Uma das grandes missões de um evento acadêmico é disseminar o conhecimento e incentivar a produção científica, certo? Para que as ideias compartilhadas presencialmente não se percam, são produzidos os anais de eventos. Você sabe o que são e como publicá-los?
A publicação dos anais é feita em uma das etapas finais da submissão de trabalhos, mas sua construção se inicia nas primeiras etapas. Para que você entenda o que são e como publicar esse material corretamente, continue lendo!
O que são anais de eventos?
Anais de eventos, também conhecidos como proceedings, são uma coleção de todos os trabalhos, palestras, mesas-redondas e qualquer outro tipo de conhecimento produzido em um evento científico.
Os anais compilam também os nomes de todas as pessoas que contribuíram para a produção. São eles: autores, palestrantes, comissão científica, entre outros.
Apesar de poder agregar todo esse conhecimento, boa parte dos eventos científicos opta por registrar nos anais apenas os trabalhos aceitos para apresentação.
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Por que o anais de eventos são importantes?
É por meio da publicação dos anais que os assuntos discutidos no evento podem ser compartilhados com mais pesquisadores e com a sociedade. Eles ficam disponíveis e acessíveis para consulta.
Além disso, os anais permitem a publicação e divulgação de pesquisas e descobertas científicas, funcionando como meio de divulgação. Eles são também uma ferramenta essencial para pesquisadores e estudantes, já que a publicação correta dos anais garante aos autores dos artigos registro no Currículo Lattes.
Eventos acadêmicos que publicam anais estimulam ainda a produção científica dos participantes. Assim, eles saem da posição de ouvintes e vão à posição de colaboradores na construção do conhecimento.
Como publicar anais de eventos?
Agora que entendeu o que são os anais de eventos, vou te mostrar os modos disponíveis e corretos de publicação! Então vamos lá!
Online x impresso
A primeira decisão que você precisa tomar é se os anais do seu evento serão disponibilizados em plataforma online, impressa ou ambas.
Aqui vale ressaltar que a versão online tem sido uma das mais escolhidas. Isso porque facilita que os trabalhos publicados sejam encontrados, aumentando, assim, a divulgação do conhecimento científico. Sendo assim, a versão online dos anais tem baixo custo para publicação e ainda contribui com meio ambiente.
Você pode optar por um site próprio para fazer essa publicação ou utilizar plataformas de eventos especializadas em submissão de trabalhos.
ISSN e DOI
Para que os anais do evento tenham validade científica, eles precisam ter, pelo menos, o ISSN (International Standard Serial Number). Então, esse é o código utilizado para registro internacional de documentos periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos.
Já o DOI (Digital Object Identifier), Identificador de Objeto Digital, é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, que quando catalogados passam a ter um link permanente do documento digital publicado.
Ou seja, de forma resumida, o ISSN é o obrigatório e o DOI é opcional – mas acrescenta valor à publicação. Você pode entender mais sobre esses tipos de códigos lendo o nosso post sobre o assunto.
Resumo x trabalho completo
Você também precisa determinar se nos anais do evento serão publicados somente os resumos dos trabalhos ou os artigos completos. Nesse sentido, essa é uma decisão que fica sob responsabilidade da comissão científica e varia de evento para evento.
No entanto, a publicação do trabalho na íntegra disponibiliza à comunidade científica e à sociedade um conhecimento e fonte de pesquisa mais completa.
Ah, e você já pensou em como organizar um evento também é importante para a sua carreira acadêmica? Então, dá só uma olhada no vídeo abaixo e descubra o mundo de possibilidades que essa estratégia oferece!
Como você pode notar, os anais de eventos são fundamentais para disseminação de conhecimento e descobertas. Dessa forma, esperamos que você aproveite nossas dicas e as coloque em prática!
Quer saber mais sobre a submissão de trabalhos científicos? Preparamos esse material para te ajudar a identificar se vale a pena utilizar uma plataforma para facilitar esse processo. Confira!