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ChatGPT em eventos: turbine a organização com a ferramenta!

ChatGPT em eventos

Seja para conferências, feiras ou workshops, a utilização do ChatGPT em eventos pode tornar a organização mais eficiente e a experiência dos participantes mais satisfatória. Mas, você já ouviu falar sobre essa ferramenta ou faz ideia de que é possível implementá-la na organização do seu evento? 

Mesmo que você ainda não saiba do que estamos falando, uma coisa é certa: a tecnologia tem revolucionado a forma como os eventos são produzidos e seu uso já é cada vez mais comum. Então, se você não quer ficar para trás e deseja entender o que é e como utilizar o ChatGPT em eventos, continue a leitura. Você vai se surpreender!

ChatGPT em eventos

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, um modelo de linguagem natural, desenvolvido pela OpenAI. Ele funciona como um chatbot, um robô de conversação, mas só que um chatbot diferente dos tradicionais, pois utiliza uma tecnologia de processamento de linguagem natural mais avançada.

Isso quer dizer que ele foi projetado para ser capaz de compreender e produzir textos com níveis elevados de precisão e naturalidade, pois consegue entender a linguagem humana, incluindo gírias, jargões, expressões idiomáticas, tudo isso por meio de perguntas feitas à ferramentas que responde com informações úteis para os usuários.

ChatGPT em eventos

De forma geral, as possibilidades de uso do ChatGPT são muitas, como:

  • Incorporação em sistemas de atendimento ao cliente, para fornecer respostas precisas e personalizadas aos clientes;
  • Utilização em aplicações de pesquisa, onde é necessário processar grandes quantidades de dados de texto;
  • Tradução automática de textos,  graças à capacidade de processar grandes quantidades de dados de texto em várias línguas.

Mais à frente te apresentaremos dicas práticas de como fazer um bom uso do chat, mas o principal objetivo desse texto, e o que veremos a partir de agora, é a sua aplicação no universo da organização de eventos. Vamos lá?

ChatGPT em eventos

Use o ChatGPT em eventos para facilitar o planejamento 

O planejamento de um evento é uma tarefa desafiadora e, geralmente, demorada, mas o ChatGPT pode entrar em ação para otimizar e simplificar todo o processo, ajudando na construção de um evento bem-sucedido e em uma experiência positiva para os participantes!

Plano de ação e cronograma detalhado para o evento

Ao interagir com o ChatGPT, você pode fazer perguntas e obter informações e recomendações relevantes que vão ajudar a moldar o plano de ação e cronograma detalhado do seu evento. 

Se estiver procurando ideias para atrações de entretenimento ou atividades interativas, por exemplo, a ferramenta pode fornecer uma lista de opções com base em eventos semelhantes no passado ou tendências atuais. Como também pode ser útil se precisar de ajuda para selecionar um local ou definir uma agenda para o evento, pois o ChatGPT fornece sugestões específicas com base em fatores como localização, tamanho do público e objetivos do evento.

É importante frisar que todas as respostas obtidas precisam ser checadas e revisadas e quanto mais você refinar suas perguntas, melhores respostas irá receber. Dá só uma olhada no exemplo que a gente usou para conseguir uma sugestão de plano de ação e cronograma:

Textos para o seu evento 

Com a capacidade de compreender e processar grandes quantidades de informações em segundos, o ChatGPT em eventos pode ajudar também na criação de diferentes tipos de textos, como convites, anúncios, títulos, releases, e-mail marketing, entre outros.

Ao interagir com o chat, você deve fornecer informações sobre o evento, como objetivo, público-alvo, tema, localização e outras informações relevantes. O algoritmo, por sua vez, usa essas informações para gerar textos personalizados para diferentes propósitos.

Com isso, você pode otimizar os textos do site, criar títulos e descrições mais precisas e envolventes, que comuniquem com clareza o valor e o propósito do evento. Isso vai garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado por aqueles que procuram informações sobre o evento, economizando tempo e esforço ao criar conteúdo de alta qualidade e relevância para seu público.

E mesmo que o texto gerado pela ferramenta acabe não te agradando, ou não combine com seu evento, o ChatGPT pode contribuir com ideias para abrir a mente e o processo de criação. Na prática, é como se você usasse as respostas do chat para referências. Isso pode poupar muito seu tempo! 

Temas para o evento e suas áreas 

Mais um jeito de utilizar o ChatGPT para eventos, você também consegue ajuda na hora de conceber ideias criativas e inovadoras. Isso porque a plataforma auxilia a identificar tendências e melhores práticas no mercado de eventos.

Para isso, basta fazer as perguntas certas, fornecendo dados sobre o público-alvo e o objetivo do evento para obter sugestões personalizadas e relevantes que ajudem a elaborar o tema e as áreas de interesse para o evento. 

ChatGPT em eventos

Facilite a criação e execução das ações de marketing no seu evento 

O uso do ChatGPT em eventos no desenvolvimento das ações de marketing começa desde pesquisas para identificar tendências de mercado, mapear o perfil do público-alvo até fornecer sugestões criativas de estratégias de marketing, garantindo que a promoção do evento seja um sucesso e atraia a participação dos participantes. Veja algumas possibilidades:

Elaboração dos argumentos de venda 

Antes de pensar na criação de posts, promoção de anúncios e demais ações de divulgação, é indispensável definir os argumentos de venda do seu evento e, sim, o ChatGPT pode te ajudar também!

Se você inserir palavras-chave relacionadas ao evento, a ferramenta pode te ajudar a entender melhor as necessidades e desejos dos participantes em potencial. Com base nessas informações, é possível elaborar argumentos de vendas mais persuasivos e direcionados e que sejam capazes de atrair a atenção do público-alvo e convencê-lo a participar do evento. Dá uma olhada no exemplo abaixo:

ChatGPT em eventos

Criação de textos de divulgação para redes sociais e anúncios 

É possível aumentar as chances de sucesso das ações de marketing com o ChatGPT, pois ele pode sugerir uma série de temas de posts para as redes sociais, criar legendas com textos persuasivos, criar chamadas criativas e impactantes com base nas características que a ferramenta identificar nas informações que você passar para ela. 

Você também consegue monitorar as redes sociais e outras plataformas digitais analisando o engajamento do público-alvo antes e depois de criar e aplicar estratégias de marketing. Assim é possível fazer ajustes e melhorias nas ações em tempo real, maximizando os resultados do seu evento.

Elaboração de ideias para campanhas de marketing

O ChatGPT em eventos pode fornecer insights valiosos que vão te ajudar a criar campanhas de marketing mais eficazes. Para personalizar e direcionar a ferramenta, é indicado seguir alguns passos:

  • Tenha definido o seu público-alvo: é importante saber para quem você está direcionando a campanha, seus interesses e necessidades.
  • Escolha as palavras-chave: selecione as palavras-chave relacionadas ao seu evento e ao objetivo da campanha. Elas serão a base para a pesquisa do ChatGPT.
  • Utilize o ChatGPT: na plataforma, utilize as palavras-chave e as informações sobre o público-alvo para gerar ideias de campanhas. Você pode usar como base perguntas como “quais são as melhores práticas para promover um evento?” ou “quais são as estratégias de marketing mais eficazes para eventos desse tipo?” e refina-las de acordo com o seu evento e público.
  • Refine as ideias: a partir das sugestões do ChatGPT, é possível aprimorar e adaptá-las à sua campanha. Por exemplo, escolher a melhor abordagem, definir o tom de voz e personalizar o texto de acordo com o seu público.
  • Teste e ajuste: após elaborar as ideias, é importante testá-las e avaliar os resultados. Ajuste e refine a campanha de acordo com o feedback do seu público, buscando sempre melhorar a efetividade e a relevância da campanha.

Redação de e-mails marketing

Aproveite o ChatGPT em eventos e otimize seu tempo e o de sua equipe gerando os e-mails que serão enviados para os participantes, antes e depois do evento. Para isso, é ideal que você forneça exemplos de textos que tenham a linguagem e o tom de voz adequados ao seu público-alvo. Quanto mais exemplos você fornecer, mais o ChatGPT aprenderá a criar textos semelhantes.

Ah, é importante lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta automatizada e, por isso, pode gerar resultados imprecisos ou inadequados. Ou seja, é fundamental revisar manualmente os textos gerados pelo algoritmo antes de utilizá-los em campanhas de marketing ou comunicação.

Além disso, é indispensável conhecer e saber utilizar a estratégia de e-mail marketing para ter ótimos resultados como: maior engajamento durante do evento, visibilidade para a sua marca e garantia de público para as próximas edições. Por isso, baixe o nosso e-book gratuito, nele ensinamos a formular ótimos e-mails, focando em conteúdo e estratégia para lotar eventos!

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Use o ChatGPT em eventos para facilitar a atendimento

Outra área do seu evento onde o ChatGPT pode ser utilizado é no atendimento, pois ele pode ser personalizado para fornecer respostas precisas e relevantes a uma ampla variedade de perguntas e consultas, tornando-o uma escolha ideal para um chatbot de atendimento ao cliente. 

Com um chatbot de atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, os participantes do seu evento podem obter respostas instantâneas para suas perguntas e consultas, de forma personalizada, independentemente do horário ou da localização. Assim, além de não demandar tantas pessoas nessa área e reduzir a necessidade de suporte ao vivo, libera recursos em outras áreas do evento. 

Mas é importante ressaltar que para utilizar e personalizar o ChatGPT no atendimento do seu evento é necessário ter algum conhecimento ou suporte técnico, pois a implementação é feita utilizando a API do OpenAI à plataforma de chatbot que será usada no seu evento. Embora as ferramentas de desenvolvimento de chatbot possam tornar o processo de integração mais fácil, ainda é necessário ter alguma experiência em programação para fazer a integração.

Que tal usar o ChatGPT em eventos junto a uma plataforma de eventos?

Agora já pensou que facilidade seria trabalhar em parceria com o ChatGPT e uma plataforma de eventos? É que assim você teria ajuda para idealizar as etapas e construir o cronograma de ação, como também para executar cada tarefa. Parece um sonho, mas pode se tornar a sua realidade!

Com a Doity, por exemplo, você conta com uma plataforma 100% online, que integra ferramentas que auxiliam e automatizam todas as etapas de um evento, do pré ao pós. Você consegue criar seu evento, customizar o site, vender inscrições online, realizar o credenciamento de participantes, emitir certificados, enviar pesquisas de satisfação além de muitas outras ferramentas incríveis. Saiba mais no banner abaixo!

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Passo a passo para criar um conta e usar o ChatGPT em eventos

  1. Acesse o site do ChatGPT em https://beta.openai.com/signup/
  2. Crie uma conta utilizando o seu endereço de email e senha;
  3. Após criar a conta, você será direcionado para a página de configurações. Nessa página, você poderá configurar as preferências de idioma, gênero, tom de conversa e outros ajustes;
  4. Para iniciar uma conversa, basta digitar uma mensagem na barra de chat e pressionar enter. O ChatGPT irá analisar a sua mensagem e gerar uma resposta apropriada;
  5. Se você deseja conversar sobre um tópico específico, basta mencionar o assunto na sua mensagem. O ChatGPT irá tentar gerar uma resposta relevante para o tema abordado;
  6. O ChatGPT também oferece a opção de avaliar as respostas geradas pelo modelo, indicando se a resposta foi útil ou não. Essa avaliação ajuda o modelo a melhorar suas respostas no futuro;
  7. Se você deseja encerrar a conversa, basta digitar “adeus” ou “tchau” na barra de chat.

ChatGPT em evento: versão gratuita x versão paga 

O ChatGPT possui uma versão mais avançada, porém, paga, o ChatGPT Plus, disponível por US $20/mês, tendo principal diferença o tamanho e a complexidade do modelo. Enquanto o ChatGPT tem até 6 bilhões de parâmetros, o ChatGPT Plus é um modelo muito maior, com até 13 bilhões de parâmetros. 

ChatGPT em eventos

Isso significa que ele é capaz de processar e entender informações mais complexas e produzir respostas ainda mais precisas e sofisticadas. Algumas das principais diferenças entre os dois modelos incluem:

Respostas personalizadas e inclusivas

O ChatGPT Plus foi treinado em um conjunto de dados mais amplo e diversificado, que permite que ele gere respostas mais personalizadas e inclusivas. Por exemplo, o modelo pode reconhecer e responder adequadamente a perguntas e comentários sobre gênero, orientação sexual, religião e outras características pessoais.

Criação de conteúdo mais preciso

A versão Plus utiliza uma série de técnicas avançadas de processamento de linguagem natural, como aprendizado por reforço e transferência de conhecimento que permitem que ele gere respostas mais precisas e coerentes em uma variedade de contextos e situações.

Correção gramatical

Uma outra funcionalidade presente apenas na versão paga é a de correção gramatical, que permite que ele detecte e corrija erros de gramática e ortografia nas respostas geradas. Isso ajuda a garantir que as respostas geradas sejam mais precisas e profissionais.

ChatGPT em eventos

Dicas para o bom uso do ChatGPT

Sempre peça, ao final, para ele reescrever o texto completo sem repetir palavras, ou, se não tiver repetindo muitas, mas apenas uma, você pode dar o comando “Reescreva o texto inteiro sem repetir a palavra ‘x’ “; palavras ou termos repetidos podem deixar seu texto menos interessante e mais cansativo. 

Ah, e fique de olho, porque o Google também está desenvolvendo sua própria IA, e certamente desenvolverá mecanismos de identificar textos produzidos 100% por IAs, e daí a reação natural será ele começar a ranquear de uma forma pior os sites contendo textos copiados e colados. Por isso, como já falamos aqui, revise e edite os textos gerados pelo chat. O ideal é respeitar uma margem de uns 15% de toque pessoal seu, mesmo que 85% do texto seja, de fato, produzido pela IA.

E se mesmo depois de aprender como utilizar o ChatGPT em eventos, você ainda duvida das possibilidades que a ferramenta oferece para você e o seu evento, saiba que esse texto foi pensado, estruturado e gerado com a ajuda do algoritmo também – mas aqui tem muito que 15% de toque pessoal, tá?! Esse universo é fascinante!

Continue pesquisando e aprendendo sobre a implementação da tecnologia em eventos. Assim você agiliza todo o seu trabalho e torna a vida dos seus participantes muito mais fácil, sem esquecer que o componente humano dará o toque exclusivo do seu evento, afinal, as infinitas possibilidades da mente e coração humanos fazem toda diferença!. 

E nós temos um guia completo e gratuito que vai te ajudar e muito, baixe agora e aproveite!

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.