A problemática do trabalho se propôs pesquisar quais as mudanças ocasionadas pela dança na família, uma mudança radical que implica em mudar de cidade, estado, e junto com isso uma reviravolta cultural, de uma família de baixa renda que encontra na dança um suporte para alavancar sua condição social. Com tudo para realizar a pesquisa foram elencados alguns objetivos, primeiramente elaborar um roteiro de entrevista para ser aplicado com os membros da família; em sequência buscar dados para obter um trabalho que contemple e contextualize o repertório do bailarino entrevistado, e para finalizar elaborar um vídeo para ser apresentado na disciplina de Produção e Projetos Culturais. A temática abordada na entrevista foi sobre a vida de um bailarino do Bolshoi. O trabalho traz a história de uma família que conta como foi a mudança de vida a partir de um sonho cheio de glamour de fazer parte da escola de balé Bolshoi, trazendo as implicações e o que acontece por traz dos bastidores. Neste sentido um dos papéis da cultura, no que tange o aspecto econômico é de promover uma inclusão social, dentro desta perspectiva, esse trabalho tem como intuito contar essa história e esclarecer a importância de se ter políticas que legitimem essas ações, uma vez que a descoberta do bailarino Enzo é fruto de um projeto social que acontece na cidade da Serra que fica no estado do Espirito Santo. Para fundamentar o trabalho trazemos o autor Barbalho (2013) que faz um apanhado da Política e Gestão Cultural. O autor contextualiza inicialmente os governos que viabilizaram legitimidade política da cultura. Dando sequência ele relata os diferentes papéis da cultura na sociedade, fazendo uma colocação da cultura no plural, sendo que essa procura reconhecer as diversas manifestações, valorizando assim os diversos sotaques, valores, crenças, festas e práticas, que caracterizam os diferentes grupos que constituem a sociedade brasileira. O autor ainda destaca as diferentes dimensões que a cultura tem, primeiro papel é a dimensão política, a outra dimensão apontada é a econômica, e por fim o papel da “inclusão social”. Nós enquanto profissionais da educação necessitamos ter continuamente um processo de formação, que nos proporcione subsídios necessários para atuar no contexto de sala de aula, que traz estudantes de diversas camadas sociais, em busca de formação, de direcionamentos, assim o professor precisa ter bagagem para ensinar, ninguém pode dar aquilo que não tem.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica