Entretanto, qualitativamente, é possível afirmar que os alunos participantes demonstram mais proatividade e participação em aulas, trabalhos e projetos, assim como nos encontros, demonstrando as vantagens do desenvolvimento dessa atividade não-formal nos espaços escolares. 

  • Palavras-chave
  • Clubes; Ciências; Ensino; Não-formal;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais
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