Mutirão Tecnológico Social

18 de setembro de 2019, 15h00 até 31 de dezembro de 2019, 23h59

IFB Planaltina, Brasília, DF

Informações

As inscrições NO EVENTO MINISTRADO NO IFB são livres e gratuitas, contam créditos para alunos da UnB e IFB com certificação concedida em quatro módulos:
1- COLHEITA E MANEJO;
2- TRATAMENTO E IMUNIZAÇÃO;
3- ESTUDO DE ESTRUTURAS E MAQUETES;
4- CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES E ESTRUTURAS DE APOIO.

As atvidades acontecerão simultanemente de segunda a sábado das 8:00h às 17:00h e a certificação será pela somatória de presença aferida pela lista de chamada assinada pelo aluno em cada atividade.
*Carga horária mínima de 40h para certificação por módulo desejado.

Após a inscrição acesse o lik do grupo no wapp e fique por dentro das atividades:
https://chat.whatsapp.com/G5ajgMLC1Fi6egQLpXtUNL

Este mutirão tem o desafio de realizar o manejo de erradicação de uma espécie asiática de bambu que se alastra sem controle por uma reserva ecológica e a utilização da matéria prima no desenvolvimento de tecnologias para a geração de emprego e renda. O projeto visa dar formação básica para agentes multiplicadores de técnicas ancestrais de uso do bambu desde a alimentação a construção de habitações, por meio de cursos livres e gratuitos ou a preços populares oferecidos por pessoas e instituições parceiras. VOCÊ PODERÁ SE INSCREVER COMO ALUNO, PALESTRANTE, INSTRUTOR OU VOLUNTÁRIO, EM QUALQUER UM DOS MÓDULOS OFERECIDOS E EM QUANTAS OFICINAS DESEJAR*. ESTE CHAMADO É DESTINADO A QUALQUER PESSOA QUE TENHA INTERESSE EM CONTRIBUIR COM A POPULARIZAÇÃO DO BAMBU permitindo envolver comunidades no trabalho de manejo de bambuzais exóticos ou nativos existentes em suas proximidades para o seu aproveitamento na geração de autonomia sustentável às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A coordenação é do Laboratório de Pesquisas em Construções e Fazeres Sustentáveis - LaPeCFaS, projeto de extensão de ação continuada da FUP/UnB (PEAC60224) em parceria com o Laboratório de Práticas Agroecológicas - LAPA, da Escola Superior de Agroecologia, IFB campus Planaltina. O projeto cumpre os editais de pesquisa e extensão RIFB 40 e 41/18 com a proposta da criação de uma Unidade Comunitária para Tratamento de Bambu iniciada em maio/19 com a construção de um forno ecológico para geração de vapor, alimentado com lenha de bambu e filtragem de fumaça. Esta temporada propõe além do manejo e colheita, o acompanhamento dos testes de eficiência do tratamento em estudo e a construção de um galpão inteiramente de bambu para abrigar o forno que se encontra em fase de acabamento.

As oficinas e palestras ofertadas por parceiros e voluntários, serão incluidas na programação ao longo do período de inscrições até 1/12/2019.

INSCREVA-SE, COMPAREÇA! Queremos saber quem você é. Você bambuzeiro ou pesquisador experiente de QUALQUER PARTE DO BRASIL, quando vier Brasília faça-nos uma visita e agende uma palestra ou vivência NO PROJETO. Precisamos muito ouvir a sua fala. Vamos debater as dificuldades e propor soluções para os problemas de inclusão social na cadeia produtiva e fazer do bambu uma opção de matéria para a formação e capacitação profissional no sistema público. Queremos o Bambu no programa de ensino de Agroecologia em TODOS os campi do IF no país. Se você vai realizar um curso ou evento em sua cidade e pretende participar deste mutirão, abra vagas sociais e divulgue a sua tecnologia para melhorar as condições de vida no planeta. Sua contribuição é muito importante para este movimento. Teremos muito prazer em divulgar a sua ação.

Muito obrigado.

Data do evento

18 de setembro de 2019, 15h00 até 31 de dezembro de 2019, 23h59

Local do evento

IFB Planaltina

Rodovia DF-128 km 21

Setor Residencial Mestre D'Armas (Planaltina) , Brasília - Distrito Federal