Bit.Week 2022

Bit.Week 2022

Faça sua inscrição
De 16 a 20 de outubro Todos os dias das 13h00 às 18h00

Sobre o Evento

O Bit.Week é um evento de tecnologia e comunicação que acontece no bloco do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, em João Pessoa/PB, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT/MCTI. Uma semana de palestras, workshops, exposições e games, construída com o esforço conjunto de alunos do curso de Mídias Digitais e sua coordenação, desde 2013.

Nosso objetivo, além de apresentar a importância das novas mídias na comunicação, é possibilitar uma discussão para as suas aplicações no mercado de trabalho, na academia e na sociedade como um todo.

Ao me inscrever na Bit.Week 2022 declaro estar de acordo com TODAS as regras de segurança do evento concordando com o uso contínuo de Crachá de identificação e de estar a disposição dos agentes de segurança para vistoria de bolsas e mochilas, caso haja necessidade.

Programação

13h00 Abertura Abertura
Local: A máquina (auditório)

Mesa de abertura com debate sobre o filme : O Homem Bicentenário

com Cléber Morais e Lucio Vilar

15h00 A segurança jurídica do profissional digital na era das mídias Palestra
Local: O robô (TS2)

Adson Siqueira é Advogado, Especialista em Direito Administrativo e Mestre em Direitos Humanos. Atualmente discente do curso de Comunicação Mídias Digitais, dirige a @CampeãoFiltros empresa que oferece serviços gráficos de realidade aumentada para a plataforma instagram.

Luinne Gualberto é paraibana de Cajazeiras, advogada graduada pela UFCG; atualmente estudante do 4o período de Mídias Digitais e uma entusiasta da tecnologia ligada às interações sociais.

15h00 Processo criativo para identidade visual - Leo Guedes e Elson Morais (NEOPOP) Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Léonardo Guedes,
Designer com atuação multidisciplinar, estudante de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB, designer na Neopop Imaginária e apaixonado por identidade visual.

Elson Morais;
Formado pelo IFPB - Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo, em Design Gráfico no ano de 2019, essa caminhada começa muito antes da chegada em João Pessoa, meados de 2014, buscando oportunidades. Apaixonado pelas áreas de desenvolvimento de embalagem e editorial, vejo no design a versatilidade de contar a mesma história de formas diferentes.

15h00 Bota essa tira no papel - Lucas Nobrega Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

Quer fazer tirinha? Não sabe como começar? Vamos falar sobre como criar uma tirinha e pôr suas ideias em quadrinhos. Qualquer pessoa pode fazer uma tirinha: não é preciso ser um exímio desenhista para isso, basta ter uma boa ideia. Na oficina será trabalhada a estrutura de uma tira, algumas formas de contar a narrativa em quadrinho e a realização de uma tira individual.

16h00 Como criar uma carreira no TikTok - Isis Luna Palestra
Local: Auditório - A Máquina (Térreo)

Graduada no Curso de Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB com Mobilidade Acadêmica Internacional no Curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal.
Mestranda em Comunicação no PPGC - UFPB.
Coordenadora de CRM (Relacionamento e Mobilização) na Agência Mosh Digital

16h00 A estratégia de Comunidade da Juliette, do Airbnb e de outras grandes marcas - Pedro Paulo Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Você sabe o que é Gestão de Comunidades? A estratégia que está sendo usada por grandes marcas para se aproximar dos clientes e criar uma geração de fãs e influenciadores.

13h00 Satanic Panic nas Mídias Mesa-redonda
Local: Auditório - A Máquina (Térreo)

Debate sobre a temática de satanic panic das midias

13h00 Faça as perguntas certas: estratégias de marketing de conteúdo - Mateus Vilela Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Faça as perguntas certas: estratégias de marketing de conteúdo

13h00 'O OLHAR ALÉM DA IMAGEM' - Isa Diniz e Paula Basso Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

Isabella e Paula vão trazer reflexões sobre o fazer fotográfico como um processo mental, sensorial e de auto percepção; compartilhando diversas referências e artistas, vão permitir que os participantes possam experimentar novas possibilidades de ver e criar uma fotografia.

13h00 OFICINA'EPA! @animaufpb com stop-motion Workshop
Local: Estúdio - O Ciberespaço (2º andar)

Ricardo Pinto
é Tecnólogo em Vídeo Digital no DEMID. Com formação em Rádio e TV pela UFRN, já produziu alguns curtas, que participaram de festivais acadêmicos, nacionais e internacionais. Ministrou em Bitweeks passadas a oficina Don't Stop: Motion, que apresenta a técnica de maneira rápida, para que todos os participantes possam fazer a atividade prática e finalizar a ação com uma pequena produção.
Se você tiver interesse, traga boas ideias e se junte a nós no workshop

14h00 Ganhando dinheiro com a internet: Trafego pago para conversões - Jorge Albuquerque Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Gerente de expansão no Administradores.com, graduado em administração pela UFPB e MBA em BI com big data pela UNIPE.

Especialista em marketing digital e business intelligence, com + de 2 milhões de reais investidos em tráfego pago.Ex-presidente da EJA (empresa júnior de administração), bolsista do ODIN (projeto da ufpb), 1° lugar no vestibular, analista comercial no grupo BRF1 e embaixador do CHOICE

14h00 Escreva seu Filme hoje - Oficina de Escrita de Curta-metragem de Ficção - Helder Bruno Workshop
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Primeiramente serão abordadas estratégias e métodos de como escrever um curta-metragem de ficção, contando com a exibição de filmes mostrando as particularidades da forma narrativa que se diferem das do longa em termos de estrutura, mas também sua afinidade dramática. Após o momento teórico, iniciaremos a oficina de escrita, que abrangerá desde concepção de ideias, escrita de um argumento, apresentação de um Pitching e a escrita em formato cena master de uma única cena do argumento.

16h00 A morte da narrativas de marcas - Gabriel Paranhos Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

É fundador da Nuclens e criador do método Nuclens StoryBrand. Desde criança, Gabriel sempre gostou de coisas criativas e de aprender. A curiosidade sempre o impulsionou a buscar novos conhecimentos e habilidades. Foi assim que, há quase 10 anos, ele viu no design uma oportunidade de resolver desafios através da criatividade... Hoje, já tendo trabalhado com mais de 150 negócios — incluindo clientes internacionais —, Gabriel se dedica a ajudar marcas a encontrarem sua narrativa e transmitir sua mensagem do jeito certo, para se tornarem referência em suas áreas.

13h00 Imagens e as Leituras do Século XXI - Jorge Barcelos Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Possui graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e mestrado em Engenharia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado em Medias Digitais pela Universidade do Porto-Portugal (2022). Estudou Animação e Computação Gráfica na Escola Meliés/São Paulo.Tem experiência na área de Artes e Design de Produtos, com ênfase em Desenho e Ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: Animação, Desenvolvimento de produtos cerâmicos, Linguagem visual, Desenho artístico e de produtos, Desenvolvimento de personagens e cenários, Storyboard, Animatic, Roteiro, Modelagem 3D, Pintura Digital,Teoria da Imagem, História da Arte, Design Cerâmico e Literacia Visual.

13h00 Anatomia simplificada para artistas - Alberto Pessoa Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

Workshop voltado para estruturação do desenho de personagens, com foco na anatomia simplificada de homens e mulheres. A oficina irá mostrar como estruturar cabeça, tronco e membros, além de dar dicas de como desenvolver anatomia dinâmica e estilizada. Workshop realizado com lápis, papel e referências fotográficas. Atenção: as fotos apresentadas contém nudez, portanto a oficina será para maiores de 18 anos.

14h00 Processo criativo, trajetória, experiências e lançamento de Bom dia, Socorro - Paulo Moreira Palestra
Local: Auditório - A Máquina (Térreo)

Paulo Moreira é ilustrador e quadrinista paraibano, e entrou no mundo dos quadrinhos em 2016 fazendo tirinhas de humor na internet. Em 2017, lançou de forma independente sua primeira HQ, Operação Dragão Negro, publicada posteriormente em e-book pela Conrad Editora. Parte de suas tirinhas estão compiladas nos livros independentes Mar menino, Mar minha gente e Ana, Mosquinha e Lagatixinha, e seu trabalho mais recente, Bom dia Socorro, foi publicado pela Conrad.

14h00 Desventura no Motion design - Allan K. Silva Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Allan K Silva, sou integrante da equipe da Lamp, editor de vídeos e motion designer.
Sou graduando do curso de Mídias Digitais, na UFPB, e sou professor de Edição de Vídeo e Introdução ao Motion Design, tendo já oferecido treinamentos e workshops em mais de 20 instituições.

15h00 Como iniciar e ter uma carreira internacional no mercado de games - Marisardo filho Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Sendo atualmente Lead Game Designer na Aesir Interactive, em Munique (Alemanha), Marisardo Filho atua no mercado de jogos digitais há mais de 12 anos, tendo mestrado e doutorado na área de game design. Possui experiência na produção de diversos gêneros de jogos, para plataformas mobile, web, PC e consoles, tendo trabalhado em empresa de São Paulo, Curitiba, Canadá e Alemanha.

16h00 Novos rostos no cenário de HQs no DEMID Mesa-redonda
Local: Auditório - A Máquina (Térreo)

Alberto Pessoa é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é docente do Curso de Comunicação em Mídias Digitais desde 2010. É autor de histórias em quadrinhos e seu projeto mais recente é Abdul Alhazred - A Origem do Necronomicon, em parceria com o roteirista Romeu Martins pela editora Skript.

17h00 Do sonho à marca: o passo-a-passo da criação de um pequeno negócio. - Mari Leão Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Especializada em gerenciamento de Redes e Identidade Visual, a empresa que carrega como lema "criando a marca que você quer deixar no mundo" já participou da realização do sonho de +60 empresas.

13h00 Por Dentro dos Circuitos Analógicos dos Jogos de Tabuleiro - Glaudiney Mendonça Palestra
Local: TS2 - O Robô 1º andar

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Jogos, Narrativas, Mitologia e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Gamificação, Narrativas Multimídia, Psicologia Analítica, Contos de Fadas e Mitologia Comparada

13h00 Entre sistemas e jogadores: o embate entre humano e máquina nos videogames - Ivan Mussa Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Ivan Mussa é professor do DEMID/UFPB e do PPGC/UFPB. É formado em Cinema e especializado em captação de som e edição de áudio para mídias audiovisuais. É um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Entretenimento e Sociedade (LENS/UFPB), e desenvolve pesquisa sobre as formas de trabalho e produção midiática que conformam a atual conjuntura da indústria de games.

13h00 Oficina TIRANDO SEU FILME DO PAPEL - Firmino Almeida Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

A oficina tem como objetivo mostrar e executar os passos essenciais durante a pré-produção de um filme e como utilizá-los durante a produção.

14h00 Vídeos virais - entenda como utilizar estruturas virais na produção de conteúdo - Kewinho Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Entenda como funcionam estruturas virais de conteúdo e como incorporar isso na sua produção. O ponto chave é construir narrativas que levem seu público a assistir o vídeo até o final e, principalmente, interagir com ele, garantindo assim sua disseminação para o maior número de pessoas possível.

14h00 Introdução ao foley e sua importância no sound design. - Lucas Brandão Workshop
Local: Estúdio - O Ciberespaço (2º andar)

Lucas Lima Brandão, DECK LIVRE
graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) com Pós Graduação ''Lato-Sensu'' Especialização em Técnicas de Áudio e Produção Fonográfica pelas Faculdades Integradas Barros Melo (2015) e Mestrado em Comunicação Computação e Artes na UFPB (2020).
Possui experiência na área de Música,Produção Fonográfica e Audiovisual atuando como Tecnólogo em Áudio digital no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba - (DEMID/ UFPB) e Coordenando o Projeto de Pesquisa e Extensão Probex-''Decklivre''. Atua principalmente nas áreas de Ensino e Pesquisa em Tecnologia de Áudio, Sistemas de Sonorização/Gravação de Áudio bem como produção Executiva e Técnica em eventos nacionais e internacionais.

15h00 Princípios basicos de web design - Matheus Beltrão Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

UX Designer há 7 anos. Formado em Mídias Digitais na UFPB e com especialização em negócios para startups na Tamwood College, Vancouver. Matheus hoje em dia trabalha para a OpenSC fazendo pesquisa para ajudar a Nespresso a trazer transparência da cadeia logística do café. Começou carreira na Elabora fazendo sites e até hoje eventualmente faz freela de design de sites e aplicativos.

15h00 As palavras do NDR-114: Criação de Bots para o Twitter - Paulo Henrique Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

Nessa oficina iremos criar uma versão para Twitter do robô Andrew, do filme O Homem Bicentenário. O nosso NBR-114 será feito com o software Cheap Bots Done Quick, sem programação.

15h00 O discernimento ao criar - Um olhar sobre a fotografia, styling e makehair no mercado de Moda Mesa-redonda
Local: Auditório - A máquina

Mesa;

Thayse Gomes - Fotógrafa

Renata Pinto - Maquiagem

Rebeca Dantas - Styling

Mediação: Thayná Gomes

A mesa redonda contará com a presença da fotógrafa Thayse Gomes - que em 2023 completa 15 anos de atuação - abordando a sua experiência na construção do olhar exercido na fotografia, conjunto as suas amigas e parceiras: a styling, Rebeca Dantas e make-hair, Renata Pinto, que junto à ela, abraçaram a produção na fotografia de moda. A mesa oportuniza estudantes e recém chegados ao mercado de trabalho paraibano, uma conversa sobre experiências desafiadoras durante a trajetória profissional em cada uma das áreas, com intuito de incentivar a importância ao construir a própria identidade na representação do seu "eu artístico" e como vem a refletir em atuação no mercado paraibano.

13h00 Gaminception: o Jogo de Criar Jogos Workshop
Local: P-L1 - A engrenagem (1º andar)

Esta oficina tem como objetivo apresentar, de forma lúdica, o processo de desenvolvimento de jogos de tabuleiro. Na forma de um jogo competitivo, as equipes concorrerão para criar o jogo que melhor incorpore as limitações impostas pelos desafios, coletando pontos. Vence a equipe que conseguir mais pontos.

13h00 Introdução aos games studies - Thiago falcão Palestra
Local: TS2 - o robô

nesta palestra, discuto como é possivel olhar para os video games a partir de um viés crítico, observando nuances de classe, raça e genero em seu ecossistema, compreendendo o campo como uma arena de disputas políticas, mais que um produto inerte da industria cultural

14h00 Perspectivas Sobre a Vida Acadêmica e o Mercado de Trabalho, em Mídias Digitais, no Exterior. Mesa-redonda
Local: Auditório - A Máquina

Mesa debatendo as experiência de ex alunos de midias digitais no mercado de comunicação no exterior.

14h00 Como começar no audiovisual - Bruno Raniere Palestra
Local: T-L1 - A fundação (Terreo)

Bacharel em Comunicação em Mídias Digitais desde 2020
05 anos de experiência (2018) no Audiovisual como Filmmaker/Videomaker produzindo conteúdo audiovisual para empresas etc.

14h00 Profissão product designer - Camila waz Palestra
Local: TL1 -

A profissão product designer está nos holofotes, mas o que faz um designer de produtos digitais? Entenda mais sobre a profissão, sua história, curiosidade e oportunidades nesse espaço num bate papo com a product designer Camila waz

15h00 Música e design: as facetas de fazer (p)arte - Mesa redonda com Rayan Rodrigues, Pedro Chico e Gabriel Reisenden Mesa-redonda
Local: TS2 - O Robô

Música e design: as facetas de fazer (p)arte

16h00 Real Time Content - Criando conteúdo verdadeiro e engajante no calor do momento - Carol figueiredo Premiação
Local: Auditório - A Máquina (Térreo)

Carol é, antes de tudo, apaixonada por criar. Por isso, fez desse amor sua profissão. Hoje é Redatora Pleno das redes sociais do YouTube Brasil pela ?i?ε the agency e também é Criadora de Conteúdo e Influenciadora nos seus perfis no Instagram, Twitter e TikTok, falando sobre estilo de vida, carreira, conversas sinceras e autoconhecimento de forma super leve.

Além de redatora, atua na publicidade como Roteirista, Estrategista e Produtora de Conteúdo. Já participou de projetos super legais e disruptivos, dentro do cenário nordestino e nacional. Tem um podcast onde fala sobre processos de amadurecimento chamado Diarinho, e um blog onde escreve sobre a mesma temática. Cursou Jornalismo na UFPB e atualmente é graduanda em Produção Publicitária no UNIESP.

Carregando área de inscrição

Local

Departamento de Mídias Digitais - UFPB, 58050-420, Rua Vereador João Freire, Castelo Branco, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

Bit.Week

A Bit.Week é um evento de tecnologia e comunicação que acontece no bloco do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, em João Pessoa/PB. O evento, que iniciou com os alunos do curso da graduação, hoje envolve a comunidade universitária e a população local, com um público estimado em mais de 2000 pessoas, participando dos debates, oficinas, palestras e atrações culturais.

Todos os anos dividmimos nossas ações em exios temáticos, relacionados com a formação e atuação dos nossos alunos e também por questões de interesses ou assuntos da cultura digital.