Em animais produtores de carne,o rendimento de carcaça é uma característica importante para avaliar, uma vez que quanto mais carne produzir, maiores os ganhos com a atividade. Antigamente, somente podíamos analisar depois do animal abatido, ou seja, quando não poderíamos mais utilizá-lo para a reprodução. Uma evolução surgiu quando passamos a analisar, através da ecografia, a imagem dos animais vivos, possibilitando identificar os animais superiores em produção de carcaça.
Com dados objetivos, através de uma analise da imagem obtida com auxílio do ultrassom, melhorar a produção de carne identificando os animais mais produtivos.
E como essa característica está associada a produção? Já se sabe que animais com maior AOL - Área de Olho de Lombo, tem maior rendimento cárneo. E essa característica é herdável, ou seja, passa para os filhos.
Podemos utilizar só a balança para identificar animais com maiores ganhos de peso, por exemplo. Mas o ganho é muito maior (e mais rápido), se associamos também a característica de carcaça (rendimento) na Seleção do rebanho. Mais ganhos, mais retorno financeiro.
Se interessou? Então se inscreve. É gratuito.
Teoria online: 10 de agosto, das 14h às 16h (horário de Brasília). Aberto a todos os interessados.
Prática: 24 de agosto, 8h30 na Expointer 2024, Esteio, RS. Exclusiva para sócios da Caprisul