A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

  • Autor
  • Veridiana Hass
  • Co-autores
  • Monica Pagel Eidelwein
  • Resumo
  •  

    Este trabalho é fruto das minhas reflexões durante o estágio curricular obrigatório em Psicopedagogia Institucional e foi de extrema relevância para minha formação pessoal e profissional. Ao longo de 17 anos fui me constituindo como educadora e tendo em vista que vários fatores podem atrapar os processos de aprendizagem, tinha o desejo em realizar a especialização em Psicopedagogia para melhor compreendê-los. No início do curso, a atuação do psicopedagogo institucional me parecia curiosa e semelhante com a ação de outros profissionais. Ao longo do curso minha compreensão foi mudando e durante o estágio, sob a luz dos estudos de Fernández e Paín fui aprendendo a desenvolver um olhar e escuta psicopedagógica, uma atitude clínica para além do âmbito clínico. Este resumo tem como objetivo evidenciar a importância do estágio curricular obrigatório na formação do psicopedagogo, bem como refletir sobre o processo de formação/transição da pedagoga para a psicopedagoga, que me ocorreu. O estágio foi realizado em uma escola na cidade Guaíba/RS envolvendo professores e alunas do curso Normal. Consistiu em uma pesquisa-ação na qual pude realizar análises a partir do conhecimento da instituição, através de observações, escuta dos diferentes sujeitos e análise de documentos. Essa aproximação possibilitou-me refletir sobre diferentes saberes, levando-me a olhar não somente para a aprendizagem formal, mas, especialmente, para a circulação entre as posições de ensinante e aprendente dos diferentes sujeitos, levando-os a autoria de pensamento. Concluo que o estágio curricular supervisionado é de fundamental importância para a formação na área, contribuindo para a constituição profissional.

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    Bossa, N. (2013). Dificuldades de aprendizagem: o que são? como tratá-las? Artmed. 

     

    Fernández, A. (2014). A Inteligência Aprisionada: Abordagem Psicopedagógica Clínica da Criança e sua Família Artmed.

     

    Fernández, A.  (2001). Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Artmed. 

     

    Grassi, T. M. (2020). Oficinas Psicopedagógicas: caminhando e construindo saberes. InterSaberes.

     

    Paín, S. (2008). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Artmed. 

     

    Weiss, M. L. L. (2020). Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Lamparina

     

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, Psicopedagogia, Institucional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole