1. Apresentação
A dependência excessiva de determinados segmentos dos setores tradicionais pode tornar a economia vulnerável a oscilações, portanto a diversificação por meio de ações de infraestrutura e fomento à cadeia produtiva da borracha contribuirá para o fortalecimento da economia, reduzindo as desigualdades e apresentando melhorias nos métodos de escoamento até o desenvolvimento de novos produtos e aplicações para a borracha nativa.
A realização do I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha proporcionará um ambiente propício para a troca de conhecimentos e a identificação de oportunidades, possibilitando a capacitação de produtores locais, empresários e demais envolvidos na cadeia produtiva da borracha. A troca de conhecimentos entre especialistas e participantes contribuirá para o aprimoramento das práticas e a maximização dos resultados.
Diante desses argumentos, torna-se evidente a importância e a necessidade de promover o I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha no Estado do Amazonas, iniciativa não apenas para o fortalecimento da economia regional, mas também contribuirá para práticas sustentáveis, inovação e o desenvolvimento integral da região.
2. Objetivo geral
Reunir os diversos atores da cadeia produtiva da borracha desde os extrativistas seringueiros até os representantes da indústria, do governo, acadêmicos, pesquisadores e a sociedade civil – para discutir, em conjunto, estratégias para o desenvolvimento sustentável da produção de borracha no Amazonas.
2.1 – Objetivos Específicos
Fomentar conhecimento e conscientização;
Disseminar informações detalhadas sobre todos os estágios da cadeia produtiva da borracha;
Estimular práticas agrícolas e industriais sustentáveis, visando à conservação dos recursos naturais e à preservação da biodiversidade do Estado do Amazonas;
Integrar os diversos participantes da cadeia produtiva.
4. Público–alvo
Extrativistas Seringueiros
Empresários do Setor
Representantes do Governo
Pesquisadores e Acadêmicos
Sociedade Civil
Programação do I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha
HORÁRIO | PAINÉIS | INSTITUIÇÕES |
8h00 às 8h30 | Credenciamento |
|
8h30 às 9h00 | Abertura Autoridades |
|
9h00 às 10h00 | PAINEL 1 Tema Sepror: Fomento a Cadeia Produtiva da Borracha. Palestrante: Márcio Lima de Abreu.
Tema Idam: Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva da Borracha nos principais municípios produtores do estado do Amazonas. Palestrante: Luiz Rocha Maciel.
Tema Ads: Procedimentos para Adesão na Subvenção Estadual da Borracha. Palestrante: Maria Eliane Ramos F. de Souza. | SISTEMA SEPROR |
10h00 às 10h40 | PAINEL 2 Tema: Preferência Regional. Empresas: Michelin, Rubberon, Amazônia Pneus e Vert. | SETOR PRIVADO |
10h40 às 11h30 | PAINEL 3 Tema Embrapa: Adensamento da Cadeia Produtiva da Borracha no estado do Amazonas. Palestrante: Everton Rabelo Cordeiro.
Tema Sema: Unidades de Conservação: Produção, Preço da Borracha, Parcerias, Números de Seringueiros, Logística, Gargalos e Melhorias. Palestrante: Walben Júnior Ferreira e Gilberto Olavo de Oliveira. |
EMBRAPA
SEMA |
11h30 às 12h10 | PAINEL 4 Tema: Iniciativa da Revitalização da Cadeia da Borracha
| SOCIEDADE CIVIL |
12h10 às 12h40 | PAINEL 5 Tema Secti: Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Borracha: “o que existe e o que se almeja”. Palestrante: Giovanna Beatriz Farias Libânia.
Tema Sedec: Proposta da Política Pública “Mão de Obra Verde”. Palestrante: José Sandro da Mota Ribeiro. | SEDECTI |
12h40 | Encaminhamentos |
|
13h00 | Encerramento |
|
Credenciamento dos Participantes Credenciamento
Abertura com Autoridades Abertura
Painéis Painel
Encaminhamentos Roda de Conversa
Encerramento Encerramento
Tema Sepror: Fomento a Cadeia Produtiva da Borracha; Tema Idam: Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva da Borracha nos principais municípios produtores do estado do Amazonas; Tema Ads: Procedimentos para Adesão na Subvenção Estadual da Borracha. Palestra · Luiz Rocha Maciel, Maria Eliane Ramos F. de Souza, Márcio Lima de Abreu
Tema: Preferência Regional Palestra
Tema Embrapa: Adensamento da Cadeia Produtiva da Borracha no estado do Amazonas; Tema Sema: Unidades de Conservação: Produção, Preço da Borracha, Parcerias, Números de Seringueiros, Logística, Gargalos e Melhorias. Palestra · Everton Rabelo Cordeiro, Gilberto Olavo de Oliveira, Walben Júnior Ferreira
Tema: Iniciativa da Revitalização da Cadeia da Borracha Palestra
Tema Sedec: Proposta da Política Pública “Mão de Obra Verde”; Tema Secti: Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Borracha: “o que existe e o que se almeja”. Palestra · Sandro Amazonas, Giovanna Libânia
Horário do credenciamento: 8h00 às 8h30
Av. Rodrigo Otávio, 2394
Distrito Industrial I, Manaus - AM
69075-000
Av. Rodrigo Otávio, 2394
Distrito Industrial I, Manaus - AM
69075-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Gerente de Florestas da SEAPAF da Secretaria de Estado da Produção Rural - SEPROR.
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela UFAM e Especialização em Planejamento, Gestão e Licenciamento pela Faculdade Focus.
Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (DATEF/IDAM).
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA , MBA em Gerenciamento de Projetos; Pós-graduação em Gestão de Negócios com produtos amazônicos - UEA , Mestrado em Ciências Florestais e Ambiente pela UFAM, Especialista em Heveicultura. Extensionista Rural, possui experiência com Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal no Estado do Amazonas.
Gerente de Comercialização de Produtos Florestais do Departamento de Negócios Florestais na Agência de Desenvolvimento Sustentável - ADS
Graduada em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Mestrado em Ciências de Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Foi Chefe da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos do Departamento de Arborização, Paisagismo e Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente -SEMMAS e Diretora da Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU; Professora Substituta na Universidade Federal do Amazonas.
Pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Amazônia Ocidental.
Possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará, tem experiência em melhoramento genético e fitotecnia de culturas perenes, onde destacam-se a seringueira, caju e acerola.
Gestor da Reserva Extrativista do Rio Gregório.
Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especializanda em Economia da Inovação (UEA). Atualmente é Facilitadora do Programa Ela Empodera +Amazônia (Softex), atuando de forma independente em parcerias de Consultorias Econômicas.
Chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI
Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UFAM; Pós-Graduação em Planejamento e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na área da Indústria.
Gestor da Reserva de Desenvolvimentos Sustentável de Uacari no Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (DEMUC/SEMA).