O mundo moderno não consegue avançar sem segurança da informação. Em plena era de transformação digital, esse tema é prioritário para a sociedade como um todo, do setor privado à administração pública. Os ataques cibernéticos causam muito impacto, não só no bem-estar dos indivíduos mas também na estabilidade das organizações. Isso oferece risco à vida das pessoas e também afeta a integridade das infraestruturas críticas.
Os riscos relacionados a segurança de dados aumentam em importância como um instrumento fundamental para o crescimento seguro e geração de resultados positivos, evitando perdas e atrasos nos projetos. O desenvolvimento de produtos seguros é vital como forma de garantir que a sociedade viva o máximo da experiência digital.
É pensando na relevância da segurança de informação que o Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Planejamento, Inteligência e Ações Estratégicas da CGE RJ (ASPAE), promove, nesta quinta-feira, dia 06/08, às 09:30 da manhã, a palestra online ATAQUES CIBERNÉTICOS: UMA REAL AMEAÇA A ORGANIZAÇÕES, PESSOAS E NAÇÕES.
O evento é aberto a todos e será transmitido ao vivo no canal do YouTube da CGE RJ.
Importante
Os certificados só serão emitidos pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro mediante a inscrição prévia no evento e a solicitação do certificado através de formulário que vai ser disponibilizado no chat do YouTube.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A CGE RJ é uma instituição permanente e essencial à Administração Pública, e atua como responsável pela coordenação e definição de diretrizes gerais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro (SICIERJ), que rege os órgãos de controle
interno já existentes na Administração Direta e Indireta da estrutura do Poder Executivo.
Raphael Machado é Pesquisador em Computação no Inmetro e Professor no Instituto de Computação da UFF. No Inmetro, é coordenador do projeto SHCDCiber (Sistema de Homologação e Certificação de Produtos de Defesa Cibernética), além de docente permanente em dois programas de pós-graduação, o Programa Profissional de Metrologia e Qualidade e o Programa Acadêmico de Metrologia. Na UFF, é responsável pela cadeira de Segurança da Informação e atua no Programa de Pós-Graduação em Computação. É bolsista de produtividade pelo CNPq (nível 1D) e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Possui artigos em periódicos e anais de conferências internacionais de primeira linha, organizou inúmeros eventos acadêmicos nacionais e internacionais, e coordenou vários projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, os quais deram origem, não apenas, a publicações de impacto, mas a patentes, serviços, aplicativos de software e produtos de defesa.
Alan Oliveira de Sá é Doutor em informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2019), mestre em engenharia eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2015) e engenheiro eletrônico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET, 2006). Atuou como Oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha na área de sistemas navais de defesa. Atualmente é professor no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk e Pesquisador Sênior no Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval, Marinha do Brasil. Possui diversos trabalhos sobre segurança cibernética de sistemas industriais e infraestruturas críticas publicados em periódicos e conferências nacionais e internacionais. Seus interesses pesquisa incluem segurança cibernética, sistemas de defesa, sistemas de controle industrial e sistemas inteligentes.
Marcos Sêmola é Executivo de tecnologia da informação, especialista em governança, risco e conformidade, professor da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral, palestrante, escritor com cinco livros na área de segurança informação, conselheiro da ISACA, ABINC, Instituto SmartCity, membro fundador do Conselho Empresarial Brasileiro para Segurança Cibernética, mentor de startups Endeavor e investidor membro da Anjos do Brasil. Bacharel em Ciências da Computação pela UCP e especialização em Estratégias Disruptivas pela Harvard Business School, em Negociação pela London Business School, MBA em Tecnologia Aplicada pela FGV e é mestrando em Segurança da Informação pela UFF e em Inovação pela HEC Paris, possui certificações profissionais internacionais nas áreas de segurança da informação e privacidade: CISM®, CDPSE®, PCS-DSS®, EXIN PDPP® e ISO27K®.
Carlos Albuquerque é Assessor-Chefe da ASPAE CGE RJ , palestrante sobre Ameaças Contemporâneas, no Mestrado estudou o risco terrorista com foco em ameaças inteligentes, é uma das lideranças do Laboratório de Análise da Decisão e do Risco da CGE-RJ. Cursa o Doutorado em Computação na UFF no tema Governança da Segurança Cibernética, e Cibersegurança e Proteção Digital de Negócios na FIA Business School. Analista de Inteligência Estratégica (CSIE ESG 2013), tem certificação em Privacidade (EXIN-PDPF) e cursou Cybersecurity for Managers no MIT Sloan School of Management.