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Como o marketing de eventos pode (e deve) ser utilizado

Marketing de eventos

Por Jordana Hedler, da Oblige

O marketing de eventos busca otimizar todas as ações de divulgação e vendas, sendo hoje um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso. Isso acontece por meio de uma série de estratégias, práticas e técnicas, que sempre visam atingir ao público-alvo.

Tudo começou com o crescimento das organizações e da competitividade, onde a necessidade por diferenciação se tornou uma busca constante dos empresários, o que resultou em técnicas de marketing cada vez mais evoluídas.

Nos anos entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, o marketing digital já era uma realidade. O cliente passou a ser o centro das atenções e toda a estratégia agora não era mais pensada no produto, mas sim, no consumidor.

Quer conhecer melhor o universo do marketing digital e do marketing de eventos e saber como eles podem te ajudar? Então continua a leitura!

O que é marketing digital?

Ele é o conjunto de estratégias executadas por pessoas e empresas, a fim de atrair novos negócios, estabelecer relacionamentos prósperos e conquistar clientes online. É basicamente uma evolução do marketing tradicional, mas que possui foco, estratégias e custos bastante diferentes.

No digital, o foco é o cliente. Tudo é feito pensando nele, na sua experiência e trajetória. Sem o cliente, nada acontece e as estratégias não surtem nenhum efeito sequer. As estratégias para alcançá-los são as mais variadas, já que o universo digital oferece infinitas possibilidades, que irão variar de acordo com a tática adotada.

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de segmentação do público-alvo, algo que não acontece nos meios tradicionais de marketing. Com isso, o custo se torna muito inferior às demais estratégias, promovendo um alcance muito maior, mas com um investimento menor. Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre o mercado de eventos.

O mercado de eventos no Brasil

O ramo de eventos é um dos que mais cresce no país. Segundo a revista Exame, em 2013 este mercado alcançou a marca histórica de movimentação de mais de 209 bilhões de reais. Desde então os números só cresceram e empresários do setor continuam otimistas mesmo com as dificuldades decorrentes da crise em todos os setores econômicos.

O Brasil conta com eventos de diferentes tipos durante todo o ano. São shows, congressos, feiras de negócios e festas que movimentam grandes quantidades de público e de dinheiro. Apesar disso, sabe-se que nem sempre os esforços em marketing de eventos são feitos de maneira adequada, não explorando todo o potencial que o evento teria a ser alcançado.

Dica: Se você ainda se sente perdido com a organização do seu evento, dá só uma olhada nessa planilha completa que vai te ajudar a acompanhar e organizar todas as etapas!

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Marketing de eventos: ações que podem te ajudar a vender mais!

Organizar um evento é tarefa que exige tempo e dedicação, principalmente por conta das inúmeras atividades que estão contidas neste processo. Entre elas, uma das que demanda de maior atenção é o marketing de eventos, que visa torná-lo disponível e conhecido ao público, despertando nele o interesse em estar presente. Devido ao tempo que isso pode demandar, é cada vez mais comum que as empresas terceirizem essa parte do processo.

Pesquisas como a Marketingprofs, feitas com profissionais de eventos, mostram que quase 70% deles estão dispostos a aumentar os seus investimentos em marketing nos próximos anos.

Se um evento não for bem planejado, ele ainda assim pode acontecer. No entanto, um evento com grandes falhas em marketing pode ser um total desastre de público e, claro, financeiro.

Dica: Não conseguir público suficiente para o evento é um receio que todos os organizadores sentem durante a organização. Mas, para ajudar a ter mais tranquilidade nessa parte, dá uma olhada nesse texto cheio de dicas para impulsionar a divulgação e vender mais inscrições!

Investir em formas de promover eventos de modo simples e eficaz é uma preocupação constante. Por outro lado, o marketing digital de mostra uma forma eficiente de aumentar significativamente o alcance de ações com um menor orçamento. Conheça as principais estratégias capazes de unir o melhor dos dois mundos!

Confira outras dicas incríveis no nosso vídeo!

Estratégias de marketing digital para eventos

Conforme já falamos acima, o marketing digital traz novos paradigmas, que tem como objetivo facilitar a aplicação de estratégias. Quando falamos em ambientes organizacionais, um dos maiores objetivos é sempre alcançar a eficácia, que nada mais é do que produzir mais e/ou melhor com menor custo, e o marketing digital para eventos proporciona isso.

Contratar uma agência de marketing para cuidar destes pormenores é sim uma boa estratégia, já que conta com o know-how de quem atua diariamente com isso. No entanto, muitas das táticas podem ser feitas sem uma grande expertise no assunto, visto a sua simplicidade, como é o caso das redes sociais.

Uma das formas mais eficientes de promover eventos nos meios digitais, atualmente, é criando uma página para o evento em redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo. Esse tipo de espaço é ideal para divulgar a data, local, palestrantes e quaisquer outros detalhes que julgar interessante. As pessoas podem, a partir disso, marcar outros amigos, criando uma grande onda de tráfego orgânico.

A criação de site específico para o(s) evento(s) é fundamental no processo de divulgação. Por meio dele o organizador consegue aumentar o alcance, seriedade e profissionalismo do evento, facilitando o compartilhamento orgânico entre usuários e interagindo de maneira próxima e pessoal com eles.

E não somente de informações pertinentes ao evento em si vive um site. É possível compartilhar várias outras informações, artigos, enquetes e outros temas relacionados, aumentando ainda mais o engajamento e autoridade.

Utilizar a internet como estratégia para a propulsão de negócios e ideias já é uma realidade no mercado de eventos. Fazê-lo de forma atrativa e profissional irá, certamente, alçar o evento a lugares antes inimagináveis, com um custo muito inferior quando comparado aos anúncios em jornais, revistas e televisão, por exemplo.

Como vimos, investir no marketing digital é uma das estratégias que mais surtem efeito quando o assunto é vender inscrições e lotar espaços. Por isso, procure se especializar no assunto e faça eventos cada vez mais incríveis!

Agora você já sabe como é importante cuidar da divulgação e marketing do seu evento.  Aproveite também para descobrir como aumentar as vendas e aproveitar todas as oportunidades de fazer dele um grande sucesso!

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.