Informações

1. Apresentação

A dependência excessiva de determinados segmentos dos setores tradicionais pode tornar a economia vulnerável a oscilações, portanto a diversificação por meio de ações de infraestrutura e fomento à cadeia produtiva da borracha contribuirá para o fortalecimento da economia, reduzindo as desigualdades e apresentando melhorias nos métodos de escoamento até o desenvolvimento de novos produtos e aplicações para a borracha nativa.

A realização do I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha proporcionará um ambiente propício para a troca de conhecimentos e a identificação de oportunidades, possibilitando a capacitação de produtores locais, empresários e demais envolvidos na cadeia produtiva da borracha. A troca de conhecimentos entre especialistas e participantes contribuirá para o aprimoramento das práticas e a maximização dos resultados.

Diante desses argumentos, torna-se evidente a importância e a necessidade de promover o I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha no Estado do Amazonas, iniciativa não apenas para o fortalecimento da economia regional, mas também contribuirá para práticas sustentáveis, inovação e o desenvolvimento integral da região.

2. Objetivo geral

Reunir os diversos atores da cadeia produtiva da borracha desde os extrativistas seringueiros até os representantes da indústria, do governo, acadêmicos, pesquisadores e a sociedade civil – para discutir, em conjunto, estratégias para o desenvolvimento sustentável da produção de borracha no Amazonas.

2.1 – Objetivos Específicos

Fomentar conhecimento e conscientização;

Disseminar informações detalhadas sobre todos os estágios da cadeia produtiva da borracha;

Estimular práticas agrícolas e industriais sustentáveis, visando à conservação dos recursos naturais e à preservação da biodiversidade do Estado do Amazonas;

Integrar os diversos participantes da cadeia produtiva.

4. Público–alvo

Extrativistas Seringueiros

Empresários do Setor

Representantes do Governo

Pesquisadores e Acadêmicos

Sociedade Civil

Programação do I Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha

HORÁRIO

PAINÉIS

INSTITUIÇÕES

8h00 às 8h30

Credenciamento

8h30 às 9h00

Abertura Autoridades

9h00 às 10h00

PAINEL 1

Tema Sepror: Fomento a Cadeia Produtiva da Borracha.

Palestrante: Márcio Lima de Abreu.

Tema Idam: Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva da Borracha nos principais municípios produtores do estado do Amazonas.

Palestrante: Luiz Rocha Maciel.

Tema Ads: Procedimentos para Adesão na Subvenção Estadual da Borracha.

Palestrante: Maria Eliane Ramos F. de Souza.

SISTEMA SEPROR

10h00 às 10h40

PAINEL 2

Tema: Preferência Regional.

Empresas:

Michelin, Rubberon, Amazônia Pneus e Vert.

SETOR PRIVADO

10h40 às 11h30

PAINEL 3

Tema Embrapa: Adensamento da Cadeia Produtiva da Borracha no estado do Amazonas.

Palestrante: Everton Rabelo Cordeiro.

Tema Sema: Unidades de Conservação: Produção, Preço da Borracha, Parcerias, Números de Seringueiros, Logística, Gargalos e Melhorias.

Palestrante: Walben Júnior Ferreira e Gilberto Olavo de Oliveira.

EMBRAPA

SEMA

11h30 às 12h10

PAINEL 4

Tema: Iniciativa da Revitalização da Cadeia da Borracha

SOCIEDADE CIVIL

12h10 às 12h40

PAINEL 5

Tema Secti: Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Borracha: “o que existe e o que se almeja”.

Palestrante: Giovanna Beatriz Farias Libânia.

Tema Sedec: Proposta da Política Pública “Mão de Obra Verde”.

Palestrante: José Sandro da Mota Ribeiro.

SEDECTI

12h40

Encaminhamentos

13h00

Encerramento

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Márcio Lima de Abreu

Saiba mais

Luiz Rocha Maciel

Saiba mais

Maria Eliane Ramos F. de Souza

Saiba mais

Everton Rabelo Cordeiro

Saiba mais

Walben Júnior Ferreira

Saiba mais

Giovanna Libânia

Saiba mais

Sandro Amazonas

Saiba mais

Gilberto Olavo de Oliveira

Programação:

Credenciamento dos Participantes Credenciamento

Abertura com Autoridades Abertura

Painéis Painel

Encaminhamentos Roda de Conversa

Encerramento Encerramento

Tema Sepror: Fomento a Cadeia Produtiva da Borracha; Tema Idam: Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva da Borracha nos principais municípios produtores do estado do Amazonas; Tema Ads: Procedimentos para Adesão na Subvenção Estadual da Borracha. Palestra · Luiz Rocha Maciel, Maria Eliane Ramos F. de Souza, Márcio Lima de Abreu

Tema: Preferência Regional Palestra

Tema Embrapa: Adensamento da Cadeia Produtiva da Borracha no estado do Amazonas; Tema Sema: Unidades de Conservação: Produção, Preço da Borracha, Parcerias, Números de Seringueiros, Logística, Gargalos e Melhorias. Palestra · Everton Rabelo Cordeiro, Gilberto Olavo de Oliveira, Walben Júnior Ferreira

Tema: Iniciativa da Revitalização da Cadeia da Borracha Palestra

Tema Sedec: Proposta da Política Pública “Mão de Obra Verde”; Tema Secti: Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Borracha: “o que existe e o que se almeja”. Palestra · Sandro Amazonas, Giovanna Libânia

Credenciamento

Horário do credenciamento: 8h00 às 8h30

Departamento Regional do SENAI Amazonas

Av. Rodrigo Otávio, 2394

Distrito Industrial I, Manaus - AM

69075-000

Departamento Regional do SENAI Amazonas

Ver no mapa

Av. Rodrigo Otávio, 2394

Distrito Industrial I, Manaus - AM

69075-000

SEDECTI - Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Márcio Lima de Abreu

SEPROR


Gerente de Florestas da SEAPAF da Secretaria de Estado da Produção Rural - SEPROR.

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela UFAM e Especialização em Planejamento, Gestão e Licenciamento pela Faculdade Focus.

Luiz Rocha Maciel

IDAM


Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (DATEF/IDAM).

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA , MBA em Gerenciamento de Projetos; Pós-graduação em Gestão de Negócios com produtos amazônicos - UEA , Mestrado em Ciências Florestais e Ambiente pela UFAM, Especialista em Heveicultura. Extensionista Rural, possui experiência com Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal no Estado do Amazonas.

Maria Eliane Ramos F. de Souza

ADS


Gerente de Comercialização de Produtos Florestais do Departamento de Negócios Florestais na Agência de Desenvolvimento Sustentável - ADS

Graduada em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Mestrado em Ciências de Florestais Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Foi Chefe da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos do Departamento de Arborização, Paisagismo e Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente -SEMMAS e Diretora da Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU; Professora Substituta na Universidade Federal do Amazonas.

Everton Rabelo Cordeiro

EMBRAPA


Pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Amazônia Ocidental.

Possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará, tem experiência em melhoramento genético e fitotecnia de culturas perenes, onde destacam-se a seringueira, caju e acerola. 

Walben Júnior Ferreira

SEMA


Gestor da Reserva Extrativista do Rio Gregório.

Giovanna Libânia

SECTI


Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especializanda em Economia da Inovação (UEA). Atualmente é Facilitadora do Programa Ela Empodera +Amazônia (Softex), atuando de forma independente em parcerias de Consultorias Econômicas.

Sandro Amazonas

SEDEC


Chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI 

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UFAM; Pós-Graduação em Planejamento e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na área da Indústria. 

Gilberto Olavo de Oliveira

SEMA


Gestor da Reserva de Desenvolvimentos Sustentável de Uacari no Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (DEMUC/SEMA).