O presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório de Língua Inglesa III, na Escola de Educação Básica Professor Heriberto Joseph Müller, no 1º ano de Ensino Médio, em Blumenau-SC, onde a partir das observações e aulas aplicadas surgiram reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como disciplina curricular. Através das teorias vistas em sala de aula no curso de Letras-FURB, foi possível analisar através de perspectivas teóricas a realidade do ensino de língua estrangeira inglês quando considera-se a abordagem, metodologia, relação professor-aluno, entre outros aspectos que são objetos de reflexão e descrição. As abordagens metodológicas foram desenvolvidas em sala de aula em duas etapas: observação e aplicação. Com o intuito de explorar as diferentes teorias como formas de aplicação no ensino público e regular buscou-se, a partir desse estudo, relatar e descrever as experiências, a aplicação e os resultados à luz de autores, tais como Leffa e Krashen, que consoante com a realidade de sala de aula possibilitam o aprimoramento da prática docente ao relacionar a teoria e a prática. A adaptação de diferentes metodologias para o ensino da Língua Inglesa resultou em evidências, que demonstram a eficácia do aprendizado em sala de aula, quando a identificação da realidade escolar ocorre em parcimônia com o conhecimento de aplicação de meios didáticos para o fim específico. Com isso, vislumbra-se que as metodologias utilizadas foram embasadas em lexical approach e natural approach, o que resultou na adaptação de abordagem identificada como um dos pontos fundamentais para a aquisição da linguagem no ensino público.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica