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Como lucrar com eventos: estratégias e dicas

Será que existe mais de uma forma de lucrar com eventos? A resposta é sim! A organização de eventos é uma indústria em constante crescimento e que oferece muitas oportunidades para gerar receita. Seja você um organizador de eventos experiente ou um novato no ramo, o importante é ter uma estratégia clara para monetizar seus eventos. 

Neste artigo, discutiremos algumas maneiras eficazes de lucrar com eventos, desde a venda de ingressos até a busca de patrocínios e a criação de experiências únicas para os participantes!

Comece a lucrar com eventos com a venda de ingressos!

A maneira mais óbvia de lucrar com eventos é com da venda de ingressos. E para ter sucesso, é importante ter uma tática de preços competitiva e uma estratégia de promoção eficaz para alcançar o público-alvo. 

É importante também que o evento ofereça uma experiência única e atraente que justifique o preço do ingresso e crie demanda entre os potenciais compradores. Além disso, é importante ter em mente que existem custos associados à organização do evento, como aluguel de espaço, equipe de produção e divulgação, e esses custos devem ser levados em consideração ao definir o preço dos ingressos. 

Ou seja, é possível ganhar dinheiro vendendo ingressos para eventos, mas isso requer um planejamento cuidadoso, um preço justo e uma experiência de evento única e valiosa! 

E para cuidar de todas as inscrições e detalhes financeiros, saiba que não é preciso fazer tudo sozinho. Com uma plataforma de eventos com a Doity você consegue gerenciar todas as inscrições de forma online e centralizada, sem dores de cabeça. Saiba mais no banner abaixo!

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Cobre uma taxa apenas para a emissão dos certificados

A possibilidade de lucrar com eventos cobrando uma taxa apenas para a emissão dos certificados é uma prática comum e pode, sim, ser uma fonte de receita. Essa estratégia é ideal para ser utilizada em eventos acadêmicos, de capacitação, como cursos, palestras e workshops, em que os participantes recebem um certificado de conclusão.

Essa estratégia pode tornar o evento mais acessível e atrativo para o público. No entanto, é importante que essa taxa seja transparente e justa, e que os certificados sejam emitidos com base em critérios claros e objetivos, para evitar qualquer tipo de mal entendido ou insatisfação por parte dos participantes.

Busque patrocínio e parcerias

Outra forma mais convencional de lucrar com eventos é através dos patrocínios e parcerias, especialmente para aqueles que têm um grande público ou atraem um público-alvo específico. Empresas interessadas em se associar com eventos geralmente buscam oportunidades para aumentar sua visibilidade de marca, alcançar novos públicos e se associar a eventos alinhados aos seus valores e interesses.

Os patrocinadores podem contribuir financeiramente em troca de publicidade e exposição para sua marca e você pode oferecer diferentes níveis de patrocínio, dependendo do tamanho do evento e da visibilidade que a empresa pode receber.

Já as parcerias podem ser feitas com empresas que ofereçam produtos ou serviços complementares ao seu evento e que possam contribuir com uma melhor experiência e descontos para os participantes, por exemplo. 

Que tal oferecer a venda de patrocínio de sessões de networking? 

Você pode vender patrocínios de sessões de networking, onde empresas patrocinadoras terão a oportunidade de se relacionar com os participantes em um ambiente informal. Isso pode incluir patrocínio de coffee breaks ou happy hours. Os patrocinadores podem se beneficiar de oportunidades de networking exclusivas e visibilidade de marca adicional.

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Venda produtos e serviços exclusivos!

Ofereça produtos ou serviços exclusivos que só podem ser adquiridos durante o evento, criando um senso de urgência e exclusividade! Claro que eles precisam ser bem planejados e comercializados adequadamente. 

Além disso, é importante pesquisar e identificar quais produtos ou serviços podem ter um bom desempenho no evento, levando em consideração o público-alvo e o tema do evento. 

Venda de merchandising

Uma forma um pouco mais indireta de lucrar com eventos é investindo na criação de produtos personalizados. A venda de merchandising personalizado com a marca do evento pode, sim, gerar receita adicional e promover a marca do evento. 

Itens como camisetas, canecas, bonés, chaveiros e adesivos são populares entre os participantes e podem ser vendidos no local do evento ou através de lojas online. Ah, mas tome o cuidado de se certificar antes de criar designs atraentes que as pessoas queiram comprar, tá?

#DicaDoity: Se o seu evento incluir uma exposição, a venda de espaços pode ser uma fonte significativa de receita. Os organizadores podem definir preços justos e oferecer benefícios atraentes para os expositores, como visibilidade de marca e oportunidades de networking!

Ofereça experiências premium

Oferecer atividades e espaços com ares de exclusividade ou luxo, pode ser uma excelente maneira de lucrar com eventos, pois essas experiências são altamente valorizadas pelos participantes. Essas ideias podem incluir:

  • Acesso a áreas VIP;
  • Pacotes VIP com serviços exclusivos;
  • Acesso antecipado ao evento;
  • Assentos reservados;
  • Experiências gastronômicas;
  • Encontros com celebridades ou artistas;
  • Atividades exclusivas nos bastidores, entre outras. 

É importante identificar as atividades que têm potencial para atrair o público e oferecê-las a um preço justo que justifique o valor agregado. Além disso, é importante promover essas experiências premium para garantir que o público saiba sobre elas e esteja disposto a investir dinheiro nelas. 

Venda cursos, palestras e workshops para lucrar com eventos

Lembre-se que o sucesso financeiro do seu evento dependerá da qualidade da organização, promoção e experiência proporcionada aos participantes. Pensando nisso, uma ótima estratégia para lucrar com eventos é oferecer palestras, cursos ou workshops pagos dentro do evento, especialmente se o evento é voltado para um público específico interessado em aprender ou aprimorar habilidades. 

É importante oferecer temas relevantes e palestrantes experientes e renomados no assunto para atrair participantes. Além disso, é importante definir um preço adequado que justifique o valor agregado da palestra, curso ou workshop e preparar um espaço adequado para realização das atividades e investir em equipamentos de qualidade para garantir a melhor experiência para os participantes. 

Ou seja, é possível ganhar dinheiro com a venda de palestras, cursos e workshops em eventos, desde que sejam bem planejados, ofereçam algo valioso e relevante para o público, tenham um preço justo e sejam adequadamente promovidos.

Como deu para perceber, são muitas as possibilidades de lucrar com eventos! Ao implementar estratégias corretas você vai gerar receita para garantir que o evento seja lucrativo e oferece experiências únicas e valiosas para os participantes. 

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By Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.

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