Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Os melhores blogs acadêmicos para você acompanhar

blogs acadêmicos

O acesso ao conhecimento ficou mais fácil e as novas tecnologias são grandes aliadas para a produção e o compartilhamento de informações. Estudantes sempre possuem dúvidas que os professores não esclareceram, mas as fontes de pesquisa estão cada vez maiores! Há uma lista enorme de blogs acadêmicos que são ótimos aliados para antes, durante e depois da universidade.

Mas é preciso ter atenção! Com tanto material disponível na internet, é necessário checar as melhores fontes. E é por isso que nós selecionamos os melhores sites que você pode utilizar como referência para esclarecer dúvidas sobre projetos e pesquisas na faculdade, sobre o planejamento da sua vida acadêmica e profissional e também para despertar a sua criatividade.

E por que ter blogs acadêmicos específicos entre os favoritos?

Além da qualidade (que é mais importante que a quantidade, concorda?), uma base confiável vai ajudar a poupar tempo na hora de procurar algo na web, afinal você vai saber exatamente onde buscar e encontrar o que quer. E se manter fiel a uma plataforma é sinônimo de não perder um post e assim estar sempre por dentro das novidades.

Outra vantagem é que cada autor possui uma linguagem específica e quando você visita sempre a mesma página, fica mais fácil entender a estrutura das postagens. Então, sem mais demora, você já pode conferir a nossa lista. É só seguir com a leitura!  

Fast Format

blogs acadêmicos

Logo de cara é possível encontrar uma aba dedicada exclusivamente às normas da ABNT. E a gente sabe que para cada aspecto do seu trabalho vai haver uma regra diferente, muito além de citar livros e teóricos, mas também na questão de fonte, espaçamento, margem e tantas outras sutilezas! E como ninguém vai decorar todos os detalhes, é bom sempre ter fácil acesso a blogs acadêmicos para dar uma forcinha, concorda?

E em mais de 100 postagens você também pode aproveitar vários conselhos sobre a escrita de trabalhos e táticas para usar antes de começar a escrever seus textos, afinal a pré-produção é uma etapa importante quando se está na universidade. Para conferir melhor a primeira das nossas seis indicações, basta acessar o link aqui.

Canal do ensino

blogs acadêmicos

Algumas das respostas para as dúvidas e interesses mais recorrentes dos alunos de universidade ou mesmo do ensino médio podem ser encontrados nesta página. Os temas abordados começam desde o Enem, passando por bolsas de estudo, empregos, concursos e até livros e cursos grátis ou temas como se organizar financeiramente.

O site está no ar desde 2012, o que significa que você vai precisar bastante tempo se quiser explorar todo o material disponível. Como dissemos, há uma temática muito variada e muitos textos devem despertar a sua atenção. Portanto, é uma boa ideia começar agora mesmo.

Brasil acadêmico

blogs acadêmicos

Se você procura curiosidades para tornar o seu aprendizado mais leve e divertido, não deixe de acessar o site. Junto com temas mais sérios e dicas importantes, também há espaço para fatos curiosos e até engraçados entre as diversas áreas do conhecimento. No quesito novidade, este blog acadêmico é uma dica imperdível, pode confiar!

Outro ponto positivo é que há uma divisão clara para os diferentes públicos, assim, quem é de um curso de tecnologia, não precisa acessar a mesma área que alguém que se interessa pelas matérias de saúde ou de educação. Ah! E nesta última categoria, há bastante material sobre idiomas. Agora é só conferir!

Empreendedor acadêmico

blogs acadêmicos

Você não pode se preocupar apenas com as regras da ABNT. Às vezes é preciso sair um pouco da temática dos trabalhos da universidade e focar em outros assuntos, mas que no final irão ajudar a sua vida enquanto estudante. E este é um dos blogs acadêmicos que se preocupa com isso.

Aqui será possível ler publicações para refletir sobre suas ações e se conhecer um pouco melhor. Como os criadores da página destacam: será oferecido um coaching. Além disso, alguns relatos de viagem vão te inspirar a pensar um pouco fora da caixa. Para saber mais, é só clicar.

Blog da Doity

blogs acadêmicos

Além de desvendar os segredos para fazer trabalhos, você terá acesso a materiais ricos, como manuais, planilhas, checklists,  e vários posts com uma explicação detalhada sobre a estrutura mais ampla da vida acadêmica, com dicas, por exemplo, sobre as possibilidades de fazer parte de centros estudantis ou seguir carreira como professor; ou também da área científica, com detalhes sobre projetos de pesquisa e as mais variadas publicações.

E este é um dos blogs acadêmicos que vai te ajudar bastante na hora de sair da sala de aula e pensar em eventos, que são extremamente importante para os estudantes que querem se destacar na faculdade, já que além de ampliar o aprendizado, aumentam as possibilidades de um bom networking.

Os conselhos vão desde uma organização primária até estratégias de marketing para conseguir os melhores resultados e engajar um maior número de pessoas para movimentar o conhecimento, seja na área científica, ou para outros profissionais. Tudo está disponível aqui!

Ah! E para tornar a experiência do visitante ainda melhor, o blog é visualmente agradável, usual e os textos sempre têm ilustrações que complementam de forma dinâmica os textos, deixando tudo bem prático e leve, junto com uma linguagem mais descontraída para ajudar na compreensão, além de muitos deles apresentarem dicas bônus para o leitor. Vale dar uma conferida em todos os posts!

Pós-Graduando

blogs acadêmicos

Como o nome já sugere, será possível encontrar nesta página posts especialmente dedicados para quem passou da primeira fase da universidade, após um bacharelado ou uma licenciatura, mas quis seguir aprimorando as técnicas acadêmicas com alguma especialização.

Informações legais, como por exemplo direitos previdenciários para estudantes de pós-graduação, dicas para concursos e resolver dificuldades com nervosismo, ou mesmo caminhos possíveis para quem quer complementar a formação depois da faculdade com algum curso são alguns temas que aparecem por lá. Pode conferir!

Pronto! Agora é só salvar nossas dicas, por os blogs acadêmicos que mais se adequam às suas necessidades na área de favoritos do seu computador e acessar sempre que precisar de alguma ajuda ou também de um pouco de inspiração. Nós esperamos que você utilize bastante as informações fornecidas ao longo da universidade e durante sua vida profissional! E mais: por que não repassar para os colegas?!

Ah, tem  mais uma dica: para ficar por dentro também do mundo das publicações científicas, super importante que pode ser bastante útil na sua trilha pelo universo acadêmico, nós temos um post completo aqui! Boa leitura!

nv-author-image

Estéfane Padilha

Jornalista e colaboradora do Doity Team. Mora em Colônia, na Alemanha, onde estuda, trabalha e é voluntária no FC Köln, clube de futebol da cidade