BIBLIOTECAS PRISIONAIS EM DEBATE

BIBLIOTECAS PRISIONAIS EM DEBATE

Faça sua inscrição
Segunda, 10 de setembro de 2018 Das 18:30 às 21:00
Niterói, RJ Auditório InterArtes

Sobre o Evento

A próxima edição do Encontro Trocando Experiências tem o prazer de receber Catia Lindemann, presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP), para proferir palestra sobre BIBLIOTECAS PRISIONAIS na Universidade Federal Fluminense.

A instalação de unidades de informação em estabelecimentos penitenciários é assegurada pela Lei de Execuções Penais há mais de três décadas, mas a ausência de debates e reflexões sobre o tema é flagrante. Ao longo deste ano em que comemora-se o septuagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, desejamos enfatizar que o acesso à informação é um direito previsto em seu Art. 19 que também devem ser estendido às pessoas privadas de liberdade.

Nesse sentido, vamos buscar compreender as variáveis para que tal direito possa ser exercido, bem como quais as possibilidades de atuação da/o bibliotecária/o no ambiente do cárcere, algo que diz respeito diretamente à responsabilidade social dos profissionais da informação.

SOBRE A PALESTRANTE:

Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP), CATIA LINDEMANN é bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e ativista da biblioteconomia social com atuação em bibliotecas prisionais e mediação da leitura parapopulações socialmente vulneráveis.

ORGANIZAÇÃO & MEDIAÇÃO:
Profa. Jacqueline Cabral
Profa. Marielle de Moraes

LOCAL:
Auditório InterArtes (sujeito à lotação)


O Encontro Trocando Experiências reúne especialistas para debater questões atuais do campo informacional e, por meio de sua trajetória, incentivar o desempenho científico e profissional das alunas e alunos da graduação e pós-graduação na área, criando uma ponte entre o universo profissional e acadêmico.

REALIZAÇÃO:
Grupo de Pesquisa INFORMAÇÃO SOCIAL & DOCUMENTO (CNPq)

Departamento de Ciência da Informação (GCI)
Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS)

Local

Auditório InterArtes - 24210-590, Rua Professor Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro,

Organizador

Grupo de Estudos e Pesquisas INFORMAÇÃO SOCIAL & DOCUMENTO (CNPq)

APOIO: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)