CONSTRUINDO PONTES PARA A INCLUSÃO: ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO AUTISMO

  • Autor
  • Fabiani Ortiz Portella
  • Co-autores
  • Marliese Christine Simador Godoflite , Thiele Araujo Pereira
  • Resumo
  • Incluir está além de ofertar atividades, pensar em educação inclusiva, implica fazer um planejamento individualizado, respeitando as diferentes habilidades do sujeito. Acreditamos que é possível oportunizar vivências que resultem em uma aprendizagem real, por meio da utilização das diretrizes do Desenho Universal da Aprendizagem - DUA. Segundo o Center for Applied Special Technology (CAST, 2011) o DUA assume como princípios norteadores, possibilitar múltiplas apresentações do conteúdo, oferecer formas de ação e de expressão da aprendizagem pelo estudante e, promover a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e transversal, utilizando como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturada e para interpretação da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). O objetivo deste estudo foi acompanhar o desempenho escolar de um adolescente com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na perspectiva da intervenção psicopedagógica por meio da aplicação do DUA. Prais e Vitaliano (2018) afirmam que um dos pressupostos do DUA consiste na organização da aprendizagem para todos. O estudo obteve um achado importante, o protagonismo do estudante, o desenvolvimento de habilidades sociais, associada à produção criativa e de um sujeito-autor de uma práxis que abre uma possibilidade de criação, interlocução e experiências, permitindo que o aluno acesse, compreenda e expresse o conhecimento de maneiras que sejam mais adequadas às suas preferências e necessidades individuais. Promovendo a inclusão através  da equidade educacional.

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. Edições 70. 

     

    CAST (2011). Universal Design for Learning Guidelines version 2.0.Author.

     

    Prais, J. L. S. & Vitaliano, C. R. (2018). Contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem ao Planejamento do Processo de Ensino na Perspectiva Inclusiva. In A. Papim, A. A. Puzipe, M. A. Araujo, K. M. G.  Paixão, & G. F. Silva (Org.), Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. (pp. 49-69). Editora Fi.

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Psicopedagogia, Transtorno do Espectro Autista TEA, Desenho Universal da Aprendizagem DUA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole