ASPECTOS ÉTICOS E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA NA PANDEMIA COVID-19: Quais as práticas realizadas no interior do Estado?

Os GTI’s que compõem a região Chapada (Irecê, Jacobina e Seabra) propõem a realização de uma mesa redonda virtual com o seguinte tema:ASPECTOS ÉTICOS E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA NA PANDEMIA COVID-19: quais as práticas realizadas no interior do Estado?. O evento tem por objetivo: Mobilizar psicólogas/os, estudantes de psicologia e a comunidade para estas discussões; Propor um momento formativo para psicólogas/os, estudantes e comunidade e; Aproximar a categoria, os estudantes e a comunidade do Conselho Regional de Psicologia. A pandemia do COVID-19 é uma das maiores emergências de saúde pública da atualidade, por essa razão, é de fundamental importância à implementação de ações que visam o cuidado à saúde, de maneira integral para a população em geral, e ofereça suporte para os profissionais atuantes de forma direta ou indireta nos serviços frente o cenário atual.
Deste modo, espaços para discussão sobre a atuação dos profissionais de saúde, em especial das/os psicólogas/os, é visto como uma maneira de fortalecer a categoria e subsidiar as dificuldades enfrentadas diariamente. De acordo com a cartilha de orientação aos psicólogos para atuação on-line (2020), desenvolvida pela Fiocruz-Brasília, as ações psicossociais durante a pandemia demandam atenção, no tocante ao manejo e à distinção sobre reações esperadas nesse tipo de evento e indicadores de risco, tais como: sintomas persistentes, complicações associadas, como por exemplo, conduta suicida;comprometimento significativo do funcionamento social e cotidiano, depressão maior/ unipolar, psicose, transtorno de estresse pós-traumático ou mesmo manifestação de sofrimento agudo intenso que ocasione a ruptura com as estratégias que promovam a vida, são quadros que requerem uma atenção especializada imediata. Reações de raiva, confusão e estresse agudo são comuns durante períodos de quarentena e isolamento.
Diante disso, torna-se imprescindível ofertar espaços para troca de conhecimento, assim como de publicização das práticas positivas e éticas dos profissionais de cada região.

Mediação: Rebeca Souza Rocha (CRP 03/15424)

Palestrantes:

Veronica Alves da Silva Araújo (CRP-03/16686)

Luana Rodrigues de Souza (CRP-03/14954)

Joana Grazziele Bonfim Ribeiro (CRP-03/7762)

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online
Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.