A aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD), do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, tem como o tema "Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão", e será ministrada pela Profa. Dra. Rachel Gouveia Passos, autora do livro em este título.
Rachel Gouveia Passos é Assessora Técnica Especializada do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde (DESME/SAES/MS); Professora Adjunta lotada no Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.
O livro da autora, "Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão" (Hucitec Editora), é oriundo da pesquisa do pós-doutorado, realoca para o centro do debate da Saúde Mental, da Criminologia e dos Direitos Humanos a saúde mental das mulheres negras. A partir de uma atuação profissional mergulhada no tripé ensino, pesquisa e extensão buscou-se pela lógica da encruzilhada tecer uma análise teórica e prática que tenha como base o pensamento decolonial, antirracista e antimanicomial. Dessa maneira, objetivou-se apresentar a/o leitora/leitor a produção do sofrimento e do adoecimento psíquico materializada nos modos de vida e processos de subjetivação das mulheres negras brasileiras, a partir das experiências de mães de vítimas de violência armada. Na cena contemporânea, está ocorrendo a intensificação da psiquiatrização, psicologização, medicalização, patologização e farmacologização das particularidades e singularidades, reduzindo-se a experiência do sofrimento e/ou adoecimento psíquico como um problema individual. Assim, torna-se urgente identificarmos as expressões desse fenômeno na experiência de corpos e subjetividades periféricos e favelados. Nesse caminho, espera-se proporcionar inquietações e contribuições demonstrando que a aniquilação da população negra atravessa todas as dimensões da vida social, e aqui, destaca-se a saúde mental. Para isso torna-se necessário a ampliação do debate com diferentes saberes possibilitando desvelar as contradições basilares da sociedade brasileira. Portanto, é preciso fortalecer a luta antimanicomial para que seja radicalmente antirracista, decolonial e feminista e, assim, se afirme a liberdade, a emancipação e os direitos humanos. (sinopse do livro acessada no site da editora)
A aula acontecerá no dia 25 de setembro de 2023, no Auditório João Gonçalves, do PAF1, em Ondina,das 18:30h às 21h.
Na ocasião haverá sessão de autógrafos.
O evento será certificado. O certificado será encaminhado para o e-mail registrado no ato da inscrição.
Bem vindes ao novo semestre letivo!
Organização: Colegiados do PPGNEIM e BEGD
Contatos:
ppgneim@ufba.br
generoediversidade@ufba.br