17 Minicurso: Relações entre Gerencialismo, BNCC e Empreendedorismo na Educação
Ministrantes: Maria Raquel Caetano (IFSUL), Marilda de Oliveira Costa (UNEMAT) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPEL).
Carga horária total: 10 horas
Carga horária online síncrona: 3 horas
Carga horária autônoma: 7 horas
Data da atividade síncrona: 4ª feira – 4/11
Horário da atividade síncrona: 9h às 12h
Ementa: Análise das relações entre Gerencialismo, BNCC e Empreendedorismo na educação básica e as implicações nas políticas educacionais brasileira.
Procedimentos: Leituras prévias sobre o tema/assíncronas:
COSTA.M.O. Contrarreformas, Nova Gestão Pública e relações público-privadas: mapeando conceitos, tendências e influências na educação. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/89875
CAETANO. M.R. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397
CAETANO. M.R. Os sujeitos e a proposta educacional da base nacional comum curricular: entre o público e o privado. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916/751375149019
SANTOS, Maurício Ivan. Parceria público-privada na educação: a proposta da educação para o empreendedorismo do Instituto Empreender Endeavor. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. (Sugestão de leitura: cap. 4)
Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174494
Atividade síncrona: Cada ministrante apresentará o tema em 30 a 40 min(1h40min) e após abrir-se-á para o debate com os participantes.