ARTECOMPOSTAGEM'21

ARTECOMPOSTAGEM'21

IV Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes"

Faça sua inscrição
De 11 a 12 de agosto Todos os dias das 19h30 às 21h30
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Mostra ARTECOMPOSTAGEM'21
Assista aos trabalhos apresentados na mais recente edição da mostra

E-Book ARTECOMPOSTAGEM'21
Leia os trabalhos selecionados para a nossa mais recente publicação

Chamada para publicação (E-Book ARTECOMPOSTAGEM'22)
Envie a sua proposta para a próxima publicação



ARTECOMPOSTAGEM'21

Criado a partir das atividades do N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, o Artecompostagem’21 – IV Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes" tem o propósito de promover experiências e interações acerca de abordagens metodológicas em artes.

De que modo um possível desdobramento de sua pesquisa, como um fazer sensível, relaciona-se com as palavras: ecologia, escuta, cuidado, prática e compostagem?

"No âmbito do N'Me, temos buscado compreender metodologia de pesquisa em artes como uma cultura da articulação de teorias e práticas. Ao pensarmos sobre o modo de instauração desta cultura, percebemos que ela se faz, desfaz e refaz constantemente em nosso âmbito, a partir da criação de um plano em comum. Este plano em comum é para nós como a primeira camada de um solo no qual as singularidades se implicam em favor de produções individuais e coletivas. Na agricultura orgânica a compostagem tem a finalidade de restaurar o solo degradado e torná-lo vivo. Esta prática, ela própria, provém do composto formado de uma pluralidade de saberes ancestrais. É inspirado neste processo extemporâneo de misturas que propomos a Artecompostagem como acontecimento cosmológico no cerne das práticas em ecologia, no âmbito do N'Me." (Wladimir Mattos e Rodrigo Reis)

A partir da questão e do contexto acima, poderão ser submetidas propostas em duas modalidades, conforme a chamada divulgada neste link:

--> CLIQUE AQUI PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS <--

Na Modalidade 1 (submissões até 01/08/2021), propostas de trabalhos em áudio ou audiovisual a serem apresentados durante o evento. Na Modalidade 2 (submissões até 03/04/2022), propostas de trabalhos para o livro eletrônico Artecompostagem'22 a ser lançado em dezembro de 2022.

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto de 2021, com atividades online, acessíveis a todas as pessoas inscritas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

No dia 11/08, das 19h30 às 21h30, a programação do evento inclui a exibição de três obras artísticas, seguidas de uma conversa entre seus autores: Maura Baiocchi (Taanteatro Companhia), Paulo Maron (NUO Ópera-Laboratório), e Zé Maria de Carvalho (Viver Núcleo de Dança, Pesquisa e Criação).

O dia 12/08, também das 19h30 às 21h30, será dedicado ao lançamento do livro digital ARTECOMPOSTAGEM'21, e à realização de um ciclo de escutas, com as apresentações das propostas submetidas na Modalidade 1.

Para mais informações sobre o evento, o N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes e o AV:A - Auralidade e Vocalidade nas Artes, entre em contato pelo email avaunesp@gmail.com

Programação

19h30 ARTECOMPOSTAGEM#1: Compostagem Roda de Conversa
ARTECOMPOSTAGEM#1: Compostagem

Em 11/08 a programação terá início com a exibição de três obras artísticas, seguidas de uma conversa entre seus autores: Maura Baiocchi (Taanteatro Companhia), Paulo Maron (NUO Ópera-Laboratório), e Zé Maria de Carvalho (Viver Núcleo de Dança, Pesquisa e Criação).

Link da acesso:
https://www.youtube.com/watch?v=K71p9otiB0w


Maura Baiocchi (Taanteatro Companhia)

Encenadora, coreo?grafa, dançarina e atriz. Autora-diretora de mais de 60 espetáculos teatro-coreográficos. Criadora da abordagem taanteatro (teatro coreogra?fico de tenso?es). Pioneira da danc?a Butoh no Brasil. Mestre em comunicac?a?o e semio?tica pela PUC Sa?o Paulo. Premiada nas esferas municipal, estadual e federal (Pre?mio Funarte de Danc?a Klauss Vianna 2009, 2008, 2006. Programa Municipal de Fomento a? Danc?a para Sa?o Paulo (2019, 2016, 2014, 2011, 2009, 2006. Pre?mio Esti?mulo a? Danc?a - Secretaria Municipal de Cultura de Sa?o Paulo 2004 e indicada ao Prêmio APCA 2017.Autora do livro Butoh Danc?a Veredas D'Alma (Editora Palas Athena, Sa?o Paulo, 1995); coautora, ao lado de Wolfgang Pannek, dos livros Taanteatro: teatro coreogra?fico de tenso?es (Azougue Editorial, RJ, 2007); Taanteatro: Rito de passagem (Transcultura, SP, 2011); Taanteatro: MAE: Mandala de energia corporal (Transcultural, SP, 2013); Taanteatro: forc?as & formas (Transcultura, SP, 2018); Choreopraphic Theater of Tensions: forces & forms (Transcultura, SP, 2020) e co-organizadora de Taanteatro: [des]construc?a?o e esquizopresenc?a (Transcultura, SP, 2016). Carreira internacional na Alemanha, Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Franc?a, Inglaterra, Japa?o, Moc?ambique e Rússia.


Paulo Maron (Nuo - Ópera Laboratório)

Maestro, compositor, encenador, cenógrafo e figurinista natural de São Paulo, Doutor em Artes pelo CMU da ECA-USP (2018) onde desenvolveu um estudo auto-etnográfico sobre a regência, a encenação e a produção de óperas. É Mestre em Música pela pelo IA-UNESP (2004), onde desenvolveu estudos sobre as sinfonias compostas por Dimitri Shostakovich, analisadas em relação aos contextos sociais e políticos nas quais foram compostas e apresentadas. Foi professor universitário, atuante nas áreas de orquestração, composição e regência, harmonia e história da arte. Criou, dirigiu e regeu orquestras estudantis e dedica-se até hoje à formação de novos músicos. É o fundador e diretor artístico do NUO-Ópera Lab., grupo independente que atua na cena paulistana desde 2003. Construiu o Espaço Núcleo, sede da companhia, local onde atualmente investiga novas possibilidades para a regência, dramaturgia, a composição, a encenação e a adaptação em ópera. Tem desenvolvido estudos e práticas nos campos do teatro de improviso, teatro de animação, teatro documentário, teatro Verbatim e nas técnicas relativas à cenografia, figurino e encenação. A partir de 2020 passou a produzir material audiovisual: esquetes, óperas e um programa semanal, disponíveis no Canal do NUO-Ópera Lab. no YouTube. No campo acadêmico interessou-se pelos estudos sobre métodos de pesquisa que partam de biografias, narrativas e auto-etnografias.


Zé Maria Carvalho (Viver Núcleo de Dança, Pesquisa e Criação)

Dançarino, professor de Ed. Somática e dança butô, coordena o Espaço Viver Teatro e estúdio de dança a 35 anos e dirige o ‘VIVER NÚCLEO DE DANÇA Pesquisa e Criação, desde sua criação em 2001. Graduado pelo Instituto de Geologia da USP em 1978, curso de pós-Graduação no instituto de Geografia da USP em 1980/81. Mestrado no Instituto de Pesquisas Espaciais (IMPE) em 1982/83. Em 1985 inaugurou o Espaço Viver Dança e Cia em parceria com Lucia Merlino, como professor e coordenador. Estudou com Klauss Viana e deu aula em seu curso básico. Formou-se no método Feldenkrais de Educação Somática, e vem desenvolvendo pesquisa de linguagem com a dança/butô, investigando a aplicação deste método na criação de um corpo com a capacidade de expressar afetos, uma potencia de encontros e ressonâncias, que possibilite a criação de uma dança dos afetos. PRINCIPAIS TRABALHOS E PREMIOS - Com Takao Kusuno: “O Olho do tamanduá”, ganhador do troféu Mambembe de melhor espetáculo de dança de 1995. Participou de inúmeros festivais, prêmios e fomentos nacionais e internacionais, de 1995 até a atualidade, com destaque para o mais recente projeto DISPOSITIVOS DE VISAO / Provocações_Poéticas...não se vive...não se morre...não se dança no retângulo de uma folha de papel (2019-2020).

19h30 ARTECOMPOSTAGEM#2: Lançamento do livro ARTECOMPOSTAGEM'21 Lançamento de Livro
ARTECOMPOSTAGEM#2: Lançamento do livro ARTECOMPOSTAGEM'21

Em 12/08 a programação terá início com o lançamento do livro digital ARTECOMPOSTAGEM'21, publicação que contém os textos selecionados a partir da chamada de trabalhos na Modalidade 2 do III Colóquio Metodologias de Pesquisa em Artes, em 2020.

Clique aqui, para acessar o e-book ARTECOMPOSTAGEM'21

19h40 ARTECOMPOSTAGEM#3: Mostra Imersão
ARTECOMPOSTAGEM#3: Mostra

A programação do dia 12/08 segue dedicada ao ciclo de escutas, com os trabalhos em áudio ou audiovisual selecionados para exibição no evento a partir da chamada de trabalhos para a Modalidade 1 (ver aqui). Ao final do evento, elas serão também publicadas em um website criado especialmente para esta finalidade.

Clique aqui, para ver os trabalhos selecionados para a mostra ARTECOMPOSTAGEM'21.

Carregando área de inscrição

Organizador

N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes (AV:A / UNESP)