Informações

O desenvolvimento tecnológico, buscando ampliar as capacidades do ser humano na exploração do universo subaquático, tem permitido à humanidade alcançar conhecimentos em profundidades cada vez maiores. Consequentemente, as descobertas de fontes de recursos naturais nos fundos marinhos entraram na agenda internacional, incrementando o interesse global no tema.

O CEPE-MB, no cumprimento de suas atribuições, promove o presente seminário para fomentar a reflexão institucional da Marinha do Brasil, bem como de outros órgãos governamentais com responsabilidades marítimas, acadêmicos, pesquisadores e estudantes, entre outros segmentos da sociedade brasileira interessados no desenvolvimento do país por meio da última fronteira de nosso planeta.

Os interesses científicos, comerciais, ambientais, de segurança e de defesa relacionados aos fundos marinhos exigem que os Estados, destacadamente aqueles que assinaram e ratificaram a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), reforcem a atenção sobre o tema e repensem suas responsabilidades quanto à exploração/explotação sustentável dos recursos existentes e, inexoravelmente, a segurança e a defesa dos seus interesses nesse espaço específico.

O conhecimento a respeito dos fundos marinhos é o ponto de partida. Conhecer esse ambiente sob nossa responsabilidade é o que nos permitirá compreender os sistemas e subsistemas existentes, sendo a exploração científica dos fundos marinhos uma fase fundamental para o processo.

Somente assim, após a obtenção de melhor compreensão desse ambiente, será possível identificar o que e o como pode ser protegido e explotado de forma sustentável. As atividades de segurança e defesa são necessárias para que se possa garantir a execução das atividades econômicas e de pesquisa científica no mar e, sobretudo, a preservação dos interesses que por direito, nos correspondem. Adicione-se a Consciência Situacional Marítima (CSM) a ser materializada pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) como mais uma ferramenta de conhecimento sobre o mar de interesse brasileiro. Nesse sentido, a Segurança Marítima e a Defesa Naval são atribuições diretamente relacionadas às responsabilidades da Marinha do Brasil.

Para bem auferir os benefícios econômicos, sociais, segurança e defesa dos recursos vivos e não vivos dos fundos marinhos da Amazônia Azul, entre outros interesses brasileiros no mar, faz-se necessário prosseguir os debates com a sociedade brasileira, entendendo que o Brasil se encontra em um processo de identificação das possibilidades futuras.

Enfim, trata-se de uma oportunidade para compartilhar ideias e preocupações com a sociedade brasileira e conhecer melhor os desafios a serem enfrentados .

O seminário contará com a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério das Minas e Energia (MME), da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SeCIRM), de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Guerra Naval e do Programa Fundo Oceânico da Amazônia Azul (PROFOCAZ).

A palestra principal (keynote address) será proferida pelo Senhor Raul Jungmann, ex-Ministro das pastas de Defesa, Segurança Pública, Política Fundiária e Desenvolvimento Agrário em diferentes governos, sendo, na atualidade, o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Traje: Militares 5.5 ou equivalente e Civis: Passeio

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro

Saiba mais

Raul Belens Jungmann Pinto

Saiba mais

Contra-Almirante RICARDO JAQUES FERREIRA

Saiba mais

Prof. Dr. MARCELO SPERLE DIAS

Saiba mais

Prof. Dr. SIDNEY LUIZ DE MATOS MELLO

Saiba mais

Prof. Dr. DAVID MAN WAI ZEE

Saiba mais

Prof. Dr. JOÃO LUIZ NICOLODI

Saiba mais

Sr. JOSÉ LUIZ UBALDINO DE LIMA

Saiba mais

Professor Doutor Nival Nunes de Almeida

Saiba mais

Prof. Dr. CLEVERSON GUIZAN SILVA

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Alte Esq (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro, Presidente do CEPE-MB Abertura

Raul Belens Jungmann Pinto Palestra

Painel 1 – Exploração Científica Painel

Intervalo Intervalo

Painel 2 – Explotação Sustentável e a Defesa Painel

Alte Esq (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro, Presidente do CEPE-MB Encerramento

Credenciamento

A sua presença deverá ser confirmada através do Credenciamento na Recepção do Evento, com a apresentação do VOUCHER (comprovante de inscrição impresso junto com um documento de identificação com foto).

Importante: Os Certificados de Participação conferidos pelo CEPE-MB somente serão disponibilizados áqueles que forem devidamente Credenciados, ou seja, tiverem sua presença confirmada.

Traje: Militares 5.5 ou equivalente e Civis: Passeio.

Visite a nossa página na internet: http://www.marinha.mil.br/cepe       

Escola de Guerra Naval

Avenida Pasteur, 480

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Escola de Guerra Naval

Ver no mapa

Avenida Pasteur, 480

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha - CEPE-MB

Dedicado aos Estudos Marítimos e inserido na estrutura do Estado-Maior da Armada (EMA), o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB) é o Think Tank Institucional da Marinha do Brasil (MB). Por meio de encontros acadêmicos e profissionais, com o propósito de debater questões relacionadas à Defesa Nacional e ao pensamento político estratégico marítimo brasileiro, o CEPE-MB tem como uma de suas tarefas obter conhecimento e promover sua reflexão internamente à instituição MB e junto à sociedade, divulgando os resultados desses encontros e estudos. Não é por outro motivo que seu mote é “Conhecer - Refletir – Divulgar”. Contudo, seus produtos e visões de seus colaboradores não refletem, necessariamente, o pensamento da Marinha do Brasil.

Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro

Presidente do CEPE-MB


FORMAÇÃO

  • Escola Naval (1977 a 1980)

  • Curso de Comando de Infantaria de Marinha, na Espanha, (1990-1991)

  • Curso de Comando e Estado-Maior Naval para Oficiais Infantes de Marinha, na Argentina (1997)

  • Curso de Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (2005)

  • MBA em Gestão Internacional – COPPEAD/UFRJ (2005)

  • Doutorando em Estudos Estratégicos e Segurança - INEST/UFF

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS RELEVANTES NA MARINHA DO BRASIL

  • Comandou o Corpo de Fuzileiros Navais de 2020 a 2021;

  • Atualmente é o Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB).

TRABALHOS PUBLICADOS

  • A participação das Forças Armadas Brasileiras em Operações de Manutenção da Paz como instrumento da política externa brasileira e seus reflexos para o poder naval. (Tese apresentada ao Curso de Política e Estratégia Marítimas). Rio de Janeiro: EGN, 2005. 109 fls.

  • ZUCCARO, Paulo Martino. Tendência global em segurança e defesa cibernética – reflexões sobre a proteção dos interesses brasileiros no ciberespaço. In: BARROS, Otávio Santana do Rêgo; GOMES, Ulisses de Mesquita (org.) Desafios Estratégicos para Segurança e Defesa Cibernética. Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2011. p. 48-77.

  • Kosovo: lições de uma guerra "atípica". In: O Anfíbio, v. 20, nº. 19. Rio de Janeiro, 2000. p. 59-67.

  • Evacuação de não-combatentes, tarefa do conjugado anfíbio. In: O Anfíbio, v. 22, nº. 21. Rio de Janeiro, 2002. p. 4-11.

  • Novos navios anfíbios. In: O Anfíbio, v. 22, nº. 21. Rio de Janeiro, 2002. p. 41-48.

  • Síntese do Relatório GT ALFA. in: O Anfíbio, v. 34. Rio de Janeiro, 2016. p. 46 - 73.

  • O início da MINUSTAH e os ensinamentos para a mobilização de Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. in: O Anfíbio, v. 35. Rio de Janeiro, 2017. p. 4 - 13.

  • Carros de Combate para o CFN - uma abordagem histórica e perspectiva de evolução. in: O Anfíbio, v. 36. Rio de Janeiro, 2018. p. 60 – 79.

  • A Logística do Brasil na MINUSTAH. In: BRAGA, Carlos Chagas Vianna; FERREIRA, Adler Cardoso (org.). In: 13 anos do Brasil na MINUSTAH: lições aprendidas e novas perspectivas. Rio de Janeiro: CIASC, 2019. p. 167-187.

Raul Belens Jungmann Pinto

Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)


Raul Belens Jungmann Pinto é o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) desde março de 2022. Ele aporta toda sua experiência para liderar o Instituto e as mineradoras associadas a estruturar um audacioso processo de transformação do setor mineral brasileiro, de modo a torná-lo ainda mais seguro, sustentável e responsável. As trajetórias profissional e política de Raul Jungmann se entrelaçam ao longo dos anos. Entre as passagens mais marcantes em seu histórico, destacam-se os períodos em que foi ministro de Estado por quatro gestões, nas pastas da Política Fundiária (1996-1999), do Desenvolvimento Agrário (1999-2002), da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018-2019). Foi deputado federal por três mandatos: 2003-2006; 2007-2010; 2015-2018. Desempenhou, ainda, funções de alta expressão em outros ministérios, bem como em órgãos importantes, quando, por exemplo, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); fundou e presidiu ONGs; integrou diversos conselhos de administração de organizações relevantes. Foi condecorado em três ocasiões pelo Governo do Brasil pelos seus relevantes serviços ao país.

Contra-Almirante RICARDO JAQUES FERREIRA

Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.


O Almirante JAQUES ingressou na Marinha em 1990, sendo declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1993. Foi promovido a Contra-Almirante em 25 de novembro de 2021. É oficial do Corpo da Armada e possui os seguintes cursos: Graduado em Ciências Navais, com habilitação em Armamento, pela Escola Naval e aperfeiçoamento em Armamento. Pós-Graduado em Ciências Navais (Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - Sistema de Ensino Naval equivalência a Mestrado) e Curso de Política e Estratégia Marítimas (Sistema de Ensino Naval equivalência a Doutorado) ambos pela Escola de Guerra Naval. Foi instrutor no Navio-Escola Brasil, Oficial de Ligação da Marinha na Joint Interagency Task Force South em Key West (EUA). Exerceu os seguintes comandos operativos: Navio-Patrulha Guanabara, Navio-Auxiliar Pará e o Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Foi Chefe do Estado-Maior do Comando do 4° Distrito Naval, Capitão dos Portos do Rio de Janeiro e Diretor de Assistência Social da Marinha. Atualmente é o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Prof. Dr. MARCELO SPERLE DIAS

Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO-RJ)


O Prof. Dr. MARCELO SPERLE DIAS é Oceanógrafo (1989) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Geofísica (ON-CNPq, 1992) e Doutor em Geofísica (ON-CNPQ/LDEO, 1997) pela Columbia University. É Professor Associado da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). Pesquisador e Consultor Sênior, com 35 anos de atuação na Academia e no mercado empresarial. Suas áreas de pesquisa abrangem: geologia e geofísica marinha, geofísica ambiental, geomorfologia costeira e mineração submarina. É líder do Grupo de Pesquisa em Oceanografia Geológica da UERJ (GPOG/UERJ, CNPq, v.10). Atualmente é o Vice-Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO-RJ) e Perito da International Seabed Authority (ISA).

Prof. Dr. SIDNEY LUIZ DE MATOS MELLO

Gestor Sênior de Pesquisa e Pós-Graduação na Faculdade CESGRANRIO


O Professor Sidney Mello é Geólogo (1981), possui mestrado em Geologia (1993) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado (1999) em Geofísica Marinha pela School of Earth Sciences/University of Leeds. Também é PhD em Ciências da Terra pela Escola de Ciências da Terra da Universidade de Leeds. Foi pesquisador Visitante no Lamont-Doherty Earth Observatory (1984-1985) e realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental. Foi Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Representante do Brasil em Comissões Internacionais nas áreas de Geologia e Geofísica marinha, Membro do comitê executivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui as seguintes condecorações: Medalha do Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil e Medalha do Mérito Aeronáutico da Força Área Brasileira. As áreas de atuação, no desenvolvimento de projetos de pesquisas, são: Geologia, Oceanografia Geológica, Geofísica Marinha e Gestão da Educação Superior e Tecnológica. Atualmente é Gestor Sênior de Pesquisa e Pós-Graduação na Faculdade Cesgranrio; Membro Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – Cembra; Professor Titular e Pesquisador da Universidade Federal Fluminense na área da Educação e Ciências do mar, com foco em estudos costeiros e oceânicos, com uma extensa lista de publicações no Brasil e exterior; e Membro titular da Academia Brasileira de Educação.

Prof. Dr. DAVID MAN WAI ZEE

Professor Adjunto de Oceanografia da UERJ


O Prof. Dr. David Zee possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Coastal and Oceanographic Engineering - University of Florida (1980) e doutorado em Geografia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Costeira e Impactos Ambientais em Ecossistemas Urbanos-Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de impacto ambiental, poluição urbana, erosão costeira, balneabilidade, qualidade de vida e monitoramento ambiental. Consultor técnico em Estudos de Impacto Ambiental, Auditoria Ambiental e Perícia Ambiental. É presidente do Conselho Consultivo da ONG Defensores da Terra e Vice-Presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca-RJ.

Prof. Dr. JOÃO LUIZ NICOLODI

Coordenador-Geral do Planejamento Espacial Marinho


Professor Associado do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre em Geociências pela mesma Universidade (2002) e pela Universidade Politécnica da Catalunya UPC (Barcelona) em 2009 (Máster Internacional Gestão de Zonas Costeiras e Estuarinas). É doutor em Ciências, com ênfase em Geologia Marinha pelo Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica - CECO da UFRGS (2007). Atuou na Coordenação Nacional do Gerenciamento Costeiro e Marinho, no Ministério do Meio Ambiente de 2004 a 2009. Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós Graduação em Oceanografia da FURG entre 2010 e 2012 e Coordenador do mesmo PPG entre 2012 e 2014. Atua no Programa em Pós Graduação em Geociências da UFRGS e no Programa em Pós Graduação em Geografia da FURG. Foi membro do Comitê Executivo do Programa Global de Observação dos Oceanos (GOOS/Brasil) entre 2005 e 2017. É representante suplente da FURG na Comissão Municipal sobre mudanças climáticas dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. É representante titular do Ministério da Educação (MEC) no Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (GI-GERCO) e suplente no Comitê do Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC), ambos da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

Sr. JOSÉ LUIZ UBALDINO DE LIMA

Coordenador-Geral de Geologia e Recursos Minerais do Ministério das Minas e Energia


O Sr. José Luiz Ubaldino de Lima é servidor público federal concursado des de 2008, pertencente à carreira de Analista de Infraestrutura. Sua formação acadêmica possui graduação em engenharia geológica (1988) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pós-graduação lato-sensu em Ger. Micro e pequenas empresas (1999) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental (2007) pela FUNEDI, da Universidade do Estado de Minas Gerais e MBA em Gestão Empresarial, com ênfase em estratégia (2011) pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (FGV-DF). Em sua experiência profissional na iniciativa privada possui passagem pelos seguintes cargos: Coordenador de Pesquisa Geológica, entre 1991 e 2003; Gerente-Geral de Geologia e Meio Ambiente e Ger. de Geologia e Planejamento de Mina; e no Ministério de Minas e Energia como: Coordenador-Geral de Política e Programas para Mineração (SGM/MME), 2009 a 2013; Diretor em Exercício de Geologia e Produção Mineral (SGM/MME), out/2013 a 2016; Coordenador-Geral de Geologia e Recursos Minerais (SGM/MME), 2016 a 2023 e Diretor de Geologia e Produção Mineral (DGPM/SNGM-MME, 2023 até o momento. Foi membro MME do Conselho Fiscal da CPRM 2017 a 2022 e representante titular do MME na Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), em várias oportunidades e é o Coordenador do Comitê Executivo do REMPLAC/CIRM.

Professor Doutor Nival Nunes de Almeida

Colaborador do CEPE-MB


NIVAL NUNES DE ALMEIDA é Engenheiro Eletricista, graduado em 1982, pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui os títulos de: Mestre (1988) e Doutor (1997) em Engenharia Elétrica pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como, o de Professor Emérito da UERJ (2023). Atualmente, é professor colaborador, desde sua aprovação na CAPES (12/2023), do Programa de Pós-graduação em Energia e Sociedade - Mestrado Profissional - do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Foi Reitor da UERJ de 2004 a 2007, onde nesta universidade, (de 1984 a 2018), exerceu as atividades de: chefe do Depto de Engenharia de Sistemas e Computação, vice-diretor e diretor da Faculdade de Engenharia, do Centro de Tecnologia e Ciências e é Professor Titular aposentado da mesma Faculdade. Na UERJ foi por diversas vezes agraciado com o título de Paraninfo e Patrono, e, além disso, atuou como docente permanente, no campo de Sistemas Inteligentes, do Mestrado Acadêmico em Eletrônica. Exerceu ainda a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB, 2006-2007) e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE, 2011-2016); foi membro titular dos Conselhos Estaduais de Cultura (2004-2006) e de Educação do Rio de Janeiro (2005-2013). Tem a honra de ter sido agraciado com importantes distinções, destacando-se: Medalha Tiradentes (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), a Grande Medalha da Inconfidência (Governo de Minas Gerais), o título de Chevalier dans l'Ordre des Palmes Académiques (République Française - Ministère de L'Éducation Nationale), a Medalha Mérito Tamandaré e a Ordem do Mérito Naval (Marinha do Brasil), a Medalha do Mérito Social Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e a Medalha da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Prof. Dr. CLEVERSON GUIZAN SILVA

Professor Titular no Departamento de Geologia e Geofísica Universidade Federal Fluminense


Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia - Duke University, EUA (1991). Professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra - UFF. Membro do Comitê Editorial da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics). Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em ambientes deposicionais costeiros e marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) processos sedimentares e arquitetura deposicional em sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens continentais (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) hidratos de gás e estabilidade do fundo submarino; (4) estratigrafia e evolução de ambientes sedimentares costeiros quaternários; (5) diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas. Coodenador de Projetos Internacionais em convênio CAPES-COFECUB com a Université Pierre et Marie Curie, Paris VI e Université de Lille II e convênio CAPES-MINCyT, com a Universidade de Mar del Plata. Participa de diversos convênios internacionais com universidades francesas (Lille, Paris, Brest, Caen), com a Universidade de Duke (EUA) e com a Université Libre de Bruxelles. Coordenador de projetos de pesquisa junto às redes de tecnologia da Petrobras/ANP. Atualmente é Professor Titular no Departamento de Geologia e Geofísica Universidade Federal Fluminense.