Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Como ler artigos científicos de um jeito descomplicado

Como ler artigos científicos

Uma das primeiras dificuldades que as pessoas encontram ao ingressar na universidade é aprender como ler artigos científicos. Não há como fugir dessa tarefa, pois a vida acadêmica exige atualização e aprofundamento dos conhecimentos e os artigos são os responsáveis pelas novidades nas diversas áreas do conhecimento.

A princípio pode aparentar ser algo complexo, mas não é. Para te ajudar a se familiarizar com esse tipo de conteúdo fizemos esse texto com ótimas dicas de como ler artigos científicos de um jeito descomplicado. Confira!

Escaneie o texto

O primeiro passo para aprender como ler artigos científicos de uma maneira simples é escanear o texto. Sabe aquela primeira olhada? Pronto, é isso. Não precisa tentar entender todos os detalhes do trabalho de uma só vez, faça apenas uma leitura rápida, sem muito aprofundamento.

Busque entender como o trabalho está estruturado, até para saber se realmente ele é o resultado de uma pesquisa coerente. Para isso, analise como o texto foi organizado, vendo se ele obedece os princípios básicos de um artigo científico. Isso porque, apesar de cada artigo ser diferente, todos eles seguem uma estrutura básica de apresentação da pesquisa, que é a seguinte:

como ler artigos científicos

Comece a leitura pelo resumo e a introdução. Essas duas seções irão te ajudar a entender do que o texto trata, qual a hipótese que será testada ou o problema a ser resolvido, isso é muito importante!

Depois de conseguir essa primeira informação você segue escaneando o texto sem aprofundar a leitura ainda. Não precisa fazer anotações, procure ir se familiarizando com os termos do texto.

 Ao final do escaneamento você deve saber qual o objetivo principal do artigo e os resultados por ele alcançados. Com essas informações você será capaz de saber se ele seguiu uma pesquisa séria e se atende às suas necessidades para aprofundar a leitura ou não.

Leia o texto (se for preciso, mais de uma vez)

Decidido que a leitura vai continuar chegou a hora de reler o texto. Esse é o momento de aprofundar a leitura, passar a fazer anotações e procurar entender cada etapa da pesquisa.

Um detalhe importante, a leitura de artigos científicos exigem um olhar crítico. Você não pode aceitar de pronto que todo aquele conteúdo é completamente certo – isso vai fazer toda a diferença no resultado final da sua leitura.

Por isso, analise os resultados apresentados, os gráficos e se eles são coerentes e correspondem às perguntas ou as hipóteses levantadas na introdução.

Durante a leitura destaque palavras e frases que você não conhece, pesquise nos dicionários. É importante que você se esforce ao máximo para tornar o conteúdo compreensível, nem que para isso você precise lê o mesmo parágrafo várias vezes.

Releia e revise

Nessa fase da leitura você já deve ter mais familiaridade com o texto, o que vai te ajudar a desenvolver suas próprias observações e conclusões. Esse é mais um momento de reflexão e de teste.

Analise se concorda com a conclusão a que chegaram os pesquisadores e se todas as suas dúvidas foram esclarecidas. Se possível, teste os experimentos ou hipóteses do autor, como também compare ao de outros autores, para ver sua viabilidade.

Revisão sistemática

Aprender a ler artigos científicos irá te ajudar muito no decorrer da sua vida acadêmica, você vai precisar no momento de fazer uma revisão sistemática ou de construir seus próprios trabalhos acadêmicos.

A revisão sistemática é o tipo estudo feito durante toda a vida acadêmica para reunir materiais semelhantes de vários autores. Ela será muito útil no momento em que for escrever artigos, dissertações, TCC, entre outros trabalhos.

#DicaDoity: Para facilitar ainda mais a compreensão de artigos científicos uma boa dica é escrever resumos ao final da leitura. Essa prática pode te ajudar bastante na sintetização e fixação do conteúdo do texto.

Ah, para te ajudar ainda mais na missão de aprender como ler artigos científicos, reunimos todas essas dicas valiosas no infográfico abaixo. Ele foi feito especialmente para ser compartilhado, impresso e utilizado das mais variadas formas. Aproveite!

como ler artigos científicos

E aí, ainda tem dúvida de como ler artigos científicos sem complicação? Esperamos que esse post tenha sido útil para você. Que tal agora começar a produzir seus próprios trabalhos acadêmicos? Conheça o nosso E-book de trabalhos científicos e mãos à obra!

Quer saber tudo para escrever trabalhos científicos?

Aprenda os principais aspectos que devem ser levados em consideração na produção de um artigo científico

Baixar e-book
nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens