Resumo: Tendo em vista o olhar mais afinado que está sendo dado para a diversidade nos diversos espaços da sociedade, percebe-se a necessidade de intervenções mais pontuais a partir da prática psicopedagógica. Assim, este estudo tem como tema a prática psicopedagógica como intervenção das aprendizagens para as pessoas com deficiência e desenvolvimento atípico. Como objetivo busca analisar em que medida a prática psicopedagógica impacta nas intervenções das aprendizagens nas deficiências e desenvolvimento atípico. Objetiva ainda revisitar alguns conceitos e teóricos da Psicopedagogia; contextualizar a Educação Especial, visando a inclusão social; investigar o percurso de alguns sujeitos a partir de estudo de caso. Quanto a metodologia é qualitativa e explicativa tendo como base um estudo de caso. A inclusão social é pensada, porque existe uma exclusão, pois segundo Goffman (2004, p. 5), “A sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados como comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias [...]” A pessoa com deficiência e desenvolvimento atípico, muitas vezes, é vista sem potencial para as aprendizagens, por uma sociedade que a categoriza e estigmatiza. Esta possibilidade de enxergar a aprendizagem faz parte das concepções do psicopedagogo (a), pois “o conceito de sujeito aprendente constrói-se a partir de sua relação com o conceito de sujeito ensinante [...]. FERNÁNDEZ (2001, p. 55). Considera-se, então, a importância do conhecimento, por parte do psicopedagogo(a), do idioma do aprendente em questão, a fim de serem construídas as melhores estratégias com vista em uma aprendizagem significativa para cada sujeito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. (2020). Lei Brasileira de Inclusão. Brasília. Disponível em
Brasil. ( 1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em
Bossa, N. (2002). Fracasso Escolar: Um olhar psicopedagógico. Artmed Editora.
Fernández, A. (1998). A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Artmed.
Fernández, A. (2001). Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Artmed.
Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Artmed.
Goffman, E. (2004). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4aed. 1963/Digitalização.
Mantoan, M.T. E. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Moderna.
Sodré, M (2006). Diversidade e diferença. Revista Científica Información y Comunicación, Sevilla, n. 3, p. 5-15.
Wadsworth, J.B. (1998). Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. 5a ed. Thomson Pioneira.
Apresentação
Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.
Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.
A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.
A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.
Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.
O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.
Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul.
Comissão Científica
Beatriz Ana Zambon Ferronato
Denise Costa Ceroni
Maria Carolina Fortes
Monica Pagel Eidelwein
Márcia Beatriz Cerutti Müller
Rosanita Moschini Vargas
Sílvia Maria de Oliveira Pavão
E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com
Comissão organizadora:
Ana Márcia Sauthier Winter
Andréa Korenowski Uranga
Lilian Flores
Márcia Beatriz Cerutti Müller
Morgana Martins Grudzinski Iriart
Monica Pagel Eidelwein
Renata Vanin da Luz
Rosanita Moschini Vargas
Susana Londero
Palestrantes e Mediadores:
Beatriz Ana Zambon Ferronato
Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza
Denise Costa Ceroni
Fabiane Romano de Souza Bridi
Iara Caierão
João Ricardo Hass Massena
Jussania Basso Bordin
Maria de Lourdes Eilert Malaquias
Marisa Irene Siqueira Castanho
Marlei Teresinha Santos de Morais
Neide de Aquino Noffs
Monica Pagel Eidelwein
Neusa Maria Roveda Stimamiglio
Rosanita Moschini
Tiago Marcelo Trevizani
Apresentação artística:
Nina Nicolaiewsky
Apoiadores:
Casa Lúdica
Cirkula Ltda
Jogos Boole