SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO PSICOPEDAGÓGICO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO E AS CONFIGURAÇÕES DE SABERES DA PRÁTICA PROFISSIONAL (BRASIL, 2023)

  • Autor
  • Vânia de Oliveira Ananias Gonçalves
  • Co-autores
  • Maria das Graças da Silva Lima , Aline Lopes Rebouças Gomes
  • Resumo
  • A sustentabilidade enquanto garantia de atendimento e apoio do processo psicopedagógico do estudante universitário e as configurações de saberes da prática profissional são temas de extrema relevância no contexto educacional brasileiro. Compreender e promover a continuidade nesse processo, requer uma abordagem holística e envolve a criação de estratégias que consideram o desenvolvimento acadêmico, mas que também garantem a continuidade das ações, independente do profissional. Nesse sentido é preciso atentar-se para um protocolo que subsidia a prática e orienta as ações dos psicopedagogos. O Protocolo citado, é fruto de investigações psicopedagógicas compartilhadas pelo Centro de Investigação Psicopedagógica(CIPsp) em consonância com o Protocolo desenvolvido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), parte do Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), no Brasil. O protocolo orienta para cinco sessões iniciais em torno de ações, como: Entrevista; reflexão sobre a autoimagem; suas características potencializadoras e limitadoras; a relação com as atividades acadêmicas; a construção e análise da Rotina que conduz ao levantamento dos Estilos de Aprendizagem; ao processo de autorregulação da aprendizagem, da Gestão do Tempo e para busca por estratégias e técnicas de estudo.  Finalizando com a Autoavaliação, foco na autoestima e feedback dos encontros. O NAE é referência na Instituição para que os estudantes ampliem seus olhares e possam se regular no processo de aprendizagem. As práticas psicopedagógicas desenvolvidas garantem a compreensão, a obtenção dos vínculos de confiança e a integração de saberes, de fundamental importância, para que os conhecimentos construídos pelas experiências possam transpor ao campo profissional e a sua difusão. 

     

     

    Referências Bibliográficas: 

     

    Associação Brasileira de Psicopedagogia. Código de Ética. Disponível. (Site ABPp).  Acesso em: jun. de 2023. Disponível em: https://www.abpp.com.br/atuacao/

     

    Ricci, C. (2003). Psicopedagogía Aportes para una reflexión epistemológica. Revista Perspectivas Metodológicas. 3(3), 1-10. http://revistas.unla.edu.ar/epistemologia/article/view/589

     

    Fernández, A. (2001). Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Artmed.

     

    Ganda, D. R. & Boruchovitch, E. (2018). A autorregulação da aprendizagem: Principais conceitos e modelos teóricos. Psic. da Ed, 46, 71-80. https://doi.org/10.5935/2175- 3520.20180008

     

    Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Vozes. 

     

    Sassaki, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. WVA. 

     

    Silva, C. C.& Guimarães, T. S. (2018). In Brito, F. C. de & Costa, V. B. da. (Org.) A formação docente na escola inclusiva: olhares, perspectivas e deferentes abordagens. Curitiba: CRV. 

     
  • Palavras-chave
  • Sustentabilidade, Protocolo, Investigação Psicopedagógica, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
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Apresentação

     Ao compreender a formação continuada como uma oportunidade para o enriquecimento da prática profissional em Psicopedagogia, a ABPp-RS tem o compromisso de favorecer espaços/tempos para a construção e divulgação de conhecimentos científicos, a promoção de trocas de experiências e o compartilhamento dos saberes advindos da diversidade da Psicopedagogia, tendo em vista que aprender é possível para todos em qualquer etapa e circunstâncias da vida.

   Inicialmente a Psicopedagogia compreendeu a aprendizagem a partir do desenvolvimento orgânico do sujeito, tendo como referência principal a área médica. Desse modo, as dificuldades para aprender foram atribuídas a aspectos maturacionais psiconeurológicos. Com efeito, a Psicopedagogia centrou-se na reeducação, tendo um caráter curativo, empreendendo seus esforços em normalizar o sujeito, para que respondesse satisfatoriamente às expectativas sociais, escolares e familiares.

     A partir de estudos, pesquisas e do diálogo entre os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, a Psicopedagogia passa a levar em consideração, também, os aspectos cognitivos e insere discussões sobre a subjetividade que interfere na aprendizagem. Assim, passa a considerar diferentes aspectos implicados no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito, adquirindo um caráter dinâmico.

    A partir do momento em que os profissionais da área passam a construir um corpus teórico próprio, bem como técnicas e instrumentos específicos, a Psicopedagogia define seu objeto de estudo: a aprendizagem humana. Com efeito, a partir da práxis psicopedagógica, a Psicopedagogia constitui-se como uma área de conhecimento interdisciplinar. Deste modo, busca-se a articulação de conhecimentos de diversas áreas para a compreensão de seu objeto de estudo, rompendo com uma visão fragmentada do sujeito.

     Na contemporaneidade, deseja-se que a Psicopedagogia continue se fortalecendo, a partir da produção de conhecimentos, sustentados em aportes teóricos consistentes, constituindo, assim, a sua cientificidade. Considerando a necessidade de abrir espaços de reflexão, tanto para psicopedagogos e profissionais de áreas afins, como para estudantes e coordenadores de cursos, a ABPp-RS se propõe a realização do XXV Encontro Estadual de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul, II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia, XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia e  V Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia, tendo como temática, “Interlocuções entre saberes e fazeres na constituição da cientificidade da atividade do psicopedagogo”.

    O evento ocorrerá no dia 15 de julho de 2023, no Hotel Embaixador em Porto Alegre e, no dia 21 de julho de 2023, via Google Meet.

Os trabalhos científicos (resumos) que compõe a presente obra, foram submetidos ao Evento, passando por avaliação por pares às cegas e após aprovação, apresentados na II Mostra Estadual de Profissionais de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul e XIII Mostra Estadual de Estudantes de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. 

  • 1- A Ética na Pesquisa e na atuação em Psicopedagogia
  • 2- A Psicopedagogia nos tempos da infância, adolescência, adultez e velhice;
  • 3- Saberes e fazeres da Psicopedagogia em diferentes âmbitos: escolar, hospitalar, espaços não escolares, empresas...
  • 4- A Psicopedagogia e a diversidade humana: saberes e fazeres sobre inclusão social.

Comissão Científica

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Denise Costa Ceroni

Maria Carolina Fortes

Monica Pagel Eidelwein

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Rosanita Moschini Vargas

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

 

 

E-mail da comissão organizadora: encontroestadualabpprs23@gmail.com

Comissão organizadora: 

Ana Márcia Sauthier Winter

Andréa Korenowski Uranga

Lilian Flores

Márcia Beatriz Cerutti Müller

Morgana Martins Grudzinski Iriart 

Monica Pagel Eidelwein

Renata Vanin da Luz

Rosanita Moschini Vargas

Susana Londero

Palestrantes e Mediadores:

Beatriz Ana Zambon Ferronato

Carmina Geanini Nunes Monteiro de Souza

Denise Costa Ceroni

Fabiane Romano de Souza Bridi

Iara Caierão

João Ricardo Hass Massena

Jussania Basso Bordin

Maria de Lourdes Eilert Malaquias

Marisa Irene Siqueira Castanho

Marlei Teresinha Santos de Morais

Neide de Aquino Noffs

Monica Pagel Eidelwein

Neusa Maria Roveda Stimamiglio

Rosanita Moschini

Tiago Marcelo Trevizani

Apresentação artística: 

Nina Nicolaiewsky

Apoiadores: 

Casa Lúdica 

Cirkula Ltda

Jogos Boole