A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação se deu, num primeiro momento, à gestão administrativa das instituições escolares, viabilizando, agilizando e informatizando a demanda de vagas e vida escolar dos alunos, e a organização técnico-administrativa dos estabelecimentos de ensino. Posteriormente, as TIC foram ganhando espaço e se inserindo gradativamente no processo de ensino-aprendizagem (ALMEIDA, 2003). Desde então, compreendeu-se que as atividades desenvolvidas com a utilização das TIC na escola, especialmente com o acesso à Internet, possibilitaram uma gama de novas relações com o acesso à informação e à pesquisa, transcendendo as limitações materiais tradicionais. Constata-se, portanto, que é de importante relevância que o percurso curricular da formação inicial de professores propicie e concilie o ensino ao ritmo crescente e abundante da oferta tecnológica, contemplando no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e na sua matriz curricular as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, justificamos o tema investigando a formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior de Santa Catarina, com o objetivo geral de compreender a sua formação frente às tecnologias. Este estudo encontra-se inserido no Projeto de Pesquisa de Mestrado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da FURB, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES. A metodologia utilizada é a de caráter qualitativo, do tipo documental, no que se refere ao PPC e a matriz curricular do curso de Pedagogia, bem como, de aspectos conceituais relacionados as TIC por autores/pesquisadores da temática. Como resultado, busca-se compreender como são/estão previstas as TIC na formação inicial docente nos documentos institucionais do curso pesquisado. Concluindo, compreendemos que as TIC podem promover novas formas de aprendizagem e oferecer potencialidades diversas em relação ao ensino das diferentes disciplinas do currículo, seja na sua própria formação enquanto acadêmico, como também na futura prática docente.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica