O VÍNCULO EM JOGO

  • Autor
  • Valéria Cé Guerisoli
  • Co-autores
  • Maria Helena da Silva Felitti , Fabiani Ortiz Portella
  • Resumo
  • Diante do período de isolamento pelo qual passamos, surge a necessidade de possibilitar espaços de encontro e de escuta. Desta forma, os tempos de infância se tornaram mais solitários, e, na falta do outro, geraram não-saberes no que tange ao conhecimento e às relações. Com o entendimento de que é na inter-relação que constituímos novos esquemas e modelos de aprendizagem, propõe-se a construção de um grupo terapêutico a partir da mediação de mais de um profissional de forma simultânea. O trabalho é pensado partindo da teoria de Alícia Fernández, Sara Paín, Marcos Meyer, Melanie Klein , entre outros, e tem como objetivo oferecer atendimento multidisciplinar in loco. A finalidade é criar um ambiente onde o sujeito possa manifestar, através de uma linguagem corporal e subjetiva, suas ações e modo de pensar diante de um coletivo, construindo, por meio do vínculo, pontes para, através da reflexão e empatia, ressignificar seus modelos de aprendizagem. A organização é pensada pelos profissionais envolvidos no atendimento clínico e perpassa pelas seguintes etapas, que ocorrem de forma espiral: atendimento individual, planejamento do atendimento do grupo, encontro do grupo, reflexão e elaboração de novas estratégias de intervenção, tanto no individual quanto no grupo. Paralelamente a isso, acontecem estudos desses casos por toda a equipe, Covisão e grupo de estudo com um viés psicanalítico. Os resultados surgem ao longo da caminhada do grupo, já ficando evidente o quanto essa formatação favorece e permite emergir sentimentos e pensamentos que contribuem para o atendimento individual. 

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

     

    Fernández, A. (2001). Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Artmed. 

     

    Fernández, A. (2001). O saber em Jogo. Artmed.

     

    Klein, M. (1996). Amor, culpa e reparação. Imago. 

     

    Meyer, M. (2007). Mediação da Aprendizagem. (2 ed). Edição do autor 

     

    Pain, S. (1987). A função da ignorância. (vol.1). Artmed.

     

     

  • Palavras-chave
  • Grupo, Mediação, Vínculo, Ressignificar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole