ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E A PSICOPEDAGOGIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • Renata Vanin da Luz
  • Co-autores
  • Tatiane Negrini
  • Resumo
  • O resumo busca apresentar uma breve revisão de artigos, teses e dissertações com a temática das altas habilidades/superdotação (Ah/Sd), a partir do referencial de Joseph Renzulli e Howard Gardner, e que relacionassem com a Psicopedagogia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 3,5% a 5% da população apresenta Ah/Sd, baseando-se apenas em testes de QI. Quando ampliados para demais habilidades, estes índices podem chegar de 15% a 20% da população. (FADERS,2020, p.18) 

    A Psicopedagogia debruça seus estudos sobre a epistemologia genética e o sujeito desejante da psicanálise segundo a autora Alícia Fernández (1991, p.69 e 70).

    As Ah\Sd a partir do referencial de Joseph Renzulli e Howard Gardner, está atrelada ao conceito de inteligência, assim como a psicopedagogia busca estudar este conceito para entender os processos de aprendizagem.

    Muitos psicopedagogos atuam na área das dificuldades, transtornos e das deficiências, mas existe a necessidade de estudo e atendimento às Ah\Sd, que muitas vezes já fica na invisibilidade da escola e consequentemente não chega para os atendimentos clínicos.

    A partir das publicações encontradas nos repositórios da CAPES, optou-se por utilizar as aproximações da Psicopedagogia Modular e a avaliação para Ah\Sd.(DA VEIGA, 2014)

     

    O estudo encontrado sobre a avaliação a partir da Psicopedagogia Modular, destaca o favorecimento na identificação de pessoas com AH/Sd, pois foram encaminhadas devido às dificuldades de aprendizagens, e ao serem submetidas a este modelo dinâmico de avaliação foram percebidas sua Ah\Sd.

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    BOSSA, N. A. (2007). A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3 edArtmed.

     

    BRASIL. (2006). Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2. ed. Brasília.

     

    DA VEIGA, E. C. (2014). Altas habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular:avaliando potencialidades. Revista Educação Especial, v.27, n.50, p.641-648, set./dez. 

     

    FADERS. (2020). Cartilha sobre altas habilidades/superdotação. FADERS. 

     

    FERNÁNDEZ, A. (1991). A inteligência aprisionada: uma abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família: tradução Iara Rodrigues. Artes Médicas. 

     

    FLICK, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa. Artmed. 

     

    GARDNER. H.(1995).  Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Artmed.

     

    GOLBERT, C.  S. (1985). Considerações sobre as atividades profissionais em psicopedagogia na região de Porto Alegre. In Boletim da Associação brasileira de psicopedagogia, ano 4.

     

    OLIVEIRA, M. M. (2007). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes. 

     

    PEREZ, S.; FREITAS, S. (2016). Manual de identificação das altas habilidades/superdotação.  Apprehendere.

     

    RENZULLI, J. S; REIS, S. M. (1997). The schoolwide enrichment model: A how-to guide for educational excellence (2nd ed.). Creative Learning Press, 1997. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Altas habilidades, Superdotação, Psicopedagogia, Modularidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole