I ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR

I ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR

Multiculturalidade: a valorização da diversidade cultural e os desafios das práticas educativas, comunicacionais e socioculturais no contexto global

Faça sua inscrição
De 5 a 6 de maio Todos os dias das 10h30 às 21h30

Sobre o Evento

A multiculturalidade é um conceito que vem sendo constantemente discutido e repensado nos últimos anos. Ela se refere à coexistência e convivência de diferentes culturas em uma mesma sociedade, com respeito e valorização das diferenças. No contexto global atual, a multiculturalidade é um tópico cada vez mais importante para se discutir, pois as sociedades estão se tornando cada vez mais diversas, sendo fundamental que haja uma educação que valorize essa diversidade cultural e prepare os indivíduos para conviverem nesta pluralidade, garantindo um caminho para um mundo melhor, mais justo e mais igualitário.

No entanto, para que a multiculturalidade seja efetiva, é preciso enfrentar os desafios educativos, comunicacionais e socioculturais que ainda existem. Para isso, é necessário que todos se engajem nessa luta, promovendo a igualdade, o respeito e a valorização da diversidade cultural.

Neste sentido, nos dias 05 e 06 de maio de 2023 nas instalações da Fraterna, em Guimarães, irá realizar-se o I ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR, trazendo como tema central a temática “Multiculturalidade: a valorização da diversidade cultural e os desafios das práticas educativas, comunicacionais e socioculturais no contexto global”.

Estarão presentes alguns representantes dos principais sistemas sociais e de apoio a imigração da Cidade de Guimarães, a saber: ACT (Autoridade das Condições do Trabalho), IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), CLAIM (Centro Local de Apoio ao Imigrante) e DGS (Direção-Geral da Saúde) para elucidar a comunidade brasileira que se encontram atualmente no Concelho de Guimarães sobre os seus serviços e atuação na comunidade. O objetivo é discutir o multiculturalismo nestas esferas, bem como fornecer um conjunto de informações relevantes e dúvidas recorrentes da comunidade migrante brasileira aos serviços prestados por cada entidade.

Sabendo que a formação de identidade cultural é fundamental para a promoção da multiculturalidade, trazemos também uma palestra sobre uma das maiores compositoras do Brasil, a Chiquinha Gonzaga. Essa ação vem no sentido de mostrar a riqueza cultural do Brasil e a sua diversidade cultural, colocando os participantes em contato com diferentes formas de expressão cultural.

Se por meio da educação e da convivência com outras culturas é que se promove a multiculturalidade, trazemos também nesse evento uma mesa redonda para promover a multiculturalidade nas práticas educativas, com a participação de diversos serviços educacionais da cidade. Sendo a multiculturalidade um desafio importante para educadores e instituições de ensino, será discutido sobre a importância de se desenvolver metodologias que valorizem a diversidade cultural e que estimulem o diálogo intercultural. Nessa sessão também será discutido o papel dos professores neste cenário, uma vez que se faz necessário que eles estejam preparados para lidar com situações de preconceito e discriminação, e que saibam como trabalhar essas questões em sala de aula, promovendo a reflexão crítica e o respeito às diferenças.

É importante que haja uma comunicação intercultural, que permita o diálogo entre diferentes culturas e que valorize as diferenças. Sendo assim, iremos trazer uma discussão sobre uma das principais ferramentas na promoção da multiculturalidade: a comunicação. Será apresentado como se comunicar neste universo global e plural no qual vivemos e como estar sempre atentos à representatividade e à diversidade cultural no discurso e no diálogo, evitando estereótipos e preconceitos. Também irá comentar como a mídia pode ser uma aliada nesse processo, ao promover a visibilidade de diferentes grupos e culturas.

Participem!

Programação

18h00 ABERTURA OFICIAL Abertura
Local: Auditório

Abertura Oficial

18h30 DESCOMPLICA! CONHEÇA, APRENDA E TIRE DÚVIDAS SOBRE OS SERVIÇOS PÚBLICOS E DE APOIO AO IMIGRANTE EM GUIMARÃES Painel
Local: Auditório

Sessão informativa sobre os serviços públicos e de apoio ao imigrante em Guimarães.
Participam:

  • Miguel Berbereia Costa, Diretor da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho
  • Graça Carvalho, Coordenadora Municipal do CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante
  • Maria Helena Chaves, Diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Delegação Regional do Norte, IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
  • Dr. Novais de Carvalho, ACeS Alto Ave - Agrupamentos de Centros de Saúde Guimarães, Vizela e Terras de Basto
20h00 - João Mauricio Galindo CHIQUINHA GONZAGA: “Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR” Palestra
CHIQUINHA GONZAGA: “Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR”
Local: Auditório

JOÃO MAURICIO GALINDO

João Mauricio Galindo está há 22 anos à frente da Brasil Jazz Sinfônica. Criada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 1989, a BJS tem como objetivo dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e internacional. Com A BJS o maestro Galindo realizou concertos memoráveis, muitas vezes tendo como solistas grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como Ute Lemper, D.D. Bridgewater, Jane Monheit, John Pizzarelli, Paquito de Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Lopez-Gavillan, Richard Galliano, Philipe Catherine, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, João Bosco, Danilo, Dori e Nana Caymmi, Toquinho, Daniela Mercury, Dominguinhos, entre muitos outros.

Galindo também foi regente de outras orquestras, como a Amazonas Filarmônica, a Sinfônica de São Bernardo do Campo. Como convidado, trabalhou com diversas orquestras brasileiras, e também no exterior, no Peru, Venezuela, Cuba, Portugal, Italia, Letônia, Lituânia, Sérvia e Turquia.

Durante toda sua carreira esteve também ligado a atividades pedagógicas. Foi por 21 anos diretor da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e por 6 anos diretor da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, uma das mais importantes escolas de música do Brasil.

É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista e Pós-Graduado a nível de Mestrado pela USP – Universidade de São Paulo. Seu trabalho de Pós – Graduação foi dedicado à metodologia de ensino de instrumentos de cordas com arco através de ensino coletivo. Trabalhando nesta área, atuou em diversos programas para iniciação musical e criação de orquestras jovens no Estado de São Paulo.

Criou e vem mantendo há 20 anos uma série de concertos didáticos para crianças chamado “O Aprendiz de Maestro”. Os espetáculos desta série mesclam música e teatro, tendo sempre uma orquestra no palco. É realizada numa as mais importantes salas de concerto brasileiras, a Sala São Paulo.

Há 17 anos apresenta dois programas de rádio na Rádio Cultura de São Paulo, o “Encontro com o Maestro”, e o “Pergunte ao Maestro”, em que responde a perguntas dos ouvintes. É autor de dois livros: “Música, pare para ouvir!” (Editora Melhoramentos, 2009), e “Beethoven, as muitas faces de um gênio.” (Editora Contexto, 2019). Em 2009 foi condecorado pelo Governo Francês como “Chevalier de L’Ordre des Arts et des Letres”.

III MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES

Exposição: ORIGINE, Fábio Perroni

Às19h45 - Hall
11h00 “VAMOS EMPREENDER?' INICIATIVAS, APOIOS E ESCLARECIMENTOS SOBRE EMPREENDEDORISMO EM GUIMARÃES Painel
Local: Auditório

Sessão informativa sobre iniciativas, apoios e esclarecimentos sobre empreendedorismo em Guimarães.
Participam:

  • Marta Mota Prego, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães
  • Helder Carmo, Consultor e investigador independente
14h00 NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO? INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES MULTICULTURAIS NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO Painel
Local: Auditório

Influência das Relações Multiculturais na Aprendizagem e no Ensino.
Participam:

  • Rosalina Pinheiro, Direção do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
  • Domingos Silva, Coordenador Pedagógico do Polo de Guimarães da Profitecla
  • Luis Amaral, Vice Reitor da Universidade do Minho
  • Renato Pacheco, Associação Nova Escola
15h30 - Izabela Drumond VAMOS DIALOGAR? COMUNICAÇÃO COM ALMA DO NEGÓCIO, DO TRABALHO E DA INTEGRAÇÃO SÓCIO-CULURAL Palestra
VAMOS DIALOGAR? COMUNICAÇÃO COM ALMA DO NEGÓCIO, DO TRABALHO E DA INTEGRAÇÃO SÓCIO-CULURAL
Local: Auditório

IZABELA DRUMOND

Izabela Drumond é jornalista, pós graduada em Comunicação Estratégica (ISCSP-UL) e em Imagens e Culturas Midiáticas (UFMG). Foi apresentadora no Grupo Bandeirantes, na Rede Brasil, na Rede Super e na PUC TV. Hoje, tem o programa Bela Pelo Mundo Portugal que passa dentro dos aviões da TAP e é coordenadora de Comunicação do Hotel Cascais Miragem, do grupo GJC. Vive em Lisboa há 6 anos e contribui como correspondente no Brasil, para a Revista Exclusive BH e para o Blog Não Aceito Corrupção do jornal Estadão. É mestranda no ISCSP.

Crédito da foto: Miguel Júdice

18h30 ENCERRAMENTO Encerramento
Local: Auditório

Encerramento

II FEIRINHA GASTRONÔMICA E CULTURAL DO BRASIL

II FEIRINHA GASTRONÔMICA E CULTURAL DO BRASIL

Às10h30 - Exterior

Local

FRATERNA - Centro De Comunicação E Solidariedade Social - 4810-430, R. de Vila Verde, Guimarães, Braga,
Ver no mapa

Organizador

Victor Barros