Barbaticure (SEBRAE)
Palestra realizada pelo SEBRAE Alagoas
Palestrantes:
- Tatiane de Omena Lima (orientadora)
- Maryana Silva Canuto (co-orientadora)
- Carlos André dos Santos Silva
- Luan Caio Leandro dos Santos
- Yasmin Nayanne Gonzaga de Assís
- Vitória Karolinny dos Santos Lima
- Emilly Nathália dos Santos Cândido
- Sérgio Manoel Barbosa dos Santos
Empresa: Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva
RESUMO DA EXPERIÊNCIA :
Todos os experimentos foram realizados no laboratório de química, na Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva.
O hidratante Barbaticure foi criado diante do desafio de produzir um projeto inovador para apresentar em nossa feira de ciências da escola. Depois de termos a ideia do que fazer, procuramos uma matéria-prima capaz de realizar o processo de cicatrização, onde esta faria o processo de recuperação de lesões cutâneas em pessoas com diabetes e/ou psoríase.
Tendo em mente esses planejamentos partimos para o processo de iniciação dos testes. As cascas de barbatimão foram coletadas a partir da feira local e conservadas em local seco e arejado até o momento da extração.
Uma massa previamente definida foi separada para preparação da extração etanólica a partir de uma tintura. Em seguida, os extratos foram concentrados com auxílio de um destilador, com temperatura limite de 60ºC.
Depois de obtido o extrato, esse foi adicionado ao amido de milho e óleo de coco, até obter a consistência da pomada desejada. O material obtido foi mantido durante 5 dias protegido de qualquer exposição afim de mensurar a validade da viscosidade da pomada obtida.