Inglês como língua franca e abordagem lexical no ensino fundamental: aproximando culturas através da linguagem

  • Autor
  • Aline Araujo Fragoso
  • Co-autores
  • Ester Krieger da Silva , Marta Helena Cúrio de Caetano
  • Resumo
  • No segundo semestre de 2018 desenvolveu-se um plano de aula para aplicação nas aulas de Língua Inglesa no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. Esse projeto estava vinculado à disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau. Essa disciplina visa preparar docentes para a realidade da sala de aula, fazendo com que eles reflitam no que é observado e em suas próprias práticas. A partir da observação da turma e em contato com a professora responsável, foi decidido trabalhar os temas de Past Perfect e Present Continuous, e incluiu-se a comemoração do Thanksgiving Day. Ao estudar os tempos verbais, esperava-se que os alunos desenvolvessem a habilidade de reconhecer suas características, estruturas e uso, já durante reflexões sobre o Thanksgiving, esperava-se que reconhecessem as influências culturais através da linguagem. Como fundamentação teórica foram escolhidos os Parâmetros Curriculares Nacionais, Proposta Curricular de Santa Catarina, Base Nacional Comum Curricular, além de outros autores, tais como Leffa e seus estudos sobre metodologias de ensino e Freitas em relação a abordagem lexical. No que diz respeito à língua franca, optou-se por trabalhar com os autores Harmer, Jordão, Kalva e Ferreira. Primeiramente, foram elaborados planos para cada turma, totalizando nove aulas. As aulas foram divididas de modo a contemplar a apresentação do tema para cada turma, em seguida explicações sobre os períodos verbais, foram separadas algumas aulas para realização de atividades e avaliações. Durante o decorrer das aulas foram inseridas as comemorações do Thanksgiving day, para isso foram levados vídeos das comemorações nos EUA, significado e conceito. Esses estudos foram muito interessantes para os alunos que, de modo geral, conseguiram realizar as atividades propostas e reconhecer os tempos verbais e puderam reconhecer em outra cultura os aspectos que influenciam na sua própria e fazer aproximações, sem rejeitar os valores da sua identidade e cultura enquanto estudante de outras línguas. Pôde ser visto que esses jovens têm uma percepção crítica do seu cotidiano e conseguiram associar a teoria vista em sala com suas práticas.

  • Palavras-chave
  • Abordagem Lexical, Língua Franca, Ensino Fundamental, BNCC
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
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