Os livros didáticos são objeto de estudo a muito tempo e considerados parte importante de todo o processo educacional no Brasil. Mas apesar de toda a sua importância, sabemos que ainda há muito o que melhorar nas estruturas dos materiais usados na educação básica. Com isso, através do projeto de iniciação científica intitulado Linguística e ensino: a importância de se fazer ciência da linguagem na educação básica, está sendo realizada uma análise de livro didático da coleção do Projeto Teláris (BORGATTO; BERTIN; MARCHEZI, 2015) dos livros do sexto, sétimo e oitavo ano do ensino fundamental, livro usado pela professora parceira do projeto. O foco da presente análise é buscar como é tratada a variação linguística nesse material, fazendo-o de forma crítica, procurando perceber se o ensino na língua portuguesa está sendo reflexivo ou não e de que forma a sociolinguística influencia nesses materiais. Portanto, a seção do livro analisada “Língua: usos e reflexão” onde se encontra os conteúdos acerca da gramática e onde se espera ser tratada a gramática com um viés mais crítico e não como a detentora das regras e formas “corretas”. Os recursos que os autores utilizam no livro também será analisado e a forma que as atividades propostas fazem a reflexão do uso da língua acontecer. Com isso, mostrar a importância para o professor e para o aluno, um olhar mais profundo destes materiais e pensar nos livros didáticos como um apoio e não um guia definitivo para ser usado a todo tempo.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica