EMENTA
Compreender e Exercitar a filosofia prática da CNV, com foco nas origens dos conflitos interpessoais e na comunicação, o papel do diálogo e do ambiente de trabalho e gerencial, com vistas às soluções relacionais e participativas.
OBJETIVO
Introduzir a capacitação em comunicação não violenta das relações na busca por prevenção, manejo e transformação dos conflitos internos e externos, bem como pacificação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeiro dia:
Apresentações e sentimentos. Exercício de presença e consciência. Contexto. A Motivação, intenção, decisão e disciplina para vencer. Obstáculos da dicotomia Bem X Mal. Punição e vingança. Fundamentos e conceitos em CNV como Filosofia do Coração – core e empatia. Modo de vida do cuidado – base para todos os métodos. A vida como contato e Relações e Conflitos – crescimento. O obstáculo da Negatividade e a entrada na Confiança - nossa natureza humana. A construção do olhar e do campo relacional e sistêmico.
Segundo dia:
Etiologias universais e funções dos Conflitos humanos O problema do julgamento moral e da patologização. O Diálogo real. Presença. Escuta potente e papel das Perguntas. Aspectos Comunicacionais – tomada de consciência (pensamento, emoção, corporeidade, relacional) e mundo da Linguagem. A Linguagem inadequada e a CNV – Exemplos e análise de casos. Uso de bonecos/papéis em CNV.
Terceiro dia:
O Método principal da CNV. Comunicação e percepção emocional e sistêmica. Postura relacional e uso das frases e seus efeitos. Exercícios do Diálogo. O método da escuta transformadora e empatia(M.L. Pelizzoli). Exercícios de CNV. Perguntas e Respostas. Casos. O uso da CNV no âmbito Organizacional. Conexão da CNV com Práticas Circulares e Restaurativas. Aspectos maternos e paternos da disciplina. Breve conexão da CNV com Psicologia do Self e sistemas internos com foco em conflitos: Compreensão dos papéis (personas) que utilizamos.
Quarto dia (bônus):
Experiências e vivências com professoras convidadas.
METODOLOGIA DETALHADA
Curso on line reflexivo. Análise de casos e chat.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PELIZZOLI, Marcelo L.. “Comunicação Não Violenta (CNV)”. Cartilha. Recife: EDR- UFPE, 2020. www.ufpe.br/edr.
ROSENBERG, Marshall. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006.
. A linguagem da paz em um mundo de conflitos. SP: Palas Athena, 2018.
___________. O surpreendente propósito da raiva. SP: Palas Athena, 2019.
LINK PARA ASSISTIR AS AULAS DO CURSO
Será feito um grupo no whatsapp onde serão enviados os links das aulas, avisos e materiais do curso.
CERTIFICADO:
Será oferecido pelo Professor Marcelo Pelizolli certificado para quem alcançar 75% (setenta e cinco por cento) de presença.