Este trabalho parte de projeto interdisciplinar realizado na quarta fase do curso de licenciatura em Dança nas disciplinas de Educação, Arte e Estética, Filosofia da Educação e Estágio em Dança na Educação Infantil, e tem como objetivo discorrer e refletir sobre os processos de emancipação do ser, onde as possibilidades se dão na formação e compreensão de arte e do fazer artístico que entendemos como corpos/sujeitos nas suas singularidades. Amparado nos estudos da estética, educação e filosofia da dança e educação, nos questionamos sobre o papel da dança no ensino formal e percebemos a necessidade de aprofundar nossos estudos, para podermos fundamentar os devires da arte, para refletir num ensino que forme um cidadão mais crítico e transformador em sua comunidade. Sendo assim, apresentamos uma proposta para o ensino da dança na escola, com foco na sensibilização dos sentidos corporais em relação ao espaço que se vive, permeado pelo contexto, e em busca de autonomia a partir de exercícios que evidenciem as subjetividades dos sujeitos. Não há nessa perspectiva a intenção de utilizar técnicas sistematizadas de movimentos, de codificar métodos de análise em dança, mas de ampliar a gama de conhecimentos que inspiram a sensibilização dos corpos. Entendemos que desta forma traremos à baila outra perspectiva ao ensino e apropriação de uma dança que não esteja fixada a ideais de corpo objeto.). Sugere-se a partir deste estudo, uma reflexão epistemológica do que se tem como pressuposto em dança e o que se vislumbra como práxis pedagógica em dança no ambiente escolar. O olhar é direcionado para o sujeito tornando-o um ser político, social, e que se reconheça como ser de potência transformadora. As ressignificações que partem do ser arte/movimento que figura dentro da construção estética pessoal. Pretendemos, a partir deste trabalho, legitimar a dança como área de conhecimento e pautar sua importância no ambiente escolar.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica