Como montar uma árvore genealógica

4 de dezembro de 2025, 14h00 até 19 de dezembro de 2025, 17h00

Informações

O Curso de Extensão Como montar uma árvore genealógica tem como objetivo oferecer uma formação, para o grande público, no campo da Genealogia, almejando, para os cursistas, que, ao final, possam: 1) ter tido contato com pesquisas acadêmicas recentes ligadas à investigação genealógica; 2) aprendido princípios e técnicas básicas da pesquisa sobre a história da família; 3) construído a sua árvore genealógica, ainda que parcialmente.

É sabido o quanto a Genealogia é um tema recorrente na sociedade sertaneja do Seridó, haja vista a produção de livros específicos sobre o tema, que remontam aos anos de 1940 e chegam até os dias de hoje; a realização de encontros de genealogia, congregando interessados no assunto, sejam de temática mais abrangente, sejam de temas mais específicos; a promoção, por algumas famílias, de encontros para celebrar as raízes genealógicas e determinadas personagens dignas de nota. Na Rede Estadual de Ensino, em 2024, os professores José Lucena de Medeiros e Débora Medeiros, da Escola Estadual Antonio Aladim, coordenaram o Projeto Árvore genealógica e memórias de família, integrado às disciplinas de História e Sociologia, destacando a importância da genealogia para, por meio das experiências vividas, pensar criticamente a construção de uma identidade pautada na diversidade e um aprendizado transformador.

Pessoas têm procurado, recentemente, professores e alunos do Curso de História com interesse em aprender mais sobre Genealogia e, assim, construir suas árvores genealógicas. Pensando nas razões acima, e, partindo da premissa de que é dever da universidade a transmissão dos saberes produzidos academicamente para as pessoas que não estão nos círculos acadêmicos, é que arquitetamos esse curso de extensão.

O curso tem carga horária de 20h, caracterizando-se como curso de divulgação, sendo ofertado na modalidade presencial, no CERES – Campus de Caicó. As aulas ocorrerão no CERES - Campus de Caicó, na Sala A7, nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de dezembro de 2025, das 14 às 17h. Ele será ministrado pelo Prof. Helder Macedo, do Departamento de História do CERES-UFRN e pelo acadêmico Erick Ariel Almeida, do Curso de História (CERES-UFRN).

Em termos do público-alvo, o curso terá 30 vagas, destinadas ao público em geral e à comunidade interna da UFRN. A prioridade, nas inscrições, será para pessoas que não têm, ainda, sua árvore genealógica montada.

O curso é promovido pelo Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (LAPOPS), com apoio da UFRN, Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEx), Departamento de História do CERES (DHC) e Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Saiba mais

Erik Ariel Dos Santos Almeida

Programação:

Introdução à Genealogia - Parte 1: Genealogia e História. História da Família. Aula · Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Introdução à Genealogia - Parte 2: pesquisa genealógica no Seridó Aula · Erik Ariel Dos Santos Almeida, Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Fontes para a pesquisa genealógica - Parte 1: registros paroquiais e civis Aula · Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Fontes para a pesquisa genealógica - Parte 2: fotografias e oralidade Aula · Erik Ariel Dos Santos Almeida, Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Montagem da árvore genealógica - Parte 1: parentesco, tipos de árvore e dicas práticas Aula · Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Montagem da árvore genealógica - Parte 2: uso de recursos digitais Aula · Erik Ariel Dos Santos Almeida, Helder Alexandre Medeiros de Macedo

CERES - Campus de Caicó

Rua Joaquim Gregório, sn

Penedo, Caicó - RN

59300-000

CERES - Campus de Caicó

Ver no mapa

Rua Joaquim Gregório, sn

Penedo, Caicó - RN

59300-000

Lapops

Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (CERES-UFRN)

Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN


Historiador e professor de História. Atualmente é Professor do Departamento de História do CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando no Campus de Caicó. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES-UFRN/Mestrado em História dos Sertões e como Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do CCHLA-UFRN/Mestrado em História e Espaços. Seus interesses de pesquisa estão ligados à História dos Sertões, História sociocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão, acervos e patrimônio cultural. É pesquisador permanente do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN. (Texto retirado da plataforma Lattes)

Erik Ariel Dos Santos Almeida

Centro de Ensino Superior do Seridó


Erik Ariel dos Santos Almeida, Licenciando em História, pela UFRN. Tenho 21 anos moro na cidade de São Bento, estudo pela parte da noite e me envolvo em eventos, cursos e palestras pela parte da tarde no campus Ceres de Caicó. Estou no oitavo período da minha primeira graduação, e tenho grandes interesses pela área da minha região como no conhecimento social, regional e cultural. (Texto retirado da plataforma do Sigaa)