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Patrocínio para evento: 5 dicas para conquistar os melhores

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Se você pretende fazer um evento de sucesso, boa estrutura e uma ótima programação são essenciais! No entanto, você deve saber que isso demanda um bom investimento. E é aí que surge a dúvida: Como conseguir grana para investir em tudo? A solução é ir em busca de patrocínio para evento.

Sim, com outras pessoas apoiando seu projeto, você conseguirá realizar o evento do jeitinho que idealizou. Só não pense que eles vão surgir do nada propondo patrocínio. É preciso saber como escolher e conquistar os parceiros ideais! Só que essa é uma tarefa que requer planejamento, confiança e outras dicas imperdíveis que você vai encontrar nesse post. Vale a pena ler! Ah, prefere conferir o conteúdo em formato de vídeo? É só dar play!

Patrocínio para eventos: como procurar os patrocinadores ideais

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. No País das Maravilhas, foi com essa frase que o Gato Cheshire ensinou à Alice, que se ela não soubesse para onde ir, não adiantaria caminhar sem rumo.

Assim acontece quando você sai em busca de patrocínio para seu evento.

Não adianta correr atrás de qualquer tipo de patrocínio, disposto a fechar com o primeiro que surgir. Antes disso, pare para analisar muito bem as possíveis empresas que podem se tornar parceiras do seu evento.

Nesse momento de análise, é importante pesquisar empresas que tenham ou sejam da mesma área de interesse que seu evento. Assim, a parceria será mútua e caminhará numa via de mão dupla, beneficiando tanto o seu evento quanto a empresa.

Para isso, é importante mostrar aos futuros patrocinadores como através do seu evento eles poderão fazer uma uma divulgação da empresa, reforçar a marca no mercado, aproximar a empresa do cliente e até, quem sabe, aumentar as vendas do produto ou serviço. Então, vamos entender como acertar nas escolhas?

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Saiba como abordar seus possíveis patrocinadores

Tão importante quanto saber escolher os patrocinadores ideais, é saber como chegar  até eles, de maneira a conquistar confiança, ter um ótimo diálogo e assim receber um retorno positivo.

Pra começar, antes de ir até a empresa, pare e pesquise sobre sua história, conheça o seu público-alvo, e também qual o seu posicionamento diante do mercado e do seu público. Com essa análise você terá melhores chances de conhecê-la e ter certeza se ela realmente se encaixa nos seus parâmetros.

Uma dica muito valiosa: Não seja agressivo no momento da abordagem! Agressivo no sentido de ser muito direto. Por isso, procure saber qual o setor responsável para fazer contato, mande um e-mail ou faça um telefonema para o setor e tente marcar um horário para apresentar seu projeto e propostas.

Ah, lembre-se, a palavra “patrocínio” também pode soar agressiva para as empresas, algumas podem desistir antes de ouvir qualquer proposta! Nesse caso, o mais indicado é utilizar termos que soem mais “leves”, como parceria, por exemplo.

O próximo passo é marcar uma reunião para apresentar uma proposta de parceria (olha aqui, já vai treinando!) entre vocês.

Faça uma boa apresentação da proposta de patrocínio para evento

Depois de passar pelas etapas acima, finalmente chegou o grande momento da apresentação do projeto do seu evento aos possíveis parceiros. Tendo em vista que os selecionados se encaixam perfeitamente nas suas necessidades e atendem bem aos seus requisitos, esse é o momento de arrasar!

Seu projeto precisa ser claro e objetivo ao apresentar o tema do seu evento, as características do seu público-alvo e os custos para fazê-lo acontecer. Além disso, se você vai precisar conseguir mais de um patrocinador, é recomendado elaborar um projeto específico para cada empresa, afinal, cada uma possui perfil e foco diferentes, além do tipo de patrocínio que também pode ser distinto.

Um ótima estratégia é inserir a empresa no projeto, para que eles possam visualizar e conseguir dimensionar como serão importantes durante sua execução. Invista em material gráfico, seja com os dados dos eventos já realizados ou com a visão do público que vocês pretendem atingir.

Passar segurança e firmeza ao falar também é essencial, além de saber o projeto de ponta a ponta, pois, certamente, a empresa apresentará dúvidas e você precisa estar preparado para resolvê-las de pronto.
Acima de tudo, seja realista! Não tente mostrar algo a mais, quando não há mais nada a ser oferecido. Trabalhe com metas e dados reais.

Defina cotas de patrocínio para evento

Outra dica muito valiosa é estabelecer cotas de patrocínio para seu evento. Isso porque, apesar de você precisar de um valor para cobrir as necessidades do seu evento, a empresa nem sempre vai querer ou poder suprir 100% das suas necessidades. Sendo assim, a saída para não levar um não “de cara” e ainda conseguir auxílio é levar opções de cotas com limites definidos.

As cotas servem, justamente, para oferecer outras opções às empresas. Então, antes de qualquer coisa você precisa se organizar e definir quanto pretende arrecadar com patrocínio, depois é só dividir o valor total em cotas, que podem ser nomeadas a depender do valor e das vantagens oferecidas.

Quando se trata de nomear cotas, o mais comum é usar nomes de metais e minerais, como ouro, prata, bronze, diamante etc. Mas, você é livre para usar a criatividade e pensar em nomes diferentes que, claro, se encaixem no estilo do seu evento e atraiam o patrocinador em vista.

Cultive um bom relacionamento

Saiba valorizar seu patrocinador, ou melhor, seu parceiro. É muito importante ter consciência de que esse é um trabalho em conjunto, por isso é muito importante firmar cada vez mais a parceria e buscar confiança entre ambos.

Um bom relacionamento parte desde a primeira reunião, até após o evento. Na hora de fechar o acordo de patrocínio, deixe claro como será a parceria e como cada um vai agir diante do acordo ou contrato. Cumpra à risca com os acordos e cobre, se necessário, da outra parte.

Se o seu acordo for de divulgação, tenha muito cuidado com o uso da marca do seu evento e do patrocinador, elas devem estar de acordo com o projeto, além de ter precaução também quando for divulgar marcas, pois duas marcas que são concorrentes, não podem ser divulgadas juntas, isso criaria um clima de competição durante o seu evento e ninguém espera que isso aconteça. Tenha sempre essa precaução, com intuito de preservar o seu evento e o patrocinador.

Busque entrar em contato para mostrar os resultados após o evento como também para receber o feedback da empresa. Mensurar é muito importante. É a forma mais eficaz de mostrar o resultado do trabalho, portanto, organize-se para isso. Se a execução do projeto foi positiva e a relação entre vocês foi boa, trazendo resultados positivos para ambos, busque continuar a parceria para projetos futuros.

Agora que já sabe o caminho de como conseguir patrocínio para evento, mãos à obras!

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Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens