A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL PARA O USO DAS TIC

  • Autor
  • Tatiana Paduin Bittencourt
  • Co-autores
  • Marcia Regina Selpa Heinzle
  • Resumo
  • A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação se deu, num primeiro momento, à gestão administrativa das instituições escolares, viabilizando, agilizando e informatizando a demanda de vagas e vida escolar dos alunos, e a organização técnico-administrativa dos estabelecimentos de ensino. Posteriormente, as TIC foram ganhando espaço e se inserindo gradativamente no processo de ensino-aprendizagem (ALMEIDA, 2003). Desde então, compreendeu-se que as atividades desenvolvidas com a utilização das TIC na escola, especialmente com o acesso à Internet, possibilitaram uma gama de novas relações com o acesso à informação e à pesquisa, transcendendo as limitações materiais tradicionais. Constata-se, portanto, que é de importante relevância que o percurso curricular da formação inicial de professores propicie e concilie o ensino ao ritmo crescente e abundante da oferta tecnológica, contemplando no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e na sua matriz curricular as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, justificamos o tema investigando a formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior de Santa Catarina, com o objetivo geral de compreender a sua formação frente às tecnologias. Este estudo encontra-se inserido no Projeto de Pesquisa de Mestrado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da FURB, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES. A metodologia utilizada é a de caráter qualitativo, do tipo documental, no que se refere ao PPC e a matriz curricular do curso de Pedagogia, bem como, de aspectos conceituais relacionados as TIC por autores/pesquisadores da temática. Como resultado, busca-se compreender como são/estão previstas as TIC na formação inicial docente nos documentos institucionais do curso pesquisado. Concluindo, compreendemos que as TIC podem promover novas formas de aprendizagem e oferecer potencialidades diversas em relação ao ensino das diferentes disciplinas do currículo, seja na sua própria formação enquanto acadêmico, como também na futura prática docente.

  • Palavras-chave
  • Formação Docente. Pedagogia. Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Superior
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