O presente documento foi elaborado com o intuito de refletir sobre as aulas observadas e aplicadas durante o período de estágio obrigatório de inglês do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa. Para essa análise, tomou-se como embasamento um referencial teórico fundamentado no ensino da segunda língua e suas respectivas teorias metodológicas: Audiolingual Method, Brown (2000); Approuches, methods, procedures, and techniques, Harmer (2001); The behaviourist perspective, Lightbown e Spada (2013) e outros. Essa apreciação consiste em comparar a coleta de dados durante os estágios com o que a teoria do ensino de Língua Inglesa sugere inclusive nos parâmetros curriculares da linguagem, além de fazer relatos pessoais e críticos das aulas ministradas pelo professor em sala. O Estágio Curricular Supervisionado tem como objetivo proporcionar o contato com o futuro ambiente de trabalho através da vivência, durante certo período, no ambiente escolar. Por fim, as observações em sala de aula nos proporcionam uma visão ampliada a partir de nossas experiências teóricas adquiridas ao longo das aulas. Além disso, expandimos nosso olhar quanto ao ensino da segunda língua e a interação professor-aluno. Por conseguinte, os estágios refletem no aprofundamento da nossa formação como acadêmicos de Letras e futuros professores.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica