1 Minicurso: Práxis e trabalho pedagógico: o trabalho dos professores na pragmática do capital - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Ministrante: Guilherme Howes (UNIPAMPA e Grupo Kairós/UFSM)
Carga horária total: 6 horas
Carga horária online síncrona: 3 horas
Carga horária autônoma: 3 horas
Datas das atividades síncronas: 4a feira – 30/09 e 7/10
Horários das atividades síncronas: 10h às 11h30
Ementa: De forma geral o Minicurso se constitui de uma análise relacional a respeito das categorias “educação” e “trabalho”, como questões centrais para a compreensão de como se dão as relações sociais, institucionais e políticas, dentro uma sociedade capitalista. Em um primeiro momento, busca-se um movimento no sentido de compreender a questão do trabalho na gramática do capital, seus limites e suas contradições. Em outros termos, compreender como, na sociedade capitalista, dissolve-se a relação ontológica entre o ser humano e o trabalho, e quais suas consequências dentro de uma sociedade mediada pela expropriação privada dos meios de produção. Em um segundo momento, tenciona-se elaborar uma análise do conceito de Trabalho Pedagógico (Grupo Kairós/UFSM), como produto da relação entre a educação e o trabalho, sua aproximação ontológica e seu virtual estranhamento na gramática do capital. No terceiro momento busca-se elaborar uma compreensão da relação intrínseca e indissociável entre educação e práxis, resultando desta compreensão, uma crítica do conceito de Trabalho Pedagógico. Ao final, resta ainda discutir a relação entre educação e práxis em sua materialidade, analisá-la em suas especificidades. É na “escola”, como Instituição do capital, que boa parte da produção e reprodução de uma gramática social estranhada, se realiza, se efetiva e se consolida.
Procedimentos: 1º Dia - Abertura da discussão a partir de questionamentos que buscam problematizar as questões das quais esse Minicurso se ocupará. Andamento das Primeira e Segunda Partes. Avaliação e discussões sobre o que foi analisado. 2º Dia - Abertura da discussão a partir de provocações que problematizem as categorias das quais se ocupará esse segundo dia de Minicurso. Andamento das Terceira Parte e Parte Final. Encerramento com a avaliação à guisa de conclusão sobre o que foi discutido ao longo dos dois dias de Minicurso.