ARTECOMPOSTAGEM'25

8º Colóquio Metodologias de Pesquisa em Artes

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04/07/2025 (9h às 19h) e 05/07/2025 (9h30 às 13h30)

Sobre o Evento

Criado a partir das atividades do N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, o ARTECOMPOSTAGEM’23 – 8º Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes" tem o propósito de promover experiências e interações sobre abordagens metodológicas baseadas em práticas artísticas.

De que modo um possível desdobramento de sua pesquisa, como um fazer sensível, relaciona-se com as palavras: afetos, diferença, escuta, escrita, neurotipia.

Para mais informações sobre o evento, o N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes e o AV:A - Auralidade e Vocalidade nas Artes, entre em contato pelo email avaunesp@gmail.com

Programação

09h00 Roda de Conversa 1 Roda de Conversa
Roda de Conversa 1
Local: Sala 116

Apresentações:
Cleia Placido, Felipe Panelli, Fernando Ramos, Tainá Alves,


Articulação:
Tom Nóbrega



Corpar os cantos de trabalho
Cléia Plácido (AV:A UNESP)


Uma reflexão, atravessada pela prática de composição em dança através do movimento e da vocalidade inspirados no conceito de “Enxame”, a respeito das experiências e interlações entre os cantos de trabalho e o ativismo ambiental dos mutirões a partir das ideias de Malcom Ferdinand, Leda Maria Martins e Sandra Ruiz.



O Circo da Voz e a proposta do duo Meia-língua
Felipe Panelli (AV:A UNESP)


Os fazeres do Circo da Voz, o processo de criação e construção do duo Meia-Lingua, e como tudo isso se faz na pesquisa acadêmica baseada em artes.



Escuta Mixante: Do Sonho Social às Sonoridades Coletivas
Fernando Ramos (AV:A UNESP)


A prática da banda Compulsão Sonora, um dispositivo artístico-clínico no contexto do hospital-dia do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial A Casa. Essa prática se ancora no gesto da escuta mixante - um modo de escutar que não busca resolver, mas compor com o que se apresenta, misturar afetos, ritmos e tensões, criando linhas de fuga para a criação e a partilha, a Mixagem dos Afetos.



Cartografia de afetos: um amontoado de coisas
Tainá Alves Custtódio (AV:A UNESP)


Abordagem sobre a prática artística como base para a produção de uma pesquisa em artes que se utiliza da metodologia cartográfica. Uma partilha do processo da pesquisa que se desenvolveu por meio da prática artística da Cartografia de Afetos

11h15 Roda de Conversa 2 Roda de Conversa
Roda de Conversa 2
Local: Sala 116

Apresentações:
Lilian Engelmann, Marcos Lamego, Mathias Reis, Rodrigo Reis

Articulação:
Caio Costa


O rio em nós
Lilian Engelmann (AV:A UNESP)

Uma das disciplinas do currículo da formação em musicoterapia, nomeada Vivências Musicoterapêuticas, trata do acolhimento do processo de “tornar-se musicoterapeuta”. A partir das questões que permeiam esta disciplina, do exercício de ministrá-la no âmbito de cursos que abrangem todo o território nacional, e da sua atuação política em favor da profissão de musicoterapeuta, a autora mergulha no dispositivo água. Nesse momento, a professora-musicoterapeuta se desloca no pensar de como transmitir os afetos, e a artista-musicoterapeuta se ocupa do cuidado para criar um ambiente em que possamos escutar e falar com os rios.



Experimentações bidimensionais da relação corpo(figura) e espaço(lugar).
Marcos Lamego (AV:A UNESP)

A partir de uma prática proposta como exercício de experimentação material para a discussão da existência e colocação do corpo em um lugar, com rebatimentos em experimentações mistas com materiais e suportes bi e tridimensionais, propõe-se como, em sobreposição àquela experimentação, no campo do verbal, um exercício de falas e escutas fragmentadas, que ocorrem em simultaneidade compondo uma paisagem sonora, uma trama de afetos e excitações.



Cartografia imagética
Mathias Reis (AV:A UNESP)

Realizar movimentos corporais de interação com a paisagem local dos arredores do Instituto de Artes da Unesp, a fim de compor imagens instigantes para a percepção visual, bem como, para a concepção de foto-performances. Parte dessa regência, compreende a utilização de peças de vestimenta e objetos trazidos pelo grupo .Tratando-se de uma proposição cartográfica, todo o desdobramento das etapas será influenciado e/ou potencializado pelos participantes e pelo ambiente, podendo sofrer ou gozar de alterações sujeitas aos devires imanentes de criação.



Andando com os pés - uma caminhada de escutativa por ecologias sonoras da Barra Funda
Rodrigo Reis (AV:A UNESP)

Ativar a escuta e caminhar por um itinerário sonoro que parte do Instituto de Artes da Unesp, atravessa a ecologia sonora maquínica do terminal rodoviário e metroviário da Barra Funda, os espaços externos e o Salão de Atos do Memorial da América Latina, e termina nas ecologias sonoras rurais do Parque da Água Branca.

14h00 Lançamento do e-book ARTECOMPOSTAGEM'25 Lançamento de Livro
Lançamento do e-book ARTECOMPOSTAGEM'25
Local: Sala 116

Lançamento do e-book ARTECOMPOSTAGEM'25

Ficha técnica: publicação organizada por Wladimir Mattos (coord.), Lilian Engelmann e Rodrigo Reis, com imagens de Mathias Reis, projeto gráfico de Mariana Pougy, revisão de Marcelo Dalla Pria e diagramação de Lídia Ganhito. Realização AV:A / UNESP, com, apoio do PPG Artes da UNESP e CAPES.

Sobre o e-book: ARTECOMPOSTAGEM'25 é a segunda publicação lançada por meio do grupo AV;A / UNESP e, seguindo a proposta da publicação anterior (ARTECOMPOSTAGEM'21), cria oportunidades de partilhas de alguns dos compostos e composições relacionadas às atividades do grupo no período de 2021 a 2025, dentro e fora do âmbito do Programa de Pós Graduação em Artes da UNESP.


Sumário

AGAINST METHOD
Erin Manning (tradução: Wladimir Mattos)

SEPARATISMO COMO MÉTODO
Ilse lafer, Marc Rölli (tradução: Wolfgang Pannek)

CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA. OBSERVAÇÕES ACERCA DO ANTI-ÉDIPO
Marc Rölli (tradução: Wolfgang Pannek)

HISTÓRIA NARRADA: O TEATRO ÉPICO E A CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE DA CANÇÃO DE CÂMARA
Margot lohn, Luiz Ricardo Basso Ballestero

INTER-RELAÇÕES EDUCATIVAS E CRIATIVAS NAS REDES
Lucila tragtenberg, Rogério Rauber

SEGREDO DA MONTANHAO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA RADIONOVELA RURAL |
Lia Martins Bernardes

NO VALE DE FAZER ALMA, UMA PALHAÇA INVENTA MUNDOS
Wládia BEatriz (Palhaça Maçaneta)

PESQUISADOR ACRÓBATA: ACROBATA PESQUISADOR
Luis Carlos Rodrigues dos Santos

O GOSTO COMO PRÁTICA
Nathalia Gouveia

PISTAS PARA UMA PESQUISA DA ARTE À CLÍNICA
Luiza de Freitas G. S. Martins

PAISAGENS, CORES E PERSONAGENS... INDIVIDUAÇÕES MUSICAIS NA EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA
Alessandro Gonçalves Campolina

ESCUTA QUE CUIDA
Llilian Engelmann

A MUSICOTERAPIA SOCIAL ITINERANTE
Sndré Pereira Lindenberg

O QUE PODE O CORPO-MUSICOTERAPEUTA, DA ESCUTA CLÍNICA À ESCUTA NA RUA
Mirian Steinberg

NÓS
Instalação fotográfica de Diana Gerbelli

14h30 Refúgio - Por um Levante Vegetal (Ensaio Aberto) Apresentação Artística
Refúgio - Por um Levante Vegetal (Ensaio Aberto)
Local: Sala 116

Ensaio Aberto aberto do espetáculo Refúgio - Por um Levante Vegetal, com Cleia Plácido e Menos1 Invisível, a partir do texto de Denetèm Touam Bona.

Trabalho criado em 2023 que aborda a questão das pessoas em busca de acolhida, dando destaque para os povos africanos, refúgio este que se atualiza com as migrações pós crise climática vítimas do racismo ambiental.

Articulação: Fernando Ramos e Lilian Engelmann

16h45 Laboratório do Processo Formativo Palestra
Laboratório do Processo Formativo
Local: Sala 116

Laboratório do Processo Formativo
por Regina Favré

articulação: Wladimir Mattos e Rodrigo Reis

Regina Favre é formada em Filosofia pela PUCSP, psicoterapeuta, educadora e pesquisadora independente. Integra a primeira geração da terapia política do corpo no Brasil nos anos 1970. Identificada com a contracultura e o alternativo, descobriu o caminho do corpo com José Angelo Gaiarsa. Teve sua iniciação como terapeuta reichiana em Londres. Cultivou o campo corporalista no Curso Reichiano do Instituto Sedes Sapientiae que fundou com Anna Veronica Mautner em 1976 e no Instituto Ágora com Liane Zink, durante os anos 1980/90. Nesse mesmo período, no encontro com Felix Guattari através de Suely Rolnik, coloca em questão a utilidade da Psicanálise para a compreensão do corpo vivo e em ação, embora nunca tenha deixado de viver uma análise pessoal com diferentes psicanalistas nos quase 30 anos que se seguiram.

Em 1986 encontra em Stanley Keleman com quem se manteve em contato pessoal e profissional até 2005, o conceito de corpo como um contínuo processo de produção de si dentro do acontecimento o que marca sua diferença com todas as outras abordagens do corpo presentes no campo. Cuidou da tradução de todos os seus livros para o português para a Editora Summus. Nessa década cultiva o Centro de Educação Somática-Existencial onde, juntamente com Ana Lucia Rocha, elabora a primeira formulação do corpo como parte de ecologias físicas, afetivas e sociais criando uma visão política do pensamento formativo de Keleman para nossa realidade brasileira. Levou essa tensão adiante até a ruptura com o campo kelemaniano em 2007.

Em 2002 fundou o Laboratório do Processo Formativo onde segue cultivando, com alunos e diferentes colaboradores, dispositivos de clínica, educação, pesquisa audiovisual e publicação digital sobre esse corpo subjetivo que é dotado do impulso biológico de formar a si, amadurecer para a realidade de ser parte de processos coletivos e cultivar a potência de gerar a diferença.

09h30 GT - Música e Clínica Roda de Conversa
GT - Música e Clínica
Local: Sala 116

Abertura: Compulsão Sonora (banda abordagem em psicologia clínica)
Proposição: Instaurar uma roda de conversa a partir das imagens, áudios e vídeos da banca Compulsão Sonora (Fernando Ramos)

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Local

Instituto de Artes da UNESP, 01140-070, Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, Várzea da Barra Funda, São Paulo, São Paulo
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Organizador

N'Me / AV:A / PPG ARTES / Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista

N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa
Gurpo de Pesquisas sobre Auralidade e Vocalidade nas Artes AV:A / UNESP
Prof. Dr. Wladimir Mattos (coordenação)
Equipe: Rodrigo Reis, Lilian Engelmann, Mathias Reis