Evento Gratuito
Bibliotecas são a manifestação física do senso de comunidade, colaboração, cooperação e favorecimento da integração, onde as pessoas podem, através de tecnologias digitais inovadoras, ter acesso ao conhecimento e cultura em espaços que promovem o desenvolvimento das habilidades que necessitam para participar plenamente da transformação digital. As Bibliotecas impulsionam o desenvolvimento técnico-científico, apóiam os setores criativos, econômicos e sociais, impulsionam a cultura e a educação através de ações para a leitura, a escrita, a alfabetização digital e a competência informacional das pessoas. As Bibliotecas são criadoras e curadoras de conteúdos impressos e, sobretudo, digitais agregando valor e compartilhando através de diversas plataformas. As bibliotecas apoiam a inclusão, a equidade e a igualdade pois permitem às pessoas, qualquer uma, a criar novas obras utilizando os materiais e as tecnologias de suas coleções. Os usuários das Bibliotecas se beneficiam do acesso a milhões de livros, manuscritos, periódicos, mapas, multimídia e uma infinidade de outros materiais. São as Bibliotecas, com a atuação dos Bibliotecários, o veículo de apropriação e disseminação da Informação para toda a sociedade.
Já no Século XVII a ideia da Biblioteca Pública era a de fornecer acesso irrestrito à informação como catalisador ao livre pensar, abandonando, pois, a utopia da Biblioteca de Alexandria em acumular documentos. A biblioteca passa a fornecer, também, informação sobre onde o usuário poderia encontrar o documento buscado para além desta.
Assim, o II Seminário BBM de Bibliotecas Digitais - em REDE (Políticas, Metodologias, Tecnologias) traz para a discussão a importância das Redes e Sistemas de Bibliotecas como estratégia para a gestão e disponibilização da informação histórico-cultural e técnico-científico, levando em consideração:
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As estratégias, políticas, responsabilidades (gerenciais e operacionais) para o desenvolvimento de redes e sistemas de informação institucionais, regionais, internacionais e temáticos;
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As metodologias, instrumentos e modelos colaborativos e cooperativos para a gestão da informação histórico-cultural e técnico-científico;
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As tecnologias (plataformas e linguagens), normas e padrões, além das melhores práticas a serem adotadas;