A PSICOPEDAGOGIA E O OLHAR INCLUSIVO: TEORIA E PRÁTICA

  • Autor
  • Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza
  • Resumo
  •  

    Resumo: Tendo em vista o olhar mais afinado que está sendo dado para a diversidade nos diversos espaços da sociedade, percebe-se a necessidade de intervenções mais pontuais a partir da prática psicopedagógica. Assim, este estudo tem como tema a prática psicopedagógica como intervenção das aprendizagens para as pessoas com deficiência e desenvolvimento atípico. Como objetivo busca analisar em que medida a prática psicopedagógica impacta nas intervenções das aprendizagens nas deficiências e desenvolvimento atípico. Objetiva ainda revisitar alguns conceitos e teóricos da Psicopedagogia; contextualizar a Educação Especial, visando a inclusão social; investigar o percurso de alguns sujeitos a partir de estudo de caso. Quanto a metodologia é qualitativa e explicativa tendo como base um estudo de caso. A inclusão social é pensada, porque existe uma exclusão, pois segundo Goffman (2004, p. 5), “A sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados como comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias [...]” A pessoa com deficiência e desenvolvimento atípico, muitas vezes, é vista sem potencial para as aprendizagens, por uma sociedade que a categoriza e estigmatiza. Esta possibilidade de enxergar a aprendizagem  faz parte das concepções do psicopedagogo (a), pois “o conceito de sujeito aprendente constrói-se a partir de sua relação com o conceito de sujeito ensinante [...]. FERNÁNDEZ (2001, p. 55). Considera-se, então, a importância do conhecimento, por parte do psicopedagogo(a), do idioma do aprendente em questão, a fim de serem construídas as melhores estratégias com vista em uma aprendizagem significativa para cada sujeito.

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    Brasil. (2020). Lei Brasileira de Inclusão. Brasília. Disponível em Acesso em 10 de maio de 2021. 

     

    Brasil. ( 1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em Acesso em 10 de maio de 2021. 

     

    Bossa, N. (2002).  Fracasso Escolar: Um olhar psicopedagógico. Artmed Editora. 

     

    Fernández, A. (1998).  A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Artmed. 

    Fernández, A. (2001).  Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Artmed. 

    Gardner, H. (1995).  Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Artmed. 

     

    Goffman, E. (2004). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4aed. 1963/Digitalização. 

     

    Mantoan, M.T. E. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Moderna. 

     

    Sodré, M (2006). Diversidade e diferença. Revista Científica Información y Comunicación, Sevilla, n. 3, p. 5-15. 

     

    Wadsworth, J.B. (1998). Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. 5a ed. Thomson Pioneira. 

     
  • Palavras-chave
  • Psicopedagogia, Educação Especial, Aprendizagem Significativa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole